Os desafios e possibilidades de socialização de crianças autistas na escola numa perspectiva gestáltica<br>Challenges and possibilities of socialization of autistic children at school in a gestalt perspective

Autores/as

  • Antonia Jucieelly Silva Caruca Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Deyseane Maria Araújo Lima Estácio e UniNassau

Palabras clave:

Criança Autista, Escola, Socialização, Gestalt-terapia.

Resumen

O exposto artigo teve como objetivo investigar os desafios e as possibilidades do manejo com crianças autistas que estão no processo de socialização no contexto escolar numa perspectiva gestáltica. A abordagem metodológica é qualitativa com enfoque na revisão integrativa. As publicações, selecionadas em bases de dados eletrônicas, somaram 06 referências entre artigos publicados na SciElo e Pepsic nos últimos 17 anos. A análise dos dados salientou a natureza dos trabalhos, os objetivos das pesquisas, conclusões apresentadas, do mesmo modo que os assuntos pertinentes a autismo infantil, socialização, escola e Gestalt-terapia. Os resultados revelaram uma escassez de publicações no âmbito da psicologia relacionada o manejo do psicólogo escolar Gestalt-Terapeuta com crianças autistas na escola. Havendo uma gama maior de trabalhos no âmbito da pedagogia e da psicopedagogia, entretanto que não contempla a abordagem em questão. A Gestalt-terapia tem muito a contribuir com o manejo com crianças autistas no contexto escolar, visto que, possibilitará um espaço que ela desenvolva suas potencialidades com uso de jogos lúdicos e dinâmicos, que facilitará a socialização da criança.

Biografía del autor/a

Antonia Jucieelly Silva Caruca, Centro Universitário Estácio do Ceará

Antonia Jucieelly Silva Caruca – 25 anos. Graduação em psicologia pelo Centro Universitário Estácio do Ceará (2017); Curso em Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento – SUPERA (2016); Pós-graduanda em Saúde mental e atenção psicossocial pela Estácio do Ceará; Psicóloga no Centro de Referência de Assistência Social em Canindé; Psicóloga voluntária no PRAVIDA Canindé.

Deyseane Maria Araújo Lima, Estácio e UniNassau

Psicóloga. Formação em Gestalt Terapia. Formação em Gestalt Terapia com casais e famílias. Formação em Gestalt-Terapia com crianças e adolescentes. Especialista em Educação à Distância. Especialista em Educação Inclusiva. Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Mestre em psicologia. Doutora em Educação. Professora da graduação e pós-graduação em psicologia.

Publicado

2019-01-25

Cómo citar

Silva Caruca, A. J., & Lima, D. M. A. (2019). Os desafios e possibilidades de socialização de crianças autistas na escola numa perspectiva gestáltica<br>Challenges and possibilities of socialization of autistic children at school in a gestalt perspective. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 15(29). Recuperado a partir de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/527