Ajustamento criativo das crianças do projeto bom de bola, bom na escola: uma compreensão da gestalt-terapia.<br>Creative adjustment of children of the good ball, good at school project: a gestalt-therapy understanding
Keywords:
Gestalt-terapia, Ajustamento Criativo, Processo Grupal, Clinica Ampliada e CriançaAbstract
Diante da oportunidade de trabalhar com crianças no Projeto da Policia Militar, Bom de Bola, Bom na Escola tivemos como objetivo principal analisar, por meio de uma dimensão psicossocial, o ajustamento criativo nas crianças do projeto a partir do referencial da Gestalt-terapia. O projeto está sendo realizado através da construção de grupo temático operativo e análise do mesmo. O presente artigo baseia-se no método fenomenológico e descritivo onde se subsidia a Gestalt-terapia, o que deu suporte e embasamento para o trabalho. Deixamos o lugar da clínica individual para darmos espaço ao trabalho da Clínica Ampliada e, por intermédio desse processo grupal, observou-se que o grupo foi propiciador de ajustamentos criativos. Diante disso, coube a nós profissionais utilizar mecanismos, em favor de uma avaliação mais profunda e mais humana da realidade psicossocial do indivíduo, a fim de respeitar suas particularidades. Faced with the opportunity to work with children in the Project of the Military Police, God ball, Good at School, we had as main objective to analyze, through a psychosocial dimension, the creative adjustment in the children of the project from the Gestalt-therapy referential. The project is being carried out through the construction of an operational thematic group and its analysis. The present article is based on the phenomenological and descriptive method where Gestalt-therapy is subsidized, which gave support and grounding for the work. We left the place of the individual clinic to give space to the work of the Expanded Clinic and through this group process; it was observed that the group was conducive to positive adjustments. Faced with this, it was up to professionals to use mechanisms, in favor of a deeper and more humane assessment of the psychosocial reality of the individual, in order to respect their particularities. Key-Words: Gestalt-therapy; Creative Adjustment; Group Process; Expanded Clinic and Child.Published
2019-10-21
How to Cite
Soares Vilagra, L., Ribeiro Pereira, T., & De Lacerda Faria, M. E. (2019). Ajustamento criativo das crianças do projeto bom de bola, bom na escola: uma compreensão da gestalt-terapia.<br>Creative adjustment of children of the good ball, good at school project: a gestalt-therapy understanding. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 15(29). Retrieved from https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/559
Issue
Section
Artigos
License
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
- Não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
- Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.