Curso Online

Formação em Psicoterapia Infantil: 

Trabalhando com crianças e suas famílias dentro de uma perspectiva gestáltica

Faça sua pré-inscrição

Próximas Turmas

Início: 20/01/2025

Se​gunda-feira: 18h às 22h

Início: 24/01/2025

Sexta-Feira: 8h às 12h

Faça sua pré-inscrição

Sobre o curso

Objetivo

A Formação em Psicoterapia Infantil: Trabalhando com crianças e suas famílias dentro de uma perspectiva gestáltica busca capacitar o psicólogo para o atendimento à crianças e adolescentes, potencializando-os para atuar junto as famílias dos seus clientes quando necessário. Propiciar ao aluno experiência profissional através de prática supervisionada.

Carga Horária

24 meses

Público-alvo

Psicólogos e estudantes de Psicologia

Prática Clínica Supervisionada

Atendimento a casais e famílias em equipe (OPCIONAL):
2 horas / quinzenal (A partir do primeiro semestre)

Atendimento Individual:
1 hora / semanal (A partir do segundo semestre).

Atendimento de grupo (OPCIONAL):
1 hora e 30 minutos / semanal (A partir do segundo semestre) em co-terapia.

DIFERENCIAIS

  ​Formação em Psicoterapia Infantil: Trabalhando com crianças e suas famílias dentro de uma perspectiva gestáltica é uma formação que prepara os alunos para os atendimentos psicoterapêuticos infantis na modalidade individual e de grupo. 

Nossas turmas tem o número limite de 16 alunos por turma, favorecendo a construção de uma intimidade entre os alunos e o corpo docente.

Plataformas com cronograma das atividades e acesso à bibliografia do curso (textos e vídeos) utilizado nas aulas e workshops.

Desde o primeiro módulo os alunos tem contato com a prática clinica acompanhando a supervisão de casos clínicos de alunos que se encontram em módulos mais avançados.

Atendimentos supervisionados por uma equipe experiente que acompanha de perto este aluno em seu desenvolvimento, desde o primeiro até o último módulo do curso. Este contexto favorece o seu aperfeiçoamento de forma continuada e aprofundada, o que traz mais segurança para os alunos.

Aulas teóricas-vivenciais ao longo de todo o curso, aliado à momentos vivenciais de final de semana, o que propicia uma ampliação de recursos para o trabalho do gestalt-terapeuta.

Conteúdo Programático

  1. Influências filosóficas: Humanismo, Existencialismo Dialógico, Fenomenologia, Holismo, Filosofias horientais;
  2. Influências teóricas: Teoria de campo, Teoria organismica, e Psicologia da Gestalt;
  3. Conceitos fundamentais: Polaridades, Heterosuporte, Autosuporte, Conceito de Self;
  4. Contextualizando a gestalt-terapia no universo euro-americano;
  5. Introdução à psicoterapia infantil dentro de uma perspectiva gestáltica;
  6. Recursos técnicos para o atendimento infantil: uma perspectiva gestáltica;
  7. O trabalho com as famílias no atendimento infantil;
  8. A avaliação psicológica no atendimento infantil: uma visão gestáltica;
  9. Atendimento supervisionado;
  10. O desenvolvimento infantil, e as fases do ciclo vital familiar: um olhar a partir da visão de homem gestáltica;
  11. A prática psicoterapêutica infantil e os quadros clínicos mais frequentes na atualidade um olhar gestáltico;
  12. A virtualidade no atendimento à criança e adolescentes;
  13. A história da psicoterapia infantil dentro de uma perspectiva gestáltica;
  14. Ética no atendimento infantil, contato com a escola e com outros profissionais de saúde;
  15. A Administração de carreira na Psicologia Clínica - Recursos e estratégias;
  16. A psicoterapia de grupo com crianças e adolescentes - Uma perspectiva gestáltica.

Investimento

Taxa de Matrícula:
R$ 50,00 +
Mensalidade:

R$ 550,00

Faça sua pré-inscrição abaixo:


    Nome*: Sobrenome:

    Estado e Cidade

    Ocupação:

    Como você chegou até este curso?

    Corpo Docente

    Fernanda
    Bertolini

    Ana Carolina Fonseca Bianchi

    Juliana de Santana Matta Barreira

    CRP 05/44039

    CRP 05/41​817

    C RP 05/30157

    Psicóloga, Gestalt-terapeuta, Mestre em Neurociências pela Universidad Autónoma de Madrid, Especialista em Psicologia Clínica Gestalt-terapia (indivíduo, grupo, casais e famílias) pelo IGT. Coordenadora do setor de Psicologia Online do IGT, Coordenadora e Supervisora da Especialização em Psicologia Clínica através de recursos virtuais-Gestalt-terapia (indivíduo, grupo, casais e famílias). Supervisora de atendimentos clínicos individuais, de grupo, de casais, famílias; Formadora do curso Especialização em Psicologia Clínica- Gestalt-Terapia (Indivíduo, Grupo e Família).
    Psicóloga, Gestalt-terapeuta; Graduada pela Universidade Veiga de Almeida; Extensão universitária em Orientação Profissional Clínica e Institucional na Abordagem Gestáltica, pelo IGT (Instituto de Gestalt-terapia e atendimento familiar), e, em Oficinas Terapêuticas na Prática Clínica, no núcleo de pós - graduação da Universidade Veiga de Almeida; Supervisora de atendimentos clínicos individuais, de grupo, de casais, famílias e Orientação Profissional e de carreira; Professora do curso Especialização em Psicologia Clínica - Gestalt-Terapia (Indivíduo, Grupo e Familia); Psicóloga Clínica e Escolar. Orientadora Profissional parceira na clínica Penido de Terapia Cognitiva; Responsável técnica pelo Projeto de Orientação Profissional Vir a Ser; Membra da comissão organizadora do XIV Congresso Internacional de Gestalt-Terapia.
    Psicóloga, formada pela Universidade Federal do Rio de laneiro (UFRI). Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Gestalt-Terapeuta, especialista em Psicologia clínica. Psicóloga militar de carreira, atuando desde 2008 em atendimento clinico a adultos, casais e família.Professora-colaboradora do IGT. Atualmente, cursando Especialização em Psicologia Perinatal.

    Coordenadores

    Entre em contato pelas opções:

    Whatsapp

    Ou pelo e-mail:

    contatos@igt.psc.br

    (21) 2567-1038 


    (Segunda à sexta -feira: 13h às 20h)