Gestalt-terapia e Grupos infantis de treinamento de Ginástica Rítmica: uma revisão narrativa<br>Gestalt therapy and children's rhythmic gymnastics training groups: a narrative review
A standpoint from Gestalt therapy
Palavras-chave:
Gestalt-terapia, Criança, Psicologia do Esporte, Ginástica RítmicaResumo
O estudo é uma revisão bibliográfica narrativa sobre a construção da subjetividade na criança, a criatividade e as práticas esportivas na ginástica rítmica para promover a saúde, sob a perspectiva da Gestalt-terapia. Utilizando bases de dados como Google Acadêmico, Pepsic e Scielo, foram analisados artigos, livros e capítulos de livros publicados nos últimos trinta anos em português, inglês e espanhol. Dos 234 registros iniciais, apenas 29 foram selecionados para análise, destacando a potencial aplicação da Gestalt-terapia na Psicologia do Esporte, especialmente em atividades que enfatizam criatividade, autenticidade e espontaneidade, como a ginástica rítmica. O esporte como campo de construção de subjetividade é relevante no desenvolvimento da criatividade e da saúde na infância. Além disso, neste artigo buscou-se identificar quando a criança deixa de estar saudável e quais as possibilidades para tornar o ambiente esportivo em um ambiente acolhedor, onde ginastas possam se transformar em adultos sem comportamentos enrijecidos, mas sim em seres humanos plurais em busca da plenitude de ser o que se pode ser.
Palavras-chave: Gestalt-terapia, Criança, Psicologia do Esporte, Ginástica Rítmica, Saúde.
ABSTRACT
The study is a narrative literature review on the construction of subjectivity in children, creativity and sports practices in rhythmic gymnastics to promote health, from the perspective of Gestalt therapy. Using databases such as Google Scholar, Pepsic, and Scielo, articles, books, and book chapters published in the last thirty years in Portuguese, English, and Spanish were analyzed. Out of the initial 234 records, only 29 were selected for analysis, highlighting the potential application of Gestalt therapy in Sports Psychology, especially in activities that emphasize creativity, authenticity, and spontaneity, such as rhythmic gymnastics. Sport as a field for the construction of subjectivity is relevant in the development of creativity and health in childhood. Additionally, this article aimed to identify when a child ceases to be healthy and explore possibilities to transform the sports environment into a welcoming space, where gymnasts can evolve into adults without rigid behaviors, but rather as diverse individuals seeking the fullness of being what they can be.
Keywords: Gestalt therapy, Children, Sport Psychology, Rhythmic Gymnastics, Health.
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