The individuality within children’s Rhythmic Gymnastics training groups
A standpoint from Gestalt therapy
Keywords:
Gestalt therapy, Children, Sport Psychology, Rhythmic GymnasticsAbstract
Esse artigo pretende, a partir do olhar da Gestalt-terapia, compreender a criança e sua totalidade dentro dos grupos de treinamentos da Ginástica Rítmica, bem como evidenciar como a individualidade é importante para o funcionamento saudável do grupo. Além de compreender o esporte como um importante campo, funcional ou disfuncional, de construção de subjetividade. Um dos objetivos é discutir a articulação, ainda pouco explorada, da Gestalt-terapia enquanto abordagem para a área da Psicologia do Esporte. Assim, esse artigo pontua sobre como o próprio grupo pode identificar quando a criança deixa de estar saudável e quais as possibilidades para tornar o ambiente melhor. A metodologia utilizada é a referência bibliográfica crítica, e como conclusão tem-se a ideia de manter a fé na potencialidade da terapia individual para a criança construir e reconstruir seu fluxo de interação criativa com o mundo, otimizada pela visão fenomenológica, existencialista e holística da Gestalt-terapia dentro do campo de treinamento da GR. É com essa força que se torna possível acreditar em ginastas se transformando em seres humanos plurais em busca da plenitude de ser o que se pode ser.
Palavras-chave: Gestalt-terapia, Criança, Psicologia do Esporte, Ginástica Rítmica.
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