
curso online
Especialização em Psicoterapia Infantil:
trabalhando com crianças, adolescentes e suas famílias
dentro de uma perspectiva gestáltica
faça sua pré inscrição aqui conheça nosso curso com o coordenador marcelo pinheiro
Próximas turmas

15/08/2025
sexta-feira:
08h às 12h
15/09/2025
segunda-feira:
18h às 22h

Sobre o curso
Justificativa da oferta do curso
A partir da observação do interesse crescente em relação à abordagem Gestáltica e da constatação de que não existem, atualmente, cursos de especialização reconhecidos pelo MEC, voltados para o atendimento à crianças e adolescentes nesta abordagem, na cidade do Rio de Janeiro, identificamos a necessidade de desenvolvimento desta especialização.
Objetivo
A Especialização em Psicoterapia Infantil: Trabalhando com crianças e suas famílias dentro de uma perspectiva gestáltica busca capacitar o psicólogo para o atendimento à crianças e adolescentes, potencializando-os para atuar junto as famílias dos seus clientes quando necessário. Propiciar ao aluno experiência profissional através de prática supervisionada.
Carga Horária
24 meses
Público-alvo
Psicólogos
DIFERENCIAIS
Especialização em Psicoterapia Infantil: Trabalhando com crianças e suas famílias dentro de uma perspectiva gestáltica é uma Pós Graduação latu sensu reconhecida pelo MEC, e dá direito ao título de Especialista em Psicologia clínica emitido pelo CRP/CFP.
Prepara os alunos para os atendimentos psicoterapêuticos infantis na modalidade individual e de grupo.
Nossas turmas tem o número limite de 16 alunos por turma, favorecendo a construção de uma intimidade entre os alunos e o corpo docente.
Plataformas com cronograma das atividades e acesso à bibliografia do curso (textos e vídeos) utilizado nas aulas e workshops.
Desde o primeiro semestre os alunos acompanham supervisões de casos clínicos de alunos que se encontram em módulos mais avançados.
Atendimentos supervisionados por uma equipe experiente que acompanha de perto este aluno em seu desenvolvimento, desde o primeiro até o último semestre do curso. Este contexto favorece o seu aperfeiçoamento de forma continuada e aprofundada, o que traz mais segurança para os alunos.
Aulas teóricas-vivenciais ao longo de todo o curso, aliado à momentos vivenciais de final de semana, o que propicia uma ampliação de recursos para o trabalho do gestalt-terapeuta.
Prática Clínica Supervisionada
Atendimento a casais e famílias em equipe (OPCIONAL):
2 horas / quinzenal (A partir do primeiro semestre)
Atendimento de grupo (OPCIONAL):
1 hora e 30 minutos / semanal (A partir do segundo semestre) em co-terapia.
Atendimento Infantil Individual (OBRIGATÓRIO):
1 hora / semanal (A partir do segundo semestre).

Conteúdo Programático
Módulo 1: O Trabalho com as famílias no atendimento infantil
- Contextualização no universo euroamericano
- Sistemas casais e famílias como fenômenos holísticos
- O trabalho com as famílias no atendimento a crianças e adolescentes
- Modelos de trabalho
- Modelos de intervenção nos sistemas de famílias
- Fronteiras e manejo de fronteiras
Módulo 2: A virtualidade no atendimento à criança e adolescentes
- Conceitos Fundamentais da Gestalt-Terapia - Awareness e Ajustamento Criativo
- Conceitos Fundamentais da Gestalt-terapia - Experimentos
- Psicologia e Virtualidade
- A família e a virtualidade/Adolescente trancado no quarto
- O atendimento infantil através de recursos virtuais
- Realidade virtual no atendimento infantil
- O atendimento a crianças e adolescentes por meios virtuais
Módulo 3: A história da psicoterapia infantil dentro de uma perspectiva gestáltica
- Holismo
- Conceito de boa forma
- Olhando histórias e conhecendo mundos: Qual a importância de conhecermos nossas histórias?
- História da gestalt-terapia no mundo: As possibilidades de várias versões
- A história da gestalt-terapia no Brasil
- A árvore genealógica da gestalt-terapia
- A história da infância e do atendimento psicoterapêutico com crianças
Módulo 5: A avaliação psicológica no atendimento infantil: uma visão gestáltica - Mago
- Fenomenologia
- Atenção concentrada
- Inteligência não verbal
- Resolução CRP 06/2019
- Visita Mago
Módulo 7: A administração de carreira na psicologia clínica - recursos e estratégias
- Bases Filosóficas da Gestalt-terapia: Existencialismo Dialógico
- Influências Teóricas: Psicologia da Gestalt
- Minha forma de administração de carreira
- Fazendo um projeto de administração de carreira
- Obrigações fiscais para o psicólogo
Módulo 9: Módulo Recursos Técnicos para o atendimento infantil - Uma perspectiva gestáltica
- Influências Filosóficas da
Gestalt-terapia - Humanismo
- Conceitos Fundamentais da Gestalt-terapia - Polaridades, Conflitos e Experimentos
- A utilização do papel como Recurso Técnico
- A utilização de histórias como Recurso Técnico - Prática - Contação de histórias; contos de fada; gravação e mudança de final
- A utilização de recursos técnicos compatíveis com o atendimento infantil
Módulo 11: A avaliação psicológica no atendimento infantil:
uma visão gestáltica - HTP
- A fenomenologia
- Autossuporte e Heterossuporte
- Noções de diagnóstico em
Gestalt-Terapia
- Testes psicológicos: HTP
- Testes psicológicos: Pfister
Módulo 13: A prática psicoterapêutica infantil e os quadros clínicos mais frequentes na atualidade um olhar gestáltico
- Influências Filosóficas sofridas pela Gestalt-Terapia - Existencialismo
- Atendimento infantil - Os quadros clínicos mais frequentes na atualidade
- TDAH - Transtorno de Déficit de atenção e Hiperatividade / TDA / Questões com limites / Dificuldades de aprendizado
- TOD - Transtorno Opositor Desafiador/ Distúrbio de caráter/ TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo/ Desenvolvimento de tiques nervosos/ Síndrome do Pânico/ Dificuldades para lidar com o medo/ Transtorno do Espectro Autista
Módulo 4: O trabalho com as famílias no atendimento infantil
- Conceitos fundamentais da
gestalt-terapia: Self
- Problemas do terapeuta familiar principiante
- Formas de intervenção com casais
- O trabalho com famílias no atendimento a crianças e adolescentes: desafios e importância
- Intervindo nos sistemas de famílias revisado
- Atividade prática: Trabalho com famílias
Módulo 6: Ética no atendimento infantil; contato com a escola e com outros profissionais de saúde
- Interlocuções filosóficas da
Gestalt-Terapia - Filosofias Orientais Taoísmo e Zen Budismo
- Interlocuções filosóficas da
Gestalt-Terapia - Nietzsche e a
gestalt-terapia
- História e contextualização da construção do Código de Ética Profissional
- Código de Ética Profissional do Psicólogo e Resoluções
- O contato com a escola no atendimento infantil
- O contato com outros profissionais no atendimento infantil
- Aula sobre CFP e CRP
Módulo 8: A psicoterapia de grupo com crianças e adolescentes - Uma perspectiva gestáltica
- Teoria de Campo, aproximação e articulação com a prática de grupo
- Teoria Organísmica, aproximação e articulação com a prática de grupo
- O Gestalt-terapeuta no trabalho de grupo com crianças e adolescentes
- O afeto e o afetar em relações de grupo: um olhar a partir da Gestalt-Terapia
- Ideias de afeto e de afetar: discutindo conceitos e estabelecendo interlocuções
- O trabalho com grupos dentro de uma perspectiva gestáltica
- Aproximação com a prática do trabalho com grupos em
Gestalt-terapia
Módulo 10: O Trabalho com as famílias no atendimento infantil
- Contextualização no universo euroamericano
- Sistemas casais e famílias como fenômenos holísticos
- O trabalho com as famílias no atendimento a crianças e adolescentes
- Modelos de trabalho
- Modelos de intervenção nos sistemas de famílias
- Fronteiras e manejo de fronteiras
Módulo 12: O desenvolvimento infantil, e as fases do ciclo vital familiar: um olhar a partir da visão de homem gestáltica
- Influências Filosóficas da Gestalt-Terapia Fenomenologia
- Teoria Paradoxal da Mudança
-Trabalhando vivencialmente o ciclo vital Famíliar e suas possíveis associações as fases do desenvolvimento humano
- Algumas diferentes visões do desenvolvimento humano - Coerente com a Gestalt-terapia
- Ciclo Vital Familiar
- Momento do Ciclo Vital Familiar do Psicólogo
Prática Clínica Supervisionada
Articulação teoria e prática (workshops)
Investimento

Taxa de Matrícula: R$50,00 +
Mensalidade:
R$ 700,00
Faça sua pré-inscrição abaixo:
Corpo Docente
Marcelo Pinheiro
CRP 05/16499
Gestalt-Terapeuta, Doutor em História das Ciencias e das Técnicas e Epistemologia (HCTE - UFRJ). Mestre em psicologia social, especialista em psicologia clínica pelo CRP, especialista em psicologia organizacional pelo CRP, especialista em atendimento de casal e família na abordagem sistêmica (I.T.F.- RJ). Autor do livro “ O Afeto e o Afetar em Relações de Grupos: Um olhar a partir da Gestalt-Terapia” (ISNB 978-856456528-9), Coordenador do curso Especialização em Psicologia Clínica - Gestalt-Terapia (Indivíduo, Grupo e Família), coordenador do Curso " Atendimento Infantil na Abordagem Gestáltica - Trabalhando com crianças e suas famílias", sócio-fundador e responsável técnico do IGT, Editor chefe da Revista Virtual IGT na Rede, Coordenador do Centro de Documentação da Gestalt-Terapia Brasileira (CDGB) e presidente do XIV Congresso Internacional de Gestalt-terapia, Rio de Janeiro, 2015.
Márcia Estarque
CRP 05/17721
Especialista em psicologia clínica, especialista em atendimento de casal e família na abordagem sistêmica (U.F.R.J.), Gestalt-Terapeuta (Vita Clínica de psicoterapia), Coordenadora de curso de Especialização em Psicologia Clínica - Gestalt-terapia (Indivíduo, Grupo e Família), supervisora de atendimentos individuais, de grupo, de casal e de família, sócia fundadora do IGT, Editora assistente da Revista Virtual IGT na Rede, coordenadora de Cursos sobre Estresse, Depressão e Síndrome do pânico desde 1993.
Depoimentos
Como foi sua experiência clínica no IGT?
Qual a importância das aulas teóricas?
Qual o diferencial do IGT?
Como foi atender crianças na virtualidade a partir do IGT?
Gostou dos nossos depoimentos? Clique no botão abaixo e assista mais!
Continue assistindonossos depoimentos
Coordenador
Marcelo Pinheiro
Gestalt-Terapeuta, Doutor em História das Ciencias e das Técnicas e Epistemologia (HCTE - UFRJ). Mestre em psicologia social, especialista em psicologia clínica pelo CRP, especialista em psicologia organizacional pelo CRP, especialista em atendimento de casal e família na abordagem sistêmica (I.T.F.- RJ). Autor do livro “ O Afeto e o Afetar em Relações de Grupos: Um olhar a partir da Gestalt-Terapia” (ISNB 978-856456528-9), Coordenador do curso Especialização em Psicologia Clínica - Gestalt-Terapia (Indivíduo, Grupo e Família), coordenador do Curso " Atendimento Infantil na Abordagem Gestáltica - Trabalhando com crianças e suas famílias", sócio-fundador e responsável técnico do IGT, Editor chefe da Revista Virtual IGT na Rede, Coordenador do Centro de Documentação da Gestalt-Terapia Brasileira (CDGB) e presidente do XIV Congresso Internacional de Gestalt-terapia, Rio de Janeiro, 2015.