Ajustamento criativo das crianças do projeto bom de bola, bom na escola: uma compreensão da gestalt-terapia.<br>Creative adjustment of children of the good ball, good at school project: a gestalt-therapy understanding

Autores/as

  • Laynara Soares Vilagra Univrsidade Católica Dom Bosco -UCDB - Campo Grande/MS
  • Thamyres Ribeiro Pereira Universidade Católica Dom Bosco - UCDB
  • Maria Elisa De Lacerda Faria Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Palabras clave:

Gestalt-terapia, Ajustamento Criativo, Processo Grupal, Clinica Ampliada e Criança

Resumen

Diante da oportunidade de trabalhar com crianças no Projeto da Policia Militar, Bom de Bola, Bom na Escola tivemos como objetivo principal analisar, por meio de uma dimensão psicossocial, o ajustamento criativo nas crianças do projeto a partir do referencial da Gestalt-terapia. O projeto está sendo realizado através da construção de grupo temático operativo e análise do mesmo. O presente artigo baseia-se no método fenomenológico e descritivo onde se subsidia a Gestalt-terapia, o que deu suporte e embasamento para o trabalho. Deixamos o lugar da clínica individual para darmos espaço ao trabalho da Clínica Ampliada e, por intermédio desse processo grupal, observou-se que o grupo foi propiciador de ajustamentos criativos. Diante disso, coube a nós profissionais utilizar mecanismos, em favor de uma avaliação mais profunda e mais humana da realidade psicossocial do indivíduo, a fim de respeitar suas particularidades. Faced with the opportunity to work with children in the Project of the Military Police, God ball, Good at School, we had as main objective to analyze, through a psychosocial dimension, the creative adjustment in the children of the project from the Gestalt-therapy referential. The project is being carried out through the construction of an operational thematic group and its analysis. The present article is based on the phenomenological and descriptive method where Gestalt-therapy is subsidized, which gave support and grounding for the work. We left the place of the individual clinic to give space to the work of the Expanded Clinic and through this group process; it was observed that the group was conducive to positive adjustments. Faced with this, it was up to professionals to use mechanisms, in favor of a deeper and more humane assessment of the psychosocial reality of the individual, in order to respect their particularities. Key-Words: Gestalt-therapy; Creative Adjustment; Group Process; Expanded Clinic and Child.

Biografía del autor/a

Laynara Soares Vilagra, Univrsidade Católica Dom Bosco -UCDB - Campo Grande/MS

Graduada em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2016) e Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar pela Uniasselvi. Atua como Psicóloga Clínica na abordagem Gestáltica e tem experiência nas seguintes funções: Psicoterapia individual e em grupo; Avaliação Psicológica; Orientação Vocacional; Assessoria Escolar; e Palestras e Rodas de conversa em escolas e instituições. É também uma das idealizadoras do projeto ''Oficina de Férias: Atividade de Potencialização para Crianças'', tendo como objetivo principal propiciar atividades didáticas e experienciais, dirigidas a crianças entre 4 a 11 anos.

Thamyres Ribeiro Pereira, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

CRP: 14/06862-7 graduada em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2016) e Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar pela Uniasselvi. Atua como Psicóloga Clínica na abordagem Gestáltica e tem experiência nas seguintes funções: Psicoterapia individual e em grupo; Avaliação Psicológica; Orientação Vocacional; Assessoria Escolar; e Palestras e Rodas de conversa em escolas e instituições. É também uma das idealizadoras do projeto ''Oficina de Férias: Atividade de Potencialização para Crianças'', tendo como objetivo principal propiciar atividades didáticas e experienciais, dirigidas a crianças entre 4 a 11 anos.

Maria Elisa De Lacerda Faria, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Graduada em Psicologia pela UCDB - CRP 14/06844-5, Especialização em Saúde Mental pela UCDB possui formação em Professional and Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching e em Prevenção do Uso de Drogas - Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias pela Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalha com a abordagem psicanalítica com adolescentes e adultos, avaliação psicológica e psicodiagnóstico. Tem experiência de trabalho na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho e faz parte do grupo de pesquisa vinculado ao CNPq "Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida do Trabalhador".

Publicado

2019-10-21

Cómo citar

Soares Vilagra, L., Ribeiro Pereira, T., & De Lacerda Faria, M. E. (2019). Ajustamento criativo das crianças do projeto bom de bola, bom na escola: uma compreensão da gestalt-terapia.<br>Creative adjustment of children of the good ball, good at school project: a gestalt-therapy understanding. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 15(29). Recuperado a partir de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/559