LINHAS DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

MATERNIDADE E MERCADO DE TRABALHO: CONSTRUÇÃO SOCIAL SOB O OLHAR DA GESTALT-TERAPIA

Objetivo: Explorar e desenvolver a compreensão sobre como as construções sociais relacionadas à maternidade influenciam a experiência das mulheres no mercado de trabalho, analisando os impactos emocionais, comportamentais e relacionais dessas vivências a partir dos princípios da Gestalt-terapia, a fim de compreender como tais fatores contribuem para processos de ajustamento, sofrimento ou promoção de saúde nas relações entre maternidade e vida profissional.

Pesquisadora: Thamiris da Silva Borges - CRP: 05/78149

A EMPRESA COMO CLIENTE

Objetivo: Explorar e desenvolver abordagens de atuação fundamentadas na perspectiva gestáltica, com o objetivo de promover a saúde organizacional e o bem-estar no ambiente corporativo. Essa abordagem oferece um grande potencial para qualificar e ampliar o campo de atuação do psicólogo nas relações com o mundo empresarial.

Pesquisadores: Marcelo Pinheiro da Silva CRP: 05/16499, 
Mônica Darlen da Cruz CRP: 05/ 21408, 
Ana Maria Rocha Afonso Silva CRP: 05/ 80592, 
Flavia Martins Duarte CRP: 05/79424

REFLORESCENDO: GRUPO DE APOIO A ENLUTADOS POR MORTE

Objetivo: Investigar e desenvolver estratégias de acolhimento e intervenção psicológica no contexto do luto por morte, por meio de grupos de apoio, visando à promoção do cuidado, da escuta empática e da reconstrução subjetiva dos enlutados.

Pesquisadores: Danielle Bra​ga Luz Vargas – CRP: 07/18988 e OPP- 28993, 
Gilmara Olivia Goulart - CRP​: 04/72838, 
Isabela Duarte Fernandes Pinto Paiva - CRP: 14/076154

CORPOS, FRONTEIRAS E CONTATOS: UM OLHAR BIBLIOGRÁFICO SOBRE A SAÚDE MENTAL DA MULHER NA GESTALT-TERAPIA

Objetivo: ​Explorar, a partir de revisão bibliográfica, como a Gestalt-terapia compreende e acompanha o sofrimento psíquico de mulheres, identificando as concepções de gênero e de saúde mental que sustentam essas leituras e articulando o campo teórico-clínico gestáltico às experiências de mulheres em contexto patriarcal, a fim de subsidiar uma prática clínica crítica, contextualizada e eticamente implicada na saúde mental da mulher.

Pesquisadora: Gabriela Miranda Vilaça - CRP: 05/66350

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA SUPORTE A PRÁTICAS PSICOLÓGICAS

Objetivo: Desenvolver e validar soluções baseadas em Inteligência Artificial que potencializem as práticas psicológicas, promovendo intervenções mais eficazes, acessíveis e personalizadas, com foco na ética, na humanização e na inovação tecnológica.

Pesquisadores: Marcelo Pinheiro da Silva - CRP: 05/16499,
Francisco Tadeu

NEURODIVERGÊNCIA E DIAGNÓSTICO TARDIO

Objetivo: Qual o impacto do diagnóstico tardio em neurodivergentes e as contribuições da Gestalt-terapia na clínica, no manejo com grupos, nas intervenções e práticas. 

Pesquisadoras: Isabela Resende Marques - CRP 05/77416
Mônica Darlen - CRP 05/ 21408
Cristiane Azanha - CRP 06/ 162834

Entre em contato pelas opções:

Whatsapp

Ou pelo e-mail:

contatos@igt.psc.br

(21) 99238-7628


(Segunda à sexta -feira: 13h às 20h)