CDGB
Centro de Documentação da Gestalt-Terapia Brasileira
Temos o prazer de informar que estamos neste momento inaugurando oficialmente o Centro de Documentação da Gestalt-terapia Brasileira – CDGB. Esta iniciativa tem como objetivo registrar a produção e a história da Gestalt-terapia brasileira, divulgar esta abordagem e propiciar um maior intercâmbio no âmbito da comunidade gestáltica.
O Centro de Documentação utiliza uma estrutura de portal de revistas virtuais, abrigando atualmente duas revistas já disponíveis para o acesso público e uma terceira ainda em preparação para tal.
Atualmente as revistas que estão disponíveis ao acesso são: Congressos e Encontros Nacionais da Gestalt-Terapia Brasileira e a Árvore Genealógica da Gestalt-Terapia Brasileira. Na primeira pode ser encontrada toda a lista de atividades desenvolvidas no XI Encontro e VIII Congresso Nacional de Gestalt-terapia com 19 vídeos de mesas redondas, 4 vídeos de mini-cursos, 4 vídeos de fóruns interativos, 2 cursos e 1 vídeo da abertura, além de resumos, propostas de trabalho e também artigos que nos foram enviados por alguns palestrantes como complemento aos trabalhos apresentados neste evento. Na segunda revista temos o início da constituição da árvore genealógica da Gestalt-terapia brasileira, que traz uma série de vídeos de entrevistas com as primeiras gerações das pessoas que têm construído a história de sta abordagem no Brasil. Tudo isso disponível para ser assistido gratuitamente de sua própria casa. A terceira revista que ainda não está disponível é a que trata dos encontros estaduais desta abordagem realizados no Estado do Rio de Janeiro.
Este portal estará continuamente em construção. Com o tempo buscaremos ampliar a quantidade de trabalhos disponíveis na internet a partir da edição do material relativo a encontros anteriores que ainda não tivemos possibilidade de editar, dado o quão trabalhoso  é este processo de edição e de busca de autorização para exibição das imagens. Também buscaremos ampliar o acervo a partir da documentação de eventos futuros e da realização de novas entrevistas com as várias gerações de gestalt-terapeutas. Estaremos sempre abertos para receber o material produzido por aqueles que queiram constar na árvore genealógica ou que queiram incluir seus eventos neste portal.
O acervo do CDGB atualmente conta com mais de 130 vídeos, compostos aproximadamente por: 30 vídeos de mini-cursos, 37 vídeos de mesas redondas, 6 vídeos de fóruns interativos, 13 entrevistas nacionais, 2 entrevistas internacionais, 2 cursos, 1 conferência, 20 palestras, 11 temas livres, 6 Workshops. Fora o acervo ainda não catalogado.
Gostaria de agradecer a todos aqueles que cooperaram com esta iniciativa:  como por exemplo as pessoas que permitiram a filmagem e a divulgação de suas imagens, aqueles que enviaram seus trabalhos, as comissões organizadoras que têm apoiado nossa iniciativa, ao CFP pelo apoio financeiro e, em especial, as pessoas que participaram da construção deste Centro dedicando seu tempo nesta empreitada.
Muito obrigado a Ana Maya Szuchmacher, Ângela Silva Lopes, Daniele Varandas Filloy Assumpção, Liza Sermoud Moraes, Luciana Maciel Rielo, Mário Domingos de Almeida Filho, Oladir de Melo Lopes, Pablo de Melo Rocha, Vânia Araujo de Oliveira, pelo tempo que já dedicaram e vem dedicando a este projeto especialmente no que se refere à edição das imagens, trabalho de fundamental importância. Um agradecimento especial a Daniela Menezes Siqueira Castilho pelo zelo que tem demonstrado na coordenação do CDGB.
De antemão pedimos desculpas por qualquer erro que tenhamos cometido ou que ainda venhamos a cometer no futuro. Quanto mais se faz, mais se corre o risco de errar. Temos certeza de que por mais que nos esforcemos para fazer o melhor por nossa abordagem, jamais seremos perfeitos. Neste sentido convidamos a todos para que tenham uma postura proativa e construtiva e nos ajudem a superar qualquer falha que venha a ser cometida.
Por mais que já tenhamos dedicado centenas de horas na construção deste Centro, ele ainda não está e jamais estará pronto, posto que se trata de um trabalho sem fim. Certamente aos poucos buscaremos sofisticá-lo para que possa atender melhor a nossa comunidade e expandir nossa fala, pois acreditamos no valor de nosso discurso. A Gestalt tem muito a oferecer à sociedade humana de nosso tempo e é fundamental que ocupemos o espaço que nos é devido. Espero que esta iniciativa consiga cumprir seu objetivo e contribua neste caminho.
Atenciosamente,
Marcelo Pinheiro
Coordenador Geral do Centro de Documentação da Gestalt-Terapia Brasileira
	
Coordenador Geral do Centro de Documentação da Gestalt-Terapia Brasileira