Tema: “A Pesquisa em Gestalt-Terapia”De 27 à 29 de Outubro de 2017Programação completa: * Mini- currículo dos Convidados Internacionais:
Mini- currículo dos Convidados Nacionais:
Comissão Organizadora:
Local do evento: Centro de Convenções Premier Center – (Rua Haddock Lobo 369 – Tijuca – Rio de Janeiro – RJ) |
Sobre as submissões de trabalho:
Prazo de Submissão de trabalhos prorrogado até o dia: 31/08/2017
Para submeter uma proposta, faça primeiro sua inscrição no evento e leia as instruções no portal de submissão de trabalho. Todos os proponentes e apresentadores deverão estar com inscrição realizada para o Congresso. As propostas de trabalho devem ser inscritas exclusivamente em formulário específico disponível no site do Congresso. Inscrições por e-mail, fax ou correio não serão aceitas.
A aceitação da proposta estará condicionada a avaliação pelo corpo de consultores do Congresso. Para cada proposta deverá ser submetido um resumo (conforme orientações no fim dessa seção) em sua forma final, após ter sido cuidadosamente revisada (nome dos proponentes, título dos trabalhos, dados institucionais, dados de contato). A Comissão Científica poderá alterar a modalidade de apresentação escolhida pelo(s) autor(res), comunicando previamente ao proponente.
Serão aceitos trabalhos escritos de acordo com os eixos propostos pelo Congresso na forma de Temas livres, Pôsteres, Mesas Redondas, Workshops, Mini-cursos, Fóruns Interativos, Hora do Autor, Grupos de Processo e Apresentações Artísticas.
Tema central do evento: A Pesquisa em Gestalt-Terapia
Eixos:
– Discussões sobre a metodologia de pesquisa dentro de uma perspectiva gestáltica;
– Relatos de experiência de pesquisas em andamento ou já concluídas: foco no processo de construção do trabalho;
– Facilidades e dificuldades para o desenvolvimento de pesquisas em Gestalt-Terapia;
– A prática clínica do Gestalt- Terapeuta como processo de pesquisa.
Obs.: A fim de minimizar conflitos de horário e encorajar a ampla participação no Congresso, assegura-se a cada proponente a submissão de até 4 (três) trabalhos na condição de principal proponente.
Submissões de trabalho, aqui.
ATIVIDADES
TL – Temas Livres(Comunicação Oral).
Os Temas Livres poderão versar sobre o tema do congresso ou sobre outras áreas de interesse para a audiência do evento.Os temas livres serão em número limitado, conforme a disponibilidade de salas. Tendo duração de 60 minutos.
P – Pôster / Painel
O pôster destina-se a apresentação de relatos de trabalhos ou pesquisa por meio de exposição, em formato predominantemente gráfico, no tamanho de 0,90m (largura) x 1,20m (altura). Podem ser propostos por professores, pesquisadores, alunos e profissionais de Psicologia e áreas afins. Os relatos podem se referir a projetos institucionais, programas de intervenção ou estudos de caso. Os pôsteres ficarão expostos nas áreas de coffee break do evento durante um dia. Haverá horários determinados para o autor dialogar com os interessados.
Normas Para a Confecção Do Painel
1. A confecção do painel deverá ser feita somente após o aceite do trabalho;
2. O painel deverá ser impresso no tamanho de 0,90m (largura) x 1,20m (altura);
3. O título deverá ser o mesmo do resumo do trabalho aceito para apresentação;
4. No painel deverá constar: título, nomes do(s) autor(es), instituição do(s) autor(es), dados da pesquisa e agência financiadora, quando houver;
5. Juntamente com o painel, o(s) autor(es) poderão trazer material impresso de divulgação do(s) trabalho(s) (folhetos, resumos do trabalho etc.), a ser disponibilizado aos interessados, no momento da exposição do trabalho.
6. O painel deve ser fixado e retirado pelo(s) autor(es) em horário a ser estipulado pela Comissão Organizadora tanto para o início da atividade quanto imediatamente após o termino da atividade.
MR – Mesas-Redondas
As mesas-redondas reunirão três apresentações com enfoques diferentes para um tema de investigação, serão realizadas por pesquisadores ou profissionais com produção destacada em suas áreas de atuação em nível nacional e/ou internacional, a convite da comissão científica e organizadora do evento. As mesas serão coordenadas por um facilitador indicado pela comissão organizadora. São necessários os resumos e artigos dos trabalhos de cada apresentador. A atividade terá duração de 90 minutos. Cada apresentador terá 20 minutos para a sua fala inicial, e os 30 minutos restantes serão utilizados para debate.
WS – Workshops : Atividades teórico-vivenciais, com duração de 02 (duas) horas .
MC – Minicursos : Atividade teórica com duração de 2(duas) horas. O objetivo desta atividade é o de qualificar seus participantes em tema considerado específico, relevante e contemporâneo no escopo dos eixos temáticos propostos pelo Congresso.
FI – Fóruns Interativos: Atividades com 1(uma) hora de duração. Podem ter as formas descritas abaixo:
– Apresentação de vídeo seguida de debate.
– Demonstração Clínica seguida de processamento e debate.
– Diálogo : dois profissionais numa interlocução sobre aspectos diferentes de um determinado tema seguida de debate.
– Roda de Conversa: coordenação de um debate aberto diante da proposição de um tema.
– Outras possibilidades não descritas acima serão avaliadas pelos membros da Comissão Científica.
HA – Hora do Autor: Atividade destinada a lançamento de livros publicados durante os anos de 2013 a 2015. Será destinado espaço para que cada autor possa autografar seus livros para os interessados. Para inscrever um livro nessa atividade envie a resenha do livro e os dados de catalogação da publicação.
FGP – Facilitador de Grupo de Processo: atividade iniciada nos Congressos da AAGT. É um espaço destinado ao processamento e assimilação das experiências vividas durante o Congresso. Consiste em pequenos grupos de participantes com dois facilitadores. Os facilitadores tem a função estimular e dar suporte aos participantes para que os mesmos possam explorar sua experiência e dividir interesses, dúvidas, satisfações e insatisfações. Haverá um pequeno treinamento para os facilitadores que forem selecionados no primeiro dia do Congresso em local e horário a ser divulgado. Para se inscrever como Facilitador de grupo envie um resumo relatando sua experiência com grupos.
TA – Trabalho Artístico : espaço para apresentação de talentos artísticos de nossa comunidade. Para se inscrever enviar um resumo descrevendo qual a atividade artística pretende apresentar, quais os recursos e espaço necessários, qual o tempo de duração da atividade e como “Documento Suplementar” deverá ser enviado um pequeno vídeo da atividade a ser apresentada. Também poderão ser expostos quadros, esculturas, e outras obras.
2. NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS
2.1 Proposta: O título deve ter no máximo 12 palavras. A proposta será aceita nos idiomas português, inglês, francês, italiano ou espanhol. Deverá apresentar o objetivo do trabalho e o desenvolvimento da proposta do autor com bibliografia em Gestalt-terapia. As regras de citações, referências bibliográficas e quaisquer outras dúvidas deverão seguir as normas da APA (American Psychological Association). A proposta poderá ter até quatro laudas (12.000 caracteres) e incluirá as referências bibliográficas. Não serão aceitos gráficos, imagens e notas de rodapé. Consideraremos a lauda com 3.0000 caracteres, com espaço.
Ainda deve incluir:
– Recursos didáticos e/ou recursos tecnológicos a serem utilizados.
– Indicação do nível técnico do público (estudante, profissional iniciante, profissional experiente).
– Especificação da organização da sala: em círculo, em forma de audiência, aberta sem cadeiras, em quadra.
– Especificação do número mínimo e número máximo de participantes
2.2 Resumo: O resumo deve ser encaminhado de acordo com as seguintes especificações: Serão aceitos nos idiomas: português, inglês, francês, italiano ou espanhol. O resumo deverá ter entre 400 e 500 palavras, formato Microsoft Word, Open Office ou RTF, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas, contendo: introdução, objetivos, relevância e articulação com o eixo temático do Congresso, metodologia (quando for caso) e principais conclusões. O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações, referências ou os títulos das partes (introdução, objetivos, etc).
2.3 Resumo da Biografia do autor: nesse campo o autor deve colocar seu currículo resumido.
2.4 Palavras-chave: de três a cinco, em letras minúsculas, separadas por ponto e vírgula.
2.5 Quando houver, especificar fonte de financiamento ou agência financiadora para a realização do estudo.
3. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
1. Os resumos serão submetidos on-line e apreciados pelos membros da Comissão Científica do evento e por consultores ad hoc, após a confirmação da inscrição do autor principal pelo setor financeiro do Congresso, podendo ser aceitos ou rejeitados.
2. Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: (a) Adequação do titulo ao trabalho; (b) Fundamentação e relevância do estudo; (c) Qualidade gramatical do texto; (d) Objetividade; e) Adequação do método aos objetivos propostos (se for o caso); e (f) Clareza na apresentação dos resultados e sua discussão (se for o caso).
3. O resultado da avaliação do(s) trabalho(s) será informado por e-mail ao autor principal. Em caso de recurso quanto a não aceitação de trabalho(s) este devera ser enviado por e-mail para a Comissão Cientifica(contatos@igt.psc.br), num prazo até 72 horas após o recebimento do resultado; caso o trabalho seja reconsiderado, será também comunicado por e-mail ao autor principal, no prazo de uma semana.
4. O participante terá conhecimento do dia/hora de sua apresentação por meio do programa final, que estará disponível na home-page do evento a partir de Outubro de 2017.
5. Ao(s) resumos dos trabalhos(s) aprovados(s) será garantida a publicação nos Anais do evento.
Itens de Verificação para Submissão
O autor tem consciência de que os trabalhos apresentados nas modalidades Temas livres, Mesas Redondas, Mini-cursos, Fóruns Interativos, e Apresentações Artísticas serão filmados e passarão a fazer parte, em texto e vídeo, do acervo deste evento, podendo inclusive ser acessado publicamente por meios eletrônicos.
O arquivo de submissão está no formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF, ou WordPerfect.
Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, e não no final do documento na forma de anexos.
O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
Em caso de submissão a uma modalidade com avaliação pelos pares (duplo-cego), os nomes dos autores foram removidos inclusive na bibliografia e notas de rodapé.
Em caso de submissão para avaliação pelos pares (duplo-cego), todos os documentos do Microsoft Office (incluindo documentos suplementares) foram salvos usando a opção “Salvar como”; em seguida clicando em Ferramentas (ou Opções no Mac); clicando em Segurança; escolhendo “Remover informações pessoais das propriedades do arquivo ao salvar”; clicando em seguida em Salvar.
Declaração de Direito Autoral
Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros