Psicologia do Esporte: O Futebol na abordagem Gestáltica<br>Sport Psychology: The Gestalt approach in Football

Autores/as

  • Simone Mazza FMU-SP

Palabras clave:

Psicologia do Esporte

Resumen

O trabalho que apresento iniciado em 1991, é realizado no Nova Iguaçu Futebol Clube, fundado em 01/04/1990. Ou seja, iniciado um ano após sua fundação. Esse fato vem nos mostrar a preocupação desses dirigentes com a formação do atleta. A filosofia de trabalho sempre foi de formar não só o Atleta, mas também o ‘Homem’. E é aí que se evidencia a importância do psicólogo nessa estrutura. Hoje, após todos esses anos , sei que é um dos fatores que torna tudo muito diferente. Pois, muitas vezes, quando o psicólogo entra junto com equipes ou técnicos, quando um profissional sai, saem todos daquela equipe, como já ocorreu em vários Clubes ou equipes /seleções. A medida que o trabalho se desenvolveu, fez-se necessário pesquisar esse ” novo” meio , na época, era ainda tímido o trabalho de psicólogos no futebol. Foi quando através de uma especialização em Psicologia do Esporte realizada na FMU- SP , se abriu um leque de possibilidades de formas de trabalho. O Inicio do trabalho era com entrevistas individuais, reuniões com a comissão técnica e diretoria, assistir aos jogos , observação e aproximação dos treinos e , finalmente, os encontros de grupos. Aos poucos, conforme ia conhecendo e experimentando e explorando , por meiode tentativa e erro , foi surgindo a aproximação com a Gestalt.

Biografía del autor/a

Simone Mazza, FMU-SP

Psicóloga, Gestalt-terapeuta, com formações em Neurolinguística, Bioenergética e Especialização em Psicologia do Esporte pela FMU-SP .

Publicado

2014-04-10

Cómo citar

Mazza, S. (2014). Psicologia do Esporte: O Futebol na abordagem Gestáltica<br>Sport Psychology: The Gestalt approach in Football. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 10(19). Recuperado a partir de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/392