A experiência de contato de graduandos em Psicologia e o uso da Internet.<br>Contact experience according to Psychology students and the use of Internet.

Auteurs-es

  • Maria Amélia Güllnitz Zampronha PUCSP

Mots-clés :

Experiência

Résumé

Apresenta-se aqui uma leitura gestáltica e um relato de pesquisa – da dissertação intitulada “A experiência de relação com o outro de alunos de graduação em Psicologia e o uso da Internet” (Zampronha, 2012). Embora o referencial teórico para a fundamentação da citada pesquisa seja a teoria crítica da sociedade, acredita-se que é possível uma leitura dos resultados obtidos a partir do referencial da Gestalt-terapia e que tal leitura pode contribuir para a reflexão acerca da formação do psicólogo bem como de sua atuação profissional. Esta reflexão é possível, pois a pesquisa incide, principalmente, sobre a experiência espontânea dos sujeitos, considerando suas relações consigo próprio, com o outro e sua inserção na sociedade, que são elementos essenciais do contato e da awareness. O objetivo da dissertação é verificar a relação entre esta experiência e o uso da Internet considerando três aspectos, definidos como categorias de análise: preconceito, racionalidade tecnológica e narcisismo. Já que o objeto de estudo da Psicologia é o indivíduo, considerado em suas relações com a sociedade, espera-se que o psicólogo seja capaz de perceber-se e diferenciar-se dos outros indivíduos, de percebê-los e diferenciá-los entre si e de refletir criticamente acerca dos contextos social, econômico, cultural e político. O método compreende a aplicação de um Questionário de hábitos de uso de Internet e de uma escala Likert, denominada escala de Experiência com o outro (escala E), e o tratamento estatístico dos resultados obtidos. A escala E é dividida em três subescalas – de preconceito, de racionalidade tecnológica e de narcisismo – e avalia as atitudes dos sujeitos em relação às três categorias de análise, compreendendo que elas podem permear e interferir na experiência com o outro e na experiência de autoconsciência. Um alto escore na escala E indica prejuízo da experiência espontânea. Os sujeitos são 72 alunos do curso de graduação em Psicologia, de uma faculdade privada da cidade de São Paulo. As hipóteses prevêem: forte correlação entre o uso da Internet e as atitudes expressas na relação com o outro; uso mais relacionado à comunicação e à solução de problemas imediatos que à informação; e que quanto maior esse tipo de uso, maior a pontuação na escala E. Verificou-se que a amostra tende a expressar maiores graus de preconceito e adesão à racionalidade tecnológica e menor grau de narcisismo e que há correlação entre o modo como os sujeitos utilizam a Internet e a expressão dessas três categorias.

Biographie de l'auteur-e

Maria Amélia Güllnitz Zampronha, PUCSP

Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003), especialista em Administração de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007), cursou formação em Gestalt-terpia no Instituto Gestalt de São Paulo (2010), é Mestre e Doutoranda no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Atua principalmente nos seguintes temas: psicoterapia, formação em Psicologia e teoria crítica.

Publié-e

2014-02-07

Comment citer

Zampronha, M. A. G. (2014). A experiência de contato de graduandos em Psicologia e o uso da Internet.<br>Contact experience according to Psychology students and the use of Internet. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 10(19). Consulté à l’adresse https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/368