Prepare-se para mergulhar profundamente nas conexões humanas em um mundo que não para de se transformar!
EIXOS TEMÁTICOS
Eixo 1: Gestalt-Terapia, Tecnologia e Interações Humanas
Este eixo temático convida à exploração das relações entre a Gestalt-terapia e as interações mediadas por tecnologia, focando em como a tecnologia impacta o contato, a awareness e o diálogo humano. Busca investigar as transformações no setting terapêutico com o uso de tecnologias (sessões online, realidade virtual, realidade ampliada) e seus desafios éticos e técnicos. Analisa a influência das plataformas digitais (redes sociais, jogos online) nas relações transgeracionais, na formação de vínculos, expressão emocional, identidade e alteridade, abordando fenômenos como cyberbullying e isolamento virtual.
Eixo 2:Cultura,
Identidade, Diversidade e Inclusão em Tempos de Cancelamento
Este eixo temático busca estimular um debate aberto e multifacetado, acolhendo contribuições teóricas, metodológicas e práticas que lancem luz sobre as complexas relações entre cultura, identidade, diversidade, inclusão e o fenômeno do cancelamento, com o objetivo de construir um saber gestáltico mais sensível e engajado com as demandas da contemporaneidade. Convida a refletir sobre como as dinâmicas culturais e sociais atravessam a formação das identidades e como a busca por inclusão se manifesta em um cenário de crítica pública.
Eixo 3: Saúde Mental Dentro e Fora do Mundo Corporativo
Este eixo temático visa estimular um diálogo interdisciplinar e engajado, reunindo perspectivas teóricas, pesquisas e relatos de experiência que ampliem a compreensão da saúde mental em suas múltiplas dimensões, tanto no universo corporativo quanto na amplitude da vida. Serão abordados os desafios da saúde mental no trabalho (burnout, assédio), a interface entre vida profissional e pessoal (conciliação trabalho-vida, cultura do produtivismo, hiperconexão), a promoção da saúde mental em diferentes contextos (comunidades, escolas), a experiência subjetiva do sofrimento psíquico sob a ótica gestáltica e as políticas e práticas de saúde mental.
Eixo 4: Corpo, Autoconsciência em Tempos de Alta Velocidade
Este eixo temático busca estimular um diálogo que explore a conexão entre corpo e autoconsciência diante do ritmo acelerado da atualidade, convidando a reflexões teóricas, relatos de práticas clínicas e propostas de investigação que ofereçam insights e ferramentas para manutenção da integridade e a profundidade da experiência humana. Examina como o ritmo acelerado da vida, a pressão por produtividade, a hiperconectividade se inscrevem no corpo através de sintomas físicos e tensões crônicas e de que maneira a Gestalt-terapia pode auxiliar na leitura dessas manifestações e na promoção de um maior equilíbrio organísmico.
Eixo 5: Práticas Gestálticas com Grupos Terapêuticos e Grupos Íntimos em Tempos de Aceleração Tecnológica e Relações Líquidas
Este eixo temático busca estimular um diálogo crítico e criativo sobre a prática gestáltica com grupos terapêuticos e íntimos na contemporaneidade, acolhendo reflexões teóricas, relatos de experiências clínicas e propostas de intervenção que considerem os desafios e as oportunidades da aceleração tecnológica e da fluidez das relações. Centraliza-se nos desafios e adaptações das práticas gestálticas com grupos terapêuticos e íntimos (casais, famílias) frente à aceleração tecnológica e às relações líquidas.
Mesa 4: 09h às 11h Corpo,
Autoconsciência em Tempos de Alta Velocidade
Intervalo: 11h às 11h15
Primeira
rodada de Atividades: 11h15 às 12h15
Almoço: 12h15 às 13h30
Segunda
rodada de Atividades: 13h30 às 14h30
Intervalo: 14h30 às 14h45
Mesa 5: 15h às 17h Práticas
Gestálticas com Grupos Terapêuticos e Grupos Íntimos em Tempos de
Aceleração Tecnológica e Relações Líquidas
Intervalo: 17h às 17h15
Atividade de
Encerramento: 17h15 às 18h15 Karoline
Queiroz, Larissa Bhering e Marcelo Pinheiro
CONVIDADOS CONFIRMADOS
Caio Corrêa
Caio é professor, estudioso e pesquisador de
Yoga da linhagem de Krishnamacharya. Suas aulas são baseadas nos textos
clássicos, como Yogasūtra de Patañjali, Haṭhayoga Pradīpikā, Bhagavad Gītā,
entre outros. Também tem formação em Vinyāsa Yoga (RYT 200), Yin Yoga (RYT50)
e SwáSthya Yoga.
Sua ideia com o Yoga é conduzir a pessoa a um
estado de ausência de conflitos internos, apaziguar os sofrimentos, ter maior
percepção do corpo e das sensações além de promover mais saúde e cuidado para o
corpo e para a mente.
Beatriz Sancovschi CRP: 05/30215
Psicóloga, Professora do Instituto de
Psicologia da UFRJ e Professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em
Psicologia da UFRJ. Desenvolve pesquisas que articulam os estudos da cognição e
da subjetividade às discussões sociais, políticas e culturais. É coordenadora
do Núcleo de Pesquisa Cognição e Coletivos (NUCC) e participa do Fórum de
Medicalização da Vida, da Rede Internacional de Formação Docente e Aprendizagem
em Saúde (RIFDAS) e da Rede de Pesquisa de Saúde Mental da Criança e do
Adolescente.
Kaliani Rocha CRP: 02/29086
Professora Associada do Departamento de
Psicologia da UFPE. Pós-Doutorado em Sociologia no CNRS/CRESPPA/GTM -
Universidade de Paris 8 (2020). Doutorado em Sociologia (2010), mestrado em
Serviço Social (2005), graduação em Psicologia (2002) e bacharelado em
Psicologia do Trabalho pela Universidade Federal de Pernambuco (2002).
Coordenadora de FRESTAS, Frente de Estudos sobre Trabalho, Atividade e Saúde,
no Departamento de Psicologia da UFPE. Relatora titular do Comitê de Ética em
Pesquisa da UFPE (CEP/CONEP). Integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE)
do Departamento de Psicologia/UFPE. Integrante, na Associação Nacional de
Pesquisa em Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), do Grupo "Modos de Vida
e Trabalho". Linha de pesquisa: trabalho, saúde e subjetividades.
Henrique Cukierman
Possui graduação em Engenharia de Sistemas pela
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), mestrado em
Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
(1996), doutorado em Engenharia Produção pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro (2001) e doutorado sanduíche junto ao Program in History and Philosophy
of Science da Stanford University (2001). Atualmente é professor titular da
UFRJ, onde atua na graduação como professor do curso de Engenharia de Computação
e Informação e na pós-graduação do Programa de Engenharia de Sistemas e
Computação da COPPE/UFRJ. Publicou em 2007 o livro "Yes, nós temos Pasteur
- Manguinhos, Oswaldo Cruz e a história da ciência no Brasil", editado
pela Relume Dumará/FAPERJ. Foi agraciado (2008) com uma bolsa oferecida pela
Fundação Alexander von Humboldt e pela Fundação Fritz Thyssen para realizar
pesquisas sobre a história da informática na Alemanha, ao longo dos anos de
2009, 2010 e 2014, junto ao Deutsches Museum (Munique) e à Universität
Konstanz. Foi Superintendente Acadêmico de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de
Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ (2015-2016). Selecionado pela Comissão
Fulbright para a UT-Fulbright Chair in Brazilian Studies (Austin) em 2019.
Ollivia Maria Gonçalves
Olli é musicista e
pesquisadora, apaixonada por tudo que pulsa entre humanos, tecnologias, emoções
e afetos. Desde os anos 90, ela investiga fonogramas, algoritmos, plataformas
de streaming e redes sociais bem antes
de virar hype.
Tem cinco formações na área de
Humanas, com passagens pela neuropsicologia, filosofia da linguagem e
antropologia digital basicamente, um
cérebro inquieto com mil abas abertas.
Como pesquisa no Brasil não
paga nem o cafezinho, ela também é Digital Content Strategist e palestrante
internacional, ajudando empresas a entender, planejar e escrever melhor para
seus ecossistemas digitais, via Môre Talent for Techs.
Marília Toscano CRP: 05/27692
Psicóloga (PUC-Rio), Mestre em Psicologia
(UFF), com especialização em Terapia Sistêmica Familiar e de Casal (IPUB/UFRJ).
Possui formação em Gestalt-terapia, Brainspotting e na Abordagem
Integrada da Mente. É criadora do Método Lila de Consciência Corporal
Integrativa e da Meditação Bodyspotting. Diretora do Espaço
Lila – Educação,Bem-Estar e Saúde, centro localizado em Niterói (RJ),
voltado para práticas integrativas de cuidado, psicoeducação e saúde
relacional. Em sua atuação, vem incorporando recursos terapêuticos que dialogam
com o corpo físico, emocional e sensorial, como a aromaterapia.
Maria Elisa Máximo
Graduada em Ciências Sociais
pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre e Doutora em Antropologia
Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou estágio de
doutorado na Universidade de Montreal/CA (2004 - 2005) com bolsa da CAPES. É
pesquisadora associada do Grupo de Estudos em Ciberantropologia da UFSC, com
experiência em pesquisas sobre cultura digital, mediações tecnológicas e
relações humanos-máquinas. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-graduação
em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(PPGAS/UFRGS, 2022-2023), integrando a Fase II da Rede Covid Humanidades MCTI,
com bolsa da Finep. Atualmente, realiza pós-doutorado no Programa de
Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc),
no âmbito do Programa de Extensão na Pós-graduação da CAPES.
Raíza Meir Knust Leppaus CRP: 16/4777
Raíza Meir Knust Leppaus (CRP
16/4777) é psicóloga clínica, com mais de 10 anos de experiência no atendimento
psicológico de crianças, adolescentes e adultos. Especialista em Psicologia da
Aprendizagem e do Desenvolvimento, Psicologia Forense e Jurídica, e
Gestalt-Terapia. Atua também nas áreas de Recursos Humanos e Psicologia
Organizacional, com ênfase na promoção da saúde mental no trabalho e na
construção de ambientes mais dignos e humanizados para trabalhadoras e
trabalhadores.
Ao longo de sua trajetória,
acumulou experiências relevantes com pessoas em situação de rua e outras
populações em contextos de vulnerabilidade social, o que fortaleceu seu
compromisso com uma psicologia crítica, ética e atenta às desigualdades.
É mulher cega (pessoa com
deficiência visual) e neurodivergente, e compreende sua vivência como parte
indissociável de sua atuação ética e política. Militante anticapacitista e
ativista pelos direitos das pessoas com deficiência, compreendendo essa luta
como indissociável de sua prática profissional. Atualmente, é colaboradora da
Comissão de Psicologia e Pessoas com Deficiência do CRP 16 e conselheira do
Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Espírito Santo. Também
atua como criadora de conteúdo digital, utilizando suas redes para promover
debates sobre inclusão, acessibilidade, subjetividade e enfrentamento ao
capacitismo.
É idealizadora e coordenadora
de projetos culturais e artísticos que evidenciam a potência criativa de
pessoas com deficiência, com o objetivo de promover inclusão, valorizar as
diferenças e provocar reflexões sobre diversidade, direitos humanos e equidade
social.
Diogo Raiz
É
Mestre e Doutor em Direito, professor de Direito Eleitoral e Direito Digital da
Graduação, lecionando no Mestrado e Doutorado da Universidade Presbiteriana
Mackenzie desde 2020 por meio da disciplina de Inteligência Artificial aplicada
ao Direito. Tem formação e experiência em lógica de programação, linguagem de
programação python e automação. Juiz substituto da classe juristas do Tribunal
Regional Eleitoral de São Paulo. Foi colunista exclusivo na área eleitoral para
o jornal Valor Econômico durante as eleições de 2016 e de 2020 e da Folha de
São Paulo na eleição de 2018. É Membro da Academia Brasileira de Direito
Eleitoral e Político – ABRADEP e Coordenador dos livros Direito Público
Digital; Fake News: a conexão entre a desinformação e o Direito; Direito
Eleitoral Digital e Privacidade, mercado e cidadania: uma conexão a partir da
IA, todos da editora Revista dos Tribunais. Foi um dos especialistas convidados
pela relatoria especial de liberdade de expressão da OEA para colaborar com o
guia de combate à desinformação. Pesquisa o tema da tecnologia e eleições desde
2010.
Hugo Odone
Vasta experiência e formação na área da psicologia, com foco principal na Gestalt-terapia. Formações Acadêmicas e Especializações: Universidad Católica de Assunção - Paraguai e Instituto de Psicologia – USP. Especialização em Orientação Vocacional e Educacional pelo Instituto Superior de Educação (Paraguai). É Mestre e Doutor em Ciências (Educação e Saúde na Infância e Adolescência) pela UNIFESP. Carreira e Atuação Profissional: Psicólogo clínico, com dedicação nos últimos cinco anos ao trabalho com adultos, casais e famílias em São José do Rio Preto, SP. Docência e Supervisão: Atuou como docente em cursos de especialização e formação em Gestalt-terapia em diversas instituições no Brasil (UNIFESP, FAEF, IGTRR) e no Paraguai. Também foi supervisor na abordagem fenômeno-existencial no IMES-FAFICA. Produção e Divulgação Científica: Cofundador de centros de divulgação da Gestalt-terapia, como o GESTALT-NÚCLEO Rio-pretense. Coautor de vários livros sobre temas variados, com destaque para a abordagem gestáltica, como "Cinema e Ajustamentos Criativos", "Transtornos Alimentares", e "Morte, Suicídio e Luto". Fundador e coorganizador da série GESTALT-TERAPIA da Editora Livro Pleno. Consultor e avaliador da Revista IGT na Rede RJ. Organização de Eventos: Organizou seminários e congressos de Gestalt-terapia no Brasil, além de ter apresentado trabalhos e vivências em vários eventos da área.
Larissa Bhering CRP: 05/25718
Psicóloga há mais de 20 anos.
Gestalt-terapeuta e Consultora Organizacional. Diversificadas habilidades na
psicologia. Formação em Gestalt Terapia e Especialização em psicoterapias
individual, grupo, terapia de casal e familiar. Psicologia Organizacional:
Prática em programas de desenvolvimento e treinamento comportamental, visando a
saúde emocional das pessoas na empresa. Coaching Executivo e Pessoal pelo ICI
(Integrated Coaching Institute) qualificando-se no suporte a pessoas que
desejam a autodescoberta e desenvolvimento pessoal para o avanço em suas vidas.
MBA em Gestão de Negócios: Foco no desdobramento de estratégias empresariais em
ações que favorecem o atingimento de metas e
sustentabilidade do negócio.
Marcia C. Estarque Pinheiro da Silva CRP: 05/17721
Especialista em psicologia
clínica, especialista em atendimento de casal e família na abordagem sistêmica
(U.F.R.J.) 1994, Gestalt-Terapeuta (Vita Clínica de psicoterapia) 1994,
Coordenadora de curso de Especialização em Psicologia Clínica -
Gestalt-terapia (Indivíduo, Grupo, Casal e Família), supervisora de
atendimentos individuais, de grupo, de casal e de família (presencial e
virtualmente), sócia fundadora do IGT, Editora assistente da Revista
Virtual IGT na Rede.