Tema: “A Pesquisa em Gestalt-Terapia”

De 27 à 29 de Outubro de 2017

 Programação completa:

* Mini- currículo dos Convidados Internacionais:

 

Antônio Martínez Ribes, psicólogo, Gestalt Psicoterapeuta. Diretor do Centro de Psicoterapia Santiago Gestalt e Mestrado em Ciências em Teoria e Prática da Gestalt (Mestre criado pela Universidade Maiora em colaboração com o Centro de Psicoterapia Gestalt de Santiago). Ele nasceu em Lleida (Espanha) e estudou Gestalt Psychology em Barcelona. Era um dos fundadores do “Instituto Gestalt em Barcelona”. Em 1981 ele foi morar no sul Chile e trabalhou no Centro Anchimalen do Dr. Adriana Schnake. Começando em 1995 com sua esposa (Marina Varas Schnake, Psychoteraupeuta Gestalt) uma Escola de Psicoterapia Gestalt em Santiago do Chile. Este Centro busca integração entre o “East Gestalt” e “Gestalt of the West” colocando muita ênfase na visão existencial da Psicoterapia Gestalt. Atualmente, o Centro de Psicoterapia Santiago Gestalt possui um mestrado em Colaboração com a Universidade Maiora, e está desenvolvendo um programa de pesquisa em Gestalt Psychotherapy, que coordena um projeto de pesquisa internacional sobre eficácia Psicoterapia Gestalt. Entre os tópicos que Antonio Martínez Ribes está lidando e o que ele está fazendo desenvolvendo em seu trabalho como professor e pesquisador, há empregos com polaridades em Psicoterapia e a aplicação do método fenomenológico em Psicoterapia.

Erving Polster é Ph.D. Case Western Reserve University (1950) – USA. É diretor do Gestalt Training Center – San Diego, EUA, e professor do departamento de psiquiatria da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia – San Diego. Em San Diego Erving e Miriam Polster fundaram o Gestalt Training Center-San Diego onde por 25 anos o casal ensinou a gestalt-terapia. Até hoje muitas pessoas vão de vários lugares do mundo até San Diego para trabalhar com ele em seus programas de treinamentos.

Paolo Quattrini é Psicoterapeuta, psicólogo, supervisor, professor reconhecido pela Federação Italiana de Escolas e Institutos da Gestalt (FISIG) e da Federação Italiana de Gestalt-oriented fenomenológico-existencial (Feig). Supervisor de psicoterapeutas em uma variedade de centros e serviços. Formação de professores em Gestalt-terapia na Itália, Espanha, Polónia, Brasil, México e Tailândia. Atualmente, dirige o Instituto Gestalt IGF Florença. Artigos: “Manual de psicoterapia para uso pelo paciente” e “Fenomenologia da experiência.” Livros: “Per una psicoterapia fenomenológico-esistenziale” e “Fenomenologia dell`esperienza”.

Philip Brownell é um Gestalt terapeuta, escritor, editor e pesquisador. Atualmente trabalha como o único psicólogo para uma Casa Médica Centrada no Paciente, uma organização integrada de saúde que atende várias comunidades no sul de Idaho, EUA. É o investigador principal de um projeto de pesquisa internacional financiado através da Fundação John Templeton que explorará processos espiritualmente integrados na terapia de gestalt. Também é o autor de vários livros e o editor ou co-editor de vários outros e um apresentador de conferência frequente. Seu livro mais recente é intitulado Gestalt Psychotherapy and Coaching for Relationships (Routledge), mas também escreveu Gestalt Therapy: Um Guia de Prática Contemporânea e Competência Espiritual em Psicoterapia (ambos pela Springer Publishing). É editor do Manual de Teoria, Pesquisa e Prática em Gestalt Therapy.

Mini- currículo dos Convidados Nacionais

 

Afonso Henrique Lisboa da Fonseca é Psicólogo, Psicoterapeuta e facilitador de grupos. Foi aluno de Carl Rogers no Center of Studies of the Person, de La Jolla, Califórnia, em 1979. Atualmente, é professor em Programas de Formação em Psicologia e Psicoterapia Fenomenológico-Existencial, em especial Abordagem Centrada na Pessoa e Gestalterapia, no Brasil. É Autor de inúmeros artigos e livros de Psicologia e Psicoterapia Fenomenológico-Existencial, publicados em revistas brasileiras e de outros países, entre os quais se destaca a sua participação, juntamente com Carl R. Rogers, John K. Wood e Maureen M. O’Hara, na obra: Em Busca de Vida. Da Terapia Centrada no Cliente à Abordagem Centrada na Pessoa, de 1983″.  Escola Experimental de Psicologia e Psicoterapia Fenomenológico Existencial. Gestalt Terapia. Abordagem Rogeriana. Autor de vários livros na Área da Psicologia Humanista.

Alexandre Trzan Avila doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Psicólogo pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Professor da graduação em Psicologia da Universidade Estácio de Sá (UNESA) e da Universidade Santa Úrsula (USU), nesta atua como supervisor no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) no referencial da Psicologia Existencial-Humanista. Professor da Especialização em Saúde Mental da UNESA. Psicoterapeuta com formação na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) pelo Centro de Psicologia da Pessoa (CPP) e em formação na Especialização em Psicoterapia Fenomenológico-Existencial pelo Instituto Fenomenológico Existencial do Rio de Janeiro (IFEN). Conselheiro Efetivo da XIII e XIV Plenária do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), gestões 2010-2013 e 2013-2016. Conselheiro da Comissão Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro (CEDDH/RJ), gestão 2014-2015. Ex-Conselheiro da Regional Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso), gestão 2012-2013. Atuou como pesquisador no Programa de Estudos e Pesquisas em História da Psicologia da UERJ (CLIO-PSYCHÉ), de 2011-2013 e Pesquisador no Laboratório de Psicologia Existencial-Fenomenológica da UERJ (2016 à presente data). Participou do programa de iniciação científica da UVA (PIC-UVA) em parceria com Claves/Fiocruz, Instituto Fernandes Figueira (IFF) e Funlar de 2006-2007. Palestrante em temas referentes a história da formação profissional em psicologia, Psicologia Existencial-Humanista e temas políticos referentes a profissão de psicólogo

Arthur Arruda Leal Ferreira possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Realizou pós-doutorado na UNED (Madrid) em 2010 sobre História da Psicologia e na Universidad Janveriana (Bogotá) em 2014 sobre Produção de Subjetividade e é professor associado IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro, participando dos programas de Pós-Graduação em Psicologia (UFRJ), Psicologia (UFF) e em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em História, Estudos CTS, atuando principalmente nos seguintes temas: história da psicologia, epistemologia da psicologia, produção de subjetividade, filosofia da psicologia e pragmatismo. Desde 2009 possui bolsa de produtividade junto ao CNPq e a a partir de 2015 é Cientista do Nosso Estado. Foi apoiado pela CAPES em seus dois pós-doutorados.

Beatriz Sancovschi é professora Adjunta do Departamento de Psicologia Geral e Experimental do Instituto de Psicologia da UFRJ. Psicóloga pela UFRJ com mestrado e doutorado em Psicologia pela Pós Graduação em Psicologia da UFRJ. Tem experiência nas áreas de Psicologia Cognitiva, Psicologia e Educação e História da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição, produção de subjetividade, aprendizagem e educação. Integrante do núcleo de pesquisa Cognição e coletivos (NUCC) e colaboradora do Núcleo ABRAPSO-Rio de Janeiro (psicologia e educação).

Guilherme de Carvalho é Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Psicólogo (Graduação – UERJ), Gestalt-terapeuta (ENCONTRO – Nucleo de Treinamento e Estudos em Gestalt-Terapia), psicólogo hospitalar com atuação na Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (2001-2013). Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense – PUCG). Tem experiência na área de Gestalt Terapia e Psicologia Hospitalar, inclusive como supervisor de estágio. Possui interesse acadêmico na área de Psicologia materno-infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: maternidade, gênero, redes de apoio social, promoção de saúde e saúde pública. Parecerista de cursos superiores do Guia do Estudante (GE) e Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar.

Marcus Cézar de Borba Belmino é Psicólogo, Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Doutor em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Formado em Gestalt-terapia pelo Instituto Gestalt do Ceará. Professor do curso de Psicologia do Centro Universitário Leão Sampaio (UNILEÃO). Co-fundador da Diálogos – Centro de Desenvolvimento de Pessoas e Psicologia Clínica. Conselheiro do CRP-11. Tem experiência como psicoterapeuta com atuação na clínica particular em atendimento individual (adultos e adolescente), de casal e grupos. Também tem experiência como supervisor de psicologia clínica. Professor convidado de formações e especializações em Gestalt-terapia em vários Institutos pelo Brasil. Atualmente dedica suas pesquisas à Gestalt-terapia e sua interface com a clínica, a política e a educação.

Márcia  Estarque Pinheiro possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991). Psicóloga Clínica desde 1992. Gestalt-Terapeuta – Vita Clínica de Psicoterapia / Teresinha Mello da Silveira (1993). Especialista em Psicologia Clínica – CFP (2002). Especialista em Terapia Familiar – IPUB – UFRJ – (1994). Atualmente é coordenadora pedagógica no IGT-Instituto de Gestalt-Terapia e Atendimento Familiar. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia clínica. Supervisora clínica desde 2002. Professora, pesquisadora e orientadora no IGT desde 2002 com áreas de interesse: Gestalt-terapia; psicologia clínica; clínica social; formação e especialização de psicólogos; trabalho com grupos; psicoterapia de grupos; Psicoterapia de Casais e Família, história da Gestalt-terapia no Brasil; inserção de psicólogos no mercado de trabalho.

Pierre Ferraz e Silva é Psicólogo Clínico, Gestalt-Terapeuta, Terapeuta de Casal e Família, Psicosomaticista e NeuroPsicólogo. Graduado em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ) em 1997. Especialista em Gestalt-Terapia pelo Encontro-Núcleo de Estudos e Treinamento em Gestalt-Terapia. Especialista em terapia de casal e família pelo Fluircom – Espaço de Estudo e Terapia em Gestalt. Especialista em Neuropsicologia pelo Instituto Brasiliense de Neuropsicologia (IBNeuro). Especialista em Psicologia Médica e Psicossomática pela UNESA. Vivência dos doze passos-Treinamento para intervenção com dependência química no Centro para tratamento de Dependência Química Vila Serena. Graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela Sociedade Educacional Professor Nuno Lisboa.

Sandra Salomão Carvalho é Psicóloga pela UFRJ. Mestre em Psicologia Social pela UGF, professora e supervisora de estágio da Pontífica Universidade Católica do rio d Janeiro, Gestalt-Terapeuta pelo Training Center of San Diego – EUA, professora convidada do Instituto de Firenze – Itália, especialista em Terapia Familiar Sitêmica pelo Núcelo de Pesquisas – RJ. Terapeuta de Família e Casal com especialização em Terapia de Casal e Sistemas Íntimos com Joseph Zinker. Diretora técnica do Centro de Gestalt-Terapia Sandra Salomão, coordenadora de Cursos de Formação em Gestalt-Terapia desde 1987 e do Curso de Especilaização em Família – Modelo Sistêmico-Gestáltico de Intervenção Relacional, Supervisora do serviço de Atendimento comunitário, coordenadora de Workshops e cursos livres.

Comissão Organizadora:

  • Ana Carolina Fonseca Bianchi
  • Camilla Goffy
  • Deise Cerqueira Otaviano Ribeiro
  • Jacqueline de Negreiros Goulart
  • Marcelo Pinheiro da Silva
  • Márcia Estarque Pinheiro
  • Marisa de Sá Ebrenz
  • Petrônio de Macedo Azevedo
  • Suellen Cristina Araújo

Local do evento: Centro de Convenções Premier Center – (Rua Haddock Lobo 369 – Tijuca – Rio de Janeiro – RJ)

Sobre as submissões de trabalho:

Prazo de Submissão de trabalhos prorrogado até o dia: 31/08/2017

Para submeter uma proposta, faça primeiro sua inscrição no evento e leia as instruções no portal de submissão de trabalho. Todos os proponentes e apresentadores deverão estar com inscrição realizada para o Congresso. As propostas de trabalho devem ser inscritas exclusivamente em formulário específico disponível no site do Congresso. Inscrições por e-mail, fax ou correio não serão aceitas.

A aceitação da proposta estará condicionada a avaliação pelo corpo de consultores  do Congresso. Para cada proposta deverá ser submetido um resumo (conforme orientações no fim dessa seção) em sua forma final,  após ter sido cuidadosamente revisada (nome dos proponentes, título dos trabalhos, dados institucionais, dados de contato). A Comissão Científica poderá alterar a modalidade de apresentação escolhida pelo(s) autor(res), comunicando previamente ao proponente.

Serão aceitos trabalhos escritos de acordo com os eixos propostos pelo Congresso na forma de Temas livres, Pôsteres, Mesas Redondas, Workshops, Mini-cursos, Fóruns Interativos, Hora do Autor, Grupos de Processo e Apresentações Artísticas.

Tema central do evento: A Pesquisa em Gestalt-Terapia

Eixos:

– Discussões sobre a metodologia de pesquisa dentro de uma perspectiva gestáltica;

–  Relatos de experiência de pesquisas em andamento ou já concluídas: foco no processo de construção do trabalho;

– Facilidades e dificuldades para o desenvolvimento de pesquisas em Gestalt-Terapia;

– A prática clínica do Gestalt- Terapeuta como processo de pesquisa.

Obs.: A fim de minimizar conflitos de horário e encorajar a ampla participação no Congresso, assegura-se a cada proponente a submissão de até 4 (três) trabalhos na condição de principal proponente.

Submissões de trabalho, aqui.

ATIVIDADES

TL – Temas Livres(Comunicação Oral).

Os Temas Livres poderão versar sobre o tema do congresso ou sobre outras áreas de interesse para a audiência do evento.Os temas livres serão em número limitado, conforme a disponibilidade de salas. Tendo duração de 60 minutos.

P – Pôster / Painel

O pôster destina-se a apresentação de relatos de trabalhos ou pesquisa por meio de exposição, em formato predominantemente gráfico, no tamanho de 0,90m (largura) x 1,20m (altura). Podem ser propostos por professores, pesquisadores, alunos e profissionais de Psicologia e áreas afins. Os relatos podem se referir a projetos institucionais, programas de intervenção ou estudos de caso. Os pôsteres ficarão expostos nas áreas de coffee break do evento durante um dia. Haverá horários determinados para o autor dialogar com os interessados.

Normas Para a Confecção Do Painel

1. A confecção do painel deverá ser feita somente após o aceite do trabalho;

2. O painel deverá ser impresso no tamanho de 0,90m (largura) x 1,20m (altura);

3. O título deverá ser o mesmo do resumo do trabalho aceito para apresentação;

4. No painel deverá constar: título, nomes do(s) autor(es), instituição do(s) autor(es), dados da pesquisa e agência financiadora, quando houver;

5. Juntamente com o painel, o(s) autor(es) poderão trazer material impresso de divulgação do(s) trabalho(s) (folhetos, resumos do trabalho etc.), a ser disponibilizado aos interessados, no momento da exposição do trabalho.

6. O painel deve ser fixado e retirado pelo(s) autor(es) em horário a ser estipulado pela Comissão Organizadora tanto  para o início da atividade quanto imediatamente após o termino da atividade.

MR – Mesas-Redondas

As mesas-redondas reunirão três apresentações com enfoques diferentes para um tema de investigação, serão realizadas por pesquisadores ou profissionais com produção destacada em suas áreas de atuação em nível nacional e/ou internacional, a convite da comissão científica e organizadora do evento. As mesas serão coordenadas por um facilitador indicado pela comissão organizadora. São necessários os resumos e artigos dos trabalhos de cada apresentador. A atividade terá duração de 90 minutos. Cada apresentador terá 20 minutos para a sua fala inicial, e os 30 minutos restantes serão utilizados para debate.

WS – Workshops : Atividades teórico-vivenciais, com duração de 02 (duas) horas .

MC  – Minicursos : Atividade teórica com duração de 2(duas) horas. O objetivo desta atividade é o de qualificar seus participantes em tema considerado específico, relevante e contemporâneo no escopo dos eixos temáticos propostos pelo Congresso.

FI – Fóruns Interativos: Atividades com 1(uma) hora de duração. Podem ter as formas descritas abaixo:

– Apresentação de vídeo seguida de debate.

– Demonstração Clínica  seguida de processamento e debate.

– Diálogo : dois profissionais numa interlocução sobre aspectos diferentes de um determinado tema seguida de debate.

– Roda de Conversa: coordenação de um debate aberto diante da proposição de um tema.

– Outras possibilidades não descritas acima serão avaliadas pelos membros da Comissão Científica.

HA – Hora do Autor: Atividade destinada a lançamento de livros publicados durante os anos de 2013 a 2015. Será destinado espaço para que cada autor possa autografar seus livros para os interessados. Para inscrever um livro nessa atividade envie a resenha do livro e os dados de catalogação da publicação.

FGP – Facilitador de Grupo de Processo: atividade iniciada nos Congressos da AAGT.  É um espaço destinado ao processamento e assimilação das experiências vividas durante o Congresso. Consiste em pequenos grupos de participantes com dois facilitadores. Os facilitadores tem a função estimular e dar suporte aos participantes para que os mesmos possam explorar sua experiência e dividir interesses, dúvidas, satisfações e insatisfações. Haverá um pequeno treinamento para os facilitadores que forem selecionados no primeiro dia do Congresso em local e horário a ser divulgado. Para se inscrever como Facilitador de grupo envie um resumo relatando sua experiência com grupos.

TA – Trabalho Artístico : espaço para apresentação de talentos artísticos de nossa comunidade. Para se inscrever enviar um resumo descrevendo qual a atividade artística pretende apresentar, quais os recursos e espaço necessários, qual o tempo de duração da atividade e como “Documento Suplementar” deverá ser enviado um pequeno vídeo da atividade a ser apresentada.   Também poderão ser expostos quadros, esculturas, e outras obras.

2. NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS

2.1 Proposta: O título deve ter no máximo 12 palavras. A proposta será aceita nos idiomas português, inglês, francês, italiano ou espanhol.  Deverá apresentar o objetivo do trabalho e o desenvolvimento da proposta do autor com bibliografia em Gestalt-terapia.  As regras de citações, referências bibliográficas e quaisquer outras dúvidas deverão seguir as normas da APA (American Psychological Association).  A proposta poderá ter até quatro laudas (12.000 caracteres) e incluirá as referências bibliográficas. Não serão aceitos gráficos, imagens e notas de rodapé. Consideraremos a lauda com 3.0000 caracteres, com espaço.

Ainda deve incluir:

– Recursos didáticos e/ou recursos tecnológicos a serem utilizados.

– Indicação do  nível técnico do público (estudante, profissional iniciante, profissional experiente).

– Especificação da organização da sala: em círculo, em forma de audiência, aberta sem cadeiras, em quadra.

– Especificação do número mínimo e número máximo de participantes

2.2 Resumo: O resumo deve ser encaminhado de acordo com as seguintes especificações: Serão aceitos nos idiomas: português, inglês, francês, italiano ou espanhol. O resumo deverá ter entre 400 e 500 palavras, formato Microsoft Word, Open Office ou RTF, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas, contendo: introdução, objetivos, relevância e articulação com o eixo temático do Congresso, metodologia (quando for caso) e principais conclusões. O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações, referências ou os títulos das partes (introdução, objetivos, etc).

2.3 Resumo da Biografia do autor: nesse campo o autor deve colocar seu currículo resumido.

2.4 Palavras-chave: de três a cinco, em letras minúsculas, separadas por ponto e vírgula.

2.5 Quando houver, especificar fonte de financiamento ou agência financiadora para a realização do estudo.

3. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

1. Os resumos serão submetidos on-line e apreciados pelos membros da Comissão Científica do evento e por consultores ad hoc, após a confirmação da inscrição do autor principal pelo setor financeiro do Congresso, podendo ser aceitos ou rejeitados.

2. Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: (a) Adequação do titulo ao trabalho; (b) Fundamentação e relevância do estudo; (c) Qualidade gramatical do texto; (d) Objetividade; e) Adequação do método aos objetivos propostos (se for o caso); e (f) Clareza na apresentação dos resultados e sua discussão (se for o caso).

3. O resultado da avaliação do(s) trabalho(s) será informado por e-mail ao autor principal. Em caso de recurso quanto a não aceitação de trabalho(s) este devera ser enviado por e-mail para a Comissão Cientifica(contatos@igt.psc.br), num prazo até 72 horas após o recebimento do resultado; caso o trabalho seja reconsiderado, será também comunicado por e-mail ao autor principal, no prazo de uma semana.

4. O participante terá conhecimento do dia/hora de sua apresentação por meio do programa final, que estará disponível na home-page do evento a partir de Outubro de 2017.

5. Ao(s) resumos dos trabalhos(s) aprovados(s) será garantida a publicação nos Anais do evento.

Itens de Verificação para Submissão

O autor tem consciência de que os trabalhos apresentados nas modalidades Temas livres, Mesas Redondas, Mini-cursos, Fóruns Interativos, e Apresentações Artísticas serão filmados e passarão a fazer parte, em texto e vídeo, do acervo deste evento, podendo inclusive ser acessado publicamente por meios eletrônicos.
O arquivo de submissão está no formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF, ou WordPerfect.
Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, e não no final do documento na forma de anexos.
O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
Em caso de submissão a uma modalidade com avaliação pelos pares (duplo-cego), os nomes dos autores foram removidos inclusive na bibliografia e notas de rodapé.
Em caso de submissão para avaliação pelos pares (duplo-cego), todos os documentos do Microsoft Office (incluindo documentos suplementares) foram salvos usando a opção “Salvar como”; em seguida clicando em Ferramentas (ou Opções no Mac); clicando em Segurança; escolhendo “Remover informações pessoais das propriedades do arquivo ao salvar”; clicando em seguida em Salvar.

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros