Psicologia do Esporte: O Futebol na abordagem Gestáltica<br>Sport Psychology: The Gestalt approach in Football
Keywords:
Psicologia do EsporteAbstract
O trabalho que apresento iniciado em 1991, é realizado no Nova Iguaçu Futebol Clube, fundado em 01/04/1990. Ou seja, iniciado um ano após sua fundação. Esse fato vem nos mostrar a preocupação desses dirigentes com a formação do atleta. A filosofia de trabalho sempre foi de formar não só o Atleta, mas também o ‘Homem’. E é aí que se evidencia a importância do psicólogo nessa estrutura. Hoje, após todos esses anos , sei que é um dos fatores que torna tudo muito diferente. Pois, muitas vezes, quando o psicólogo entra junto com equipes ou técnicos, quando um profissional sai, saem todos daquela equipe, como já ocorreu em vários Clubes ou equipes /seleções. A medida que o trabalho se desenvolveu, fez-se necessário pesquisar esse ” novo” meio , na época, era ainda tímido o trabalho de psicólogos no futebol. Foi quando através de uma especialização em Psicologia do Esporte realizada na FMU- SP , se abriu um leque de possibilidades de formas de trabalho. O Inicio do trabalho era com entrevistas individuais, reuniões com a comissão técnica e diretoria, assistir aos jogos , observação e aproximação dos treinos e , finalmente, os encontros de grupos. Aos poucos, conforme ia conhecendo e experimentando e explorando , por meiode tentativa e erro , foi surgindo a aproximação com a Gestalt.Published
2014-04-10
How to Cite
Mazza, S. (2014). Psicologia do Esporte: O Futebol na abordagem Gestáltica<br>Sport Psychology: The Gestalt approach in Football. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 10(19). Retrieved from https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/392
Issue
Section
Artigos
License
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
- Não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
- Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.