Curso Online

Especialização em 
Psicoterapia Infantil

A história da psicoterapia infantil 
dentro de uma perspectiva gestáltica

Faça sua pré-inscrição

Sobre o curso

A Especialização em Psicoterapia Infantil: A história da psicoterapia infantil dentro de uma perspectiva gestáltica busca capacitar o psicólogo para o atendimento à crianças e adolescentes, potencializando-os para atuar junto as famílias dos seus clientes quando necessário. Propiciar ao aluno experiência profissional através de prática supervisionada.

JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO

A partir da observação do interesse crescente em relação 
à abordagem Gestáltica e da constatação de que não existem, atualmente, cursos de especialização reconhecidos pelo MEC, 
voltados para o atendimento à crianças e adolescentes 
nesta abordagem, na cidade do Rio de Janeiro, 
identificamos a necessidade de desenvolvimento desta especialização. Este curso propiciará a oportunidade de aprimoramento do trabalho de psicólogos com crianças, adolescentes e suas famílias.

Investimento

Taxa de matrícula 50,00 + parcelas de R$700,00

Noite

Início: 03/06/2024

Segunda-Feira: 18h às 22h

Dia

Início: 21/06/2024

Sexta-Feira: 08h às 12h

Diferenciais:

  ​​Especialização em Psicoterapia Infantil: A história da psicoterapia infantil dentro de uma perspectiva gestáltica é uma Pós Graduação latu sensu reconhecida pelo MEC, e dá direito ao título de Especialista em Psicologia clínica emitido pelo CRP/CFP.

  ​​Prepara os alunos para os atendimentos psicoterapeuticos infantis na modalidade individual e de grupo.

  ​Nossas turmas têm o número limite de 16 alunos por turma, favorecendo a construção de uma intimidade entre os alunos e o corpo docente.

  ​Plataformas com cronograma das atividades e acesso à bibliografia do curso (textos e vídeos) utilizad​os nas aulas e workshops.

Desde o primeiro semestre os alunos acompanham supervisões de casos clínicos de alunos que se encontram em módulos mais avançados.

 ​​Atendimentos supervisionados por uma equipe experiente que acompanha de perto este aluno em seu desenvolvimento, desde o primeiro até o último semestre do curso. Este contexto favorece o seu aperfeiçoamento de forma continuada e aprofundada, o que traz mais segurança para os alunos.

 ​​Aulas teóricas-vivenciais ao longo de todo o curso, aliado à momentos vivenciais de final de semana, o que propicia uma ampliação de recursos para o trabalho do gestalt-terapeuta.

Prática Clínica Supervisionada

Atendimento a casais e famílias em equipe (OPCIONAL)- 2 horas / quinzenal (A partir do primeiro semestre)
Atendimento de grupo (OPCIONAL)– 1 hora e 30 minutos / semanal (A partir do segundo semestre) em co-terapia.
Atendimento Infantil Individual (OBRIGATÓRIO) – 1 hora / semanal (A partir do segundo semestre).

Duração: 24 meses

Faça sua pré-inscrição abaixo


    Nome*: Sobrenome:

    Estado e Cidade

    Ocupação:

    Como você chegou até este curso?

    Conteúdo programático:

    - Influências filosóficas: Humanismo, Existencialismo Dialógico, Fenomenologia, Holismo, Filosofias horientais;
    - Influências teóricas: Teoria de campo, Teoria organismica, e Psicologia da Gestat;
    - Conceitos fundamentais: Polaridades, Heterosuporte, Autosuporte, Conceito de Self;
    - Contextualizando a gestalt-terapia no universo euro-americano;
    - Introdução à psicoterapia infantil dentro de uma perspectiva gestáltica;
    - Recursos técnicos para o atendimento infantil: uma perspectiva gestáltica;
    - O trabalho com as famílias no atendimento infantil;
    - A avaliação psicológica no atendimento infantil: uma visão gestáltica;
    - Atendimento supervisionado;
    - O desenvolvimento infantil, e as fases do ciclo vital familiar: um olhar a partir da visão de homem gestáltica;
    - A prática psicoterapêutica infantil e os quadros clínicos mais frequentes na atualidade um olhar gestáltico;
    - A virtualidade no atendimento à criança e adolescentes;
    - A história da psicoterapia infantil dentro de uma perspectiva gestáltica;
    - Ética no atendimento infantil, contato com a escola e com outros profissionais de saúde;
    - A Administração de carreira na Psicologia Clínica - Recursos e estratégias;
    - A psicoterapia de grupo com crianças e adolescentes - Uma perspectiva gestáltica.

    Entre em contato pelas opções:

    Secretaria

    Ou pelo e-mail:

    contatos@igt.psc.br

    Administração

    Outras informações

    Coordenadores

    Corpo Docente

    Fernanda
    Bertolini

    Ana Carolina Fonseca Bianchi

    Juliana de Santana Matta Barreira

    CRP 05/44039

    CRP 05/41​817

    C RP 05/30157

    Psicóloga, Gestalt-terapeuta, Mestre em Neurociências pela Universidad Autónoma de Madrid, Especialista em Psicologia Clínica Gestalt-terapia (indivíduo, grupo, casais e famílias) pelo IGT. Coordenadora do setor de Psicologia Online do IGT, Coordenadora e Supervisora da Especialização em Psicologia Clínica através de recursos virtuais-Gestalt-terapia (indivíduo, grupo, casais e famílias). Supervisora de atendimentos clínicos individuais, de grupo, de casais, famílias; Formadora do curso Especialização em Psicologia Clínica- Gestalt-Terapia (Indivíduo, Grupo e Família).
    Psicóloga, Gestalt-terapeuta; Graduada pela Universidade Veiga de Almeida; Extensão universitária em Orientação Profissional Clínica e Institucional na Abordagem Gestáltica, pelo IGT (Instituto de Gestalt-terapia e atendimento familiar), e, em Oficinas Terapêuticas na Prática Clínica, no núcleo de pós - graduação da Universidade Veiga de Almeida; Supervisora de atendimentos clínicos individuais, de grupo, de casais, famílias e Orientação Profissional e de carreira; Professora do curso Especialização em Psicologia Clínica - Gestalt-Terapia (Indivíduo, Grupo e Familia); Psicóloga Clínica e Escolar. Orientadora Profissional parceira na clínica Penido de Terapia Cognitiva; Responsável técnica pelo Projeto de Orientação Profissional Vir a Ser; Membra da comissão organizadora do XIV Congresso Internacional de Gestalt-Terapia.
    Psicóloga, formada pela Universidade Federal do Rio de laneiro (UFRI). Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Gestalt-Terapeuta, especialista em Psicologia clínica. Psicóloga militar de carreira, atuando desde 2008 em atendimento clinico a adultos, casais e família.Professora-colaboradora do IGT. Atualmente, cursando Especialização em Psicologia Perinatal.

    Depoimentos

    Qual é o diferencial do IGT?

    Experiência com as aulas teóricas do IGT

    Como foi atender crianças na virtualidade?

    Como foi a experiência com os Workshops do IGT?

    Você recomedaria o IGT?

    Uma palavra que define o IGT