curso online

Especialização em Psicoterapia Infantil:
 


 trabalhando com crianças,  adolescentes e suas famílias
dentro de uma perspectiva gestáltica

faça sua pré inscrição aqui

conheça nosso curso com o coordenador marcelo pinheiro 

Próximas turmas 

15/08/2025
sexta-feira:
08h às 12h


15/09/2025

segunda-feira:
18h às 22h

faça sua pré inscrição aqui

Sobre o curso

Justificativa da oferta do curso

A partir da observação do interesse crescente em relação à abordagem Gestáltica e da constatação de que não existem, atualmente, cursos de especialização reconhecidos pelo MEC, voltados para o atendimento à crianças e adolescentes nesta abordagem, na cidade do Rio de Janeiro, identificamos a necessidade de desenvolvimento desta especialização. 

Objetivo

A Especialização em Psicoterapia Infantil: Trabalhando com crianças e suas famílias dentro de uma perspectiva gestáltica busca capacitar o psicólogo para o atendimento à crianças e adolescentes, potencializando-os para atuar junto as famílias dos seus clientes quando necessário. Propiciar ao aluno experiência profissional através de prática supervisionada.

Carga Horária

24 meses

Público-alvo

Psicólogos

faça sua pré inscrição aqui

DIFERENCIAIS

  ​Especialização em Psicoterapia Infantil: Trabalhando com crianças e suas famílias dentro de uma perspectiva gestáltica é uma Pós Graduação latu sensu reconhecida pelo MEC, e dá direito ao título de Especialista em Psicologia clínica emitido pelo CRP/CFP.

Prepara os alunos para os atendimentos psicoterapêuticos infantis na modalidade individual e de grupo.

Nossas turmas tem o número limite de 16 alunos por turma, favorecendo a construção de uma intimidade entre os alunos e o corpo docente.  

Plataformas com cronograma das atividades e acesso à bibliografia do curso (textos e vídeos) utilizado nas aulas e workshops.
Desde o primeiro semestre os alunos acompanham supervisões de casos clínicos de alunos que se encontram em módulos mais avançados.

Atendimentos supervisionados por uma equipe experiente que acompanha de perto este aluno em seu desenvolvimento, desde o primeiro até o último semestre do curso. Este contexto favorece o seu aperfeiçoamento de forma continuada e aprofundada, o que traz mais segurança para os alunos.

Aulas teóricas-vivenciais ao longo de todo o curso, aliado à momentos vivenciais de final de semana, o que propicia uma ampliação de recursos para o trabalho do gestalt-terapeuta.

faça sua pré inscrição aqui

Prática Clínica Superv​​isionada

Atendimento a casais e famílias em equipe (OPCIONAL):
2 horas / quinzenal (A partir do primeiro semestre)

Atendimento de grupo (OPCIONAL):
1 hora e 30 minutos / semanal (A partir do segundo semestre) em co-terapia.

Atendimento Infantil Individual (OBRIGATÓRIO):
1 hora / semanal (A partir do segundo semestre).

faça sua pré inscrição aqui

Conteúdo Programático

Módulo 1​: O Trabalho com as famílias no atendimento infantil 

- Contextualização no universo euroamericano
- Sistemas casais e famílias como fenômenos holísticos  
- O trabalho com as famílias no atendimento a crianças e adolescentes
- Modelos de trabalho
- Modelos de intervenção nos sistemas de famílias
- Fronteiras e manejo de fronteiras

Módulo 2: A virtualidade no atendimento à criança e adolescentes

- Conceitos Fundamentais da Gestalt-Terapia - Awareness e Ajustamento Criativo
-
Conceitos Fundamentais da Gestalt-terapia - Experimentos
-
Psicologia e Virtualidade
-
A família e a virtualidade/Adolescente trancado no quarto
-
O atendimento infantil através de recursos virtuais
Realidade virtual no atendimento infantil
O atendimento a crianças e adolescentes por meios virtuais

Módulo 3: A história da psicoterapia infantil dentro de uma perspectiva gestáltica

- Holismo
- Conceito de boa forma
-
Olhando histórias e conhecendo mundos: Qual a importância de conhecermos nossas histórias?
- História da gestalt-terapia no mundo: As possibilidades de várias versões
-
A história da gestalt-terapia no Brasil
-
A árvore genealógica da gestalt-terapia
A história da infância e do atendimento psicoterapêutico com crianças

Módulo 5: A avaliação psicológica no atendimento infantil: uma visão gestáltica - Mago

- Fenomenologia
-
Atenção concentrada
-
Inteligência não verbal
-
Resolução CRP 06/2019
-
Visita Mago

Módulo 7: A administração de carreira na psicologia clínica - recursos e estratégias

- Bases Filosóficas da Gestalt-terapia:  Existencialismo Dialógico
-
Influências Teóricas: Psicologia da Gestalt
-
Minha forma de administração de carreira
-
Fazendo um projeto de administração de carreira
-
Obrigações fiscais para o psicólogo

Módulo 9: Módulo Recursos Técnicos para o atendimento infantil - Uma perspectiva gestáltica

- Influências Filosóficas da 
Gestalt-terapia - Humanismo 
- Conceitos Fundamentais da Gestalt-terapia - Polaridades, Conflitos e Experimentos 
- A utilização do papel como Recurso Técnico
A utilização de histórias como Recurso Técnico - Prática - Contação de histórias; contos de fada; gravação e mudança de final
A utilização de recursos técnicos compatíveis com o atendimento infantil 

Módulo 11​: A avaliação psicológica no atendimento infantil: 
uma visão gestáltica - HTP

- A fenomenologia
- Autossuporte e Heterossuporte
- Noções de diagnóstico em 

Gestalt-Terapia
- Testes psicológicos: HTP
- Testes psicológicos: Pfister

Módulo  13​: A prática psicoterapêutica infantil e os quadros clínicos mais frequentes na atualidade um olhar gestáltico

- Influências Filosóficas sofridas pela Gestalt-Terapia - Existencialismo
- Atendimento infantil - Os quadros clínicos mais frequentes na atualidade 
- TDAH - Transtorno de Déficit de atenção e Hiperatividade / TDA / Questões com limites / Dificuldades de aprendizado
- TOD - Transtorno Opositor Desafiador/ Distúrbio de caráter/ TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo/ Desenvolvimento de tiques nervosos/ Síndrome do Pânico/ Dificuldades para lidar com o medo/ Transtorno do Espectro Autista

Módulo 4: O trabalho com as famílias no atendimento infantil

-  Conceitos fundamentais da 
gestalt-terapia: Self
- Problemas do terapeuta familiar principiante 
- Formas de intervenção com casais
O trabalho com famílias no atendimento a crianças e adolescentes: desafios e importância
Intervindo nos sistemas de famílias revisado
Atividade prática: Trabalho com famílias

Módulo 6: Ética no atendimento infantil; contato com a escola e com outros profissionais de saúde

-  Interlocuções filosóficas da 
Gestalt-Terapia - Filosofias Orientais Taoísmo e Zen Budismo
- Interlocuções filosóficas da 
Gestalt-Terapia -  Nietzsche e a 
gestalt-terapia 
- História e contextualização da construção do Código de Ética Profissional
Código de Ética Profissional do Psicólogo e Resoluções
O contato com a escola no atendimento infantil
O contato com outros profissionais no atendimento infantil
Aula sobre CFP e CRP

Módulo 8: A psicoterapia de grupo com crianças e adolescentes - Uma perspectiva gestáltica

- Teoria  de Campo, aproximação e articulação com a prática de grupo 
- Teoria Organísmica, aproximação e articulação com a prática de grupo 
- O Gestalt-terapeuta no trabalho de grupo com crianças e adolescentes
O afeto e o afetar em relações de grupo: um olhar a partir da Gestalt-Terapia
Ideias de afeto e de afetar: discutindo conceitos e estabelecendo interlocuções
O trabalho com grupos dentro de uma perspectiva gestáltica
Aproximação com a prática do trabalho com grupos em 
Gestalt-terapia 

Módulo 10​: O Trabalho com as famílias no atendimento infantil 

- Contextualização no universo euroamericano
- Sistemas casais e famílias como fenômenos holísticos  
- O trabalho com as famílias no atendimento a crianças e adolescentes
- Modelos de trabalho
- Modelos de intervenção nos sistemas de famílias
- Fronteiras e manejo de fronteiras

Módulo  12​: O desenvolvimento infantil, e as fases do ciclo vital familiar: um olhar a partir da visão de homem gestáltica

- Influências Filosóficas da Gestalt-Terapia Fenomenologia
- Teoria Paradoxal da Mudança
-Trabalhando vivencialmente o ciclo vital Famíliar e suas possíveis associações as fases do desenvolvimento humano
- Algumas diferentes visões do desenvolvimento humano - Coerente com a Gestalt-terapia
- Ciclo Vital Familiar
- Momento do Ciclo Vital Familiar do Psicólogo

Prática Clínica Supervisionada

Articulação teoria e prática  (workshops)

Investimento

Taxa de Matrícula: R$50,00 +
Mensalid​ade: 
R$ 700,00

Faça sua pré-inscrição abaixo:


    Nome*: Sobrenome:

    Estado e Cidade

    Ocupação:

    Como você chegou até este curso?

    Corpo Docente

    Marcelo Pinheiro

    CRP 05/16499

    Gestalt-Terapeuta,​ Doutor em História das Ciencias e das Técnicas e Epistemologia (HCTE - UFRJ). Mestre em psicologia social, especialista em psicologia clínica pelo CRP, especialista em psicologia organizacional pelo CRP, especialista em atendimento de casal e família na abordagem sistêmica (I.T.F.- RJ). Autor do livro “ O Afeto e o Afetar em Relações de Grupos: Um olhar a partir da Gestalt-Terapia” (ISNB 978-856456528-9), Coordenador do curso Especialização em Psicologia Clínica - Gestalt-Terapia (Indivíduo, Grupo e Família), coordenador do Curso " Atendimento Infantil na Abordagem Gestáltica  - Trabalhando com crianças e suas famílias", sócio-fundador e responsável técnico do IGT, Editor chefe da Revista Virtual IGT na Rede, Coordenador do Centro de Documentação da Gestalt-Terapia Brasileira (CDGB)  e presidente do XIV Congresso Internacional de Gestalt-terapia, Rio de Janeiro, 2015.

    Márcia Estarque

    CRP 05/17721

    Especialista em psicologia clínica, especialista em atendimento de casal e família na abordagem sistêmica (U.F.R.J.), Gestalt-Terapeuta (Vita Clínica de psicoterapia), Coordenadora de curso de Especialização em Psicologia Clínica - Gestalt-terapia (Indivíduo, Grupo e Família), supervisora de atendimentos individuais, de grupo, de casal e de família, sócia fundadora do IGT, Editora assistente da Revista Virtual IGT na Rede, coordenadora de Cursos sobre Estresse, Depressão e Síndrome do pânico desde 1993.

    Depoimentos

    Como foi sua experiência clínica no IGT?

    Qual a importância das aulas teóricas?

    Qual o diferencial do IGT?

    Como foi atender crianças na virtualidade a partir do IGT?

    Gostou dos nossos​ depoimentos? Clique no botão abaixo e assista mais!

    Continue assistindo 
    nossos depoimentos

    Coordenador

    Entre em contato pelas opções:

    Whatsapp

    Ou pelo e-mail:

    contatos@igt.psc.br

    (21) 99238-7628  


    (Segunda à sexta -feira: 13h às 20h)