Congressos anteriores
-
VI CONGRESSO IGT DE GESTALT-TERAPIA
ATENÇÃO: Para submeter um trabalho, siga as orientações clicando aqui
O "VI CONGRESSO IGT DE GESTALT-TERAPIA" acontrecerá entre os dias 24, 25 e 26 de outubro, de forma 100% on-line a partir da plataforma ZOOM, e as inscrições de trabalho ocorrerão entre os dias 1 de junho a 31 de julho. Terá como tema central: Gestalt-Terapia e relações humanas em um mundo em transformação, com cinco eixos temáticos:Eixos Temáticos:
1. Gestalt-Terapia, Tecnologia e Interações Humanas.
Este eixo temático convida à exploração das relações entre a Gestalt-terapia e as interações mediadas por tecnologia, focando em como a tecnologia impacta o contato, a awareness e o diálogo humano. Busca investigar as transformações no setting terapêutico com o uso de tecnologias (sessões online, realidade virtual, realidade ampliada) e seus desafios éticos e técnicos. Analisa a influência das plataformas digitais (redes sociais, jogos online) nas relações transgeracionais, na formação de vínculos, expressão emocional, identidade e alteridade, abordando fenômenos como cyberbullying e isolamento virtual. Explora o potencial da tecnologia como ferramenta de suporte e intervenção para autoconhecimento e conexão, e como campo de investigação fenomenológica para novas figuras e fundos nas interações mediadas.
Este eixo temático visa fomentar um diálogo crítico e construtivo, incentivando a apresentação de pesquisas teóricas, relatos de experiência e propostas de intervenção que ampliem a compreensão da intrincada relação entre a Gestalt-terapia, a tecnologia e as interações humanas em nosso tempo. Convidamos você a trazer sua perspectiva e contribuir para a construção de um saber gestáltico relevante para os desafios do século XXI.
2. Cultura, Identidade, Diversidade e Inclusão em Tempos de Cancelamento.
Este eixo temático busca estimular um debate aberto e multifacetado, acolhendo contribuições teóricas, metodológicas e práticas que lancem luz sobre as complexas relações entre cultura, identidade, diversidade, inclusão e o fenômeno do cancelamento, com o objetivo de construir um saber gestáltico mais sensível e engajado com as demandas da contemporaneidade.
Convida a refletir sobre como as dinâmicas culturais e sociais atravessam a formação das identidades e como a busca por inclusão se manifesta em um cenário de crítica pública. Serão exploradas a construção da identidade em contextos culturais diversos, as barreiras à inclusão de grupos minorizados e o potencial da Gestalt-terapia para promover espaços inclusivos. O fenômeno do "cancelamento" será analisado sob a ótica gestáltica, investigando as necessidades e processos psicológicos subjacentes, e o papel da arte como ferramentas de expressão e transformação será considerado. Também se busca discutir as contribuições da Gestalt-terapia para a equidade social.
3. Saúde mental dentro e fora do mundo corporativo.
Este eixo temático visa estimular um diálogo interdisciplinar e engajado, reunindo perspectivas teóricas, pesquisas e relatos de experiência que ampliem a compreensão da saúde mental em suas múltiplas dimensões, tanto no universo corporativo quanto na amplitude da vida. Convidamos você a compartilhar suas contribuições para a construção de práticas mais humanizadas e eficazes no cuidado da saúde mental.
Analisa o impacto do ambiente profissional no bem-estar psíquico e as diversas dimensões da saúde mental no cotidiano. Propomos explorar como o contexto profissional, com suas demandas, pressões e dinâmicas relacionais específicas, impacta o bem-estar psíquico. Serão abordados os desafios da saúde mental no trabalho (burnout, assédio), a interface entre vida profissional e pessoal (conciliação trabalho-vida, cultura do produtivismo, hiperconexão), a promoção da saúde mental em diferentes contextos (comunidades, escolas), a experiência subjetiva do sofrimento psíquico sob a ótica gestáltica e as políticas e práticas de saúde mental.
Este eixo temático convida a uma reflexão abrangente sobre a saúde mental, considerando as particularidades do ambiente corporativo e a vida para além de seus muros.
4. Corpo, Autoconsciência em Tempos de Alta Velocidade.
Este eixo temático busca estimular um diálogo que explore a conexão entre corpo e autoconsciência diante do ritmo acelerado da atualidade, convidando a reflexões teóricas, relatos de práticas clínicas e propostas de investigação que ofereçam insights e ferramentas para manutenção da integridade e a profundidade da experiência humana.
Examina como o ritmo acelerado da vida, a pressão por produtividade, a hiperconectividade se inscrevem no corpo através de sintomas físicos e tensões crônicas e de que maneira a Gestalt-terapia pode auxiliar na leitura dessas manifestações e na promoção de um maior equilíbrio organísmico. Será abordado o corpo como âncora em tempos de alta velocidade.
5. Práticas Gestálticas com grupos terapêuticos e grupos íntimos em tempos de aceleração tecnológica e relações líquidas.
Este eixo temático busca estimular um diálogo crítico e criativo sobre a prática gestáltica com grupos terapêuticos e íntimos na contemporaneidade, acolhendo reflexões teóricas, relatos de experiências clínicas e propostas de intervenção que considerem os desafios e as oportunidades da aceleração tecnológica e da fluidez das relações.
Centraliza-se nos desafios e adaptações das práticas gestálticas com grupos terapêuticos e íntimos (casais, famílias) frente à aceleração tecnológica e às relações líquidas. Serão discutidos o impacto da tecnologia nas dinâmicas grupais e íntimas, a influência da fluidez relacional nos grupos, a adaptação de técnicas gestálticas para modalidades online e híbridas, o trabalho com intimidade e sexualidade na contemporaneidade, e a construção da identidade grupal e individual na era digital. O objetivo é refletir sobre como a Gestalt-terapia pode facilitar o contato autêntico e o crescimento nesses contextos complexos.
Teremos as modalidades: tema livre, mesa redonda, mini-curso, seminário, fórum interativo, workshop, apresentação artística e lançamento de livros.
-
Anais do V Congresso IGT de Gestalt-Terapia
ATENÇÃO: Para submeter um trabalho, siga as orientações clicando aqui
O "V CONGRESSO IGT DE GESTALT-TERAPIA" ocorreu nos dias 27 e 29 de outubro de 2023, de forma 100% on-line a partir da plataforma ZOOM. Teve como tema central: SER GESTALT-TERAPEUTA E OS DESAFIOS DOS TEMPOS ATUAIS, com três eixos temáticos:1. Ativismo e movimentos sociais.
- Gestalt-Terapia e as questões raciais
- Gestalt-Terapia e movimento LGBTQIA+
- Gestalt-Terapia e populações originárias
- Gestalt-Terapia e a cultura do cancelamento e a polarização social
- Gestalt-Terapia política e fake news2. Impactos da aceleração das mudanças tecnológicas no existir humano
- Virtualização e liquefação das relações
- O corpo e a aceleração do rítimo de vida
- As relações transgeracionais na contemporaneidade
- Redes sociais
- Realidade ampliada
- Realidade virtual
- Inteligência artificial
- Os desenvolvimentos da Gestalt-Terapia e as novas formas de relação
- Para além do 1 a 1: o trabalho com grupos casais e famílias em um mundo em transformação3. Sofrimento humano e mudança nos dias de hoje
- Hiperatividade
- Autismo
- Bullying
- Suicídio
- Autolesão (automutilação)
- Pós-pandemia e o "novo normal": sofrimento e transformaçãoTeremos as modalidades: tema livre, mesa redonda, mini-curso, seminário, fórum interativo, workshop, apresentação artística e lançamento de livros.
-
Anais do IV Congresso IGT de Gestalt-Terapia- Anais
Tema: "O corpo, contato e experimento em Gestalt-Terapia: aprendendo a aprender nos tempos atuais."
Congresso aconteceu nos dias 23 à 25 de agosto de 2019.Eixos temáticos:
1) "Aprendendo a aprender: a arte do contato e a estética do experimento"
Objetivos: temas que tratem da beleza da experiência do contato, da boa forma no uso de experimentos ou que utilizem a expressão artística como meio facilitador do processo de desenvolvimento humano em GT.2) Fronteiras de contato e relações humanas na comunidade gestáltica: pontes ou muros?
Objetivos: O objetivo deste momento é promover um espaço de reflexão e de discussão sobre os "corpos" das comunidades de Gestalt-terapeutas, as suas diferenças internas e as possibilidades de contato/diálogo/encontro.3) O corpo, o "experimentar" e o "teorizar" diante dos desafios atuais
Objetivos: trabalhos que discutam a relação entre experiência e teoria no que se refere às formas de expressão que envolvam o corpo na atualidade, dentro de uma perspectiva gestáltica. Reflexões sobre o olhar para o corpo nas relações humanas virtualizadas.4) O "experimentar" no mercado de trabalho do Psicólogo: inovações, riscos e aprendizado no contexto atual.
Objetivos: temas que tragam reflexões sobre as comunicações práticas e inovações para a entrada e manutenção do psicólogo no mercado de trabalho, o uso de ferramentas de marketing virtual, atendimento online, cursos on line, as interações em rede social e seus impactos. -
Anais do III Congresso IGT de Gestalt-Terapia- Anais
Este evento tem como objetivo propiciar um espaço de troca que facilite o desenvolvimento da Gestalt-Terapia brasileira, além de contribuir com a divulgação desta perspectiva.
-
Anais do II Congresso IGT de Gestal Terapia - Anais
O "II Congresso IGT de Gestalt-Terapia" e um evento organizado pelo IGT-Instituto de Gestalt-Terapia e Atendimento Familiar com atividades desenvolvidas por convidados, apresentação de seminários ligados as linhas de pesquisa do Instituto e também com a presença de trabalhos inscritos e avaliados por sua comissão cientifica.
-
Anais do I Congresso IGT de Gestalt-Terapia- Anais
Este evento tem como objetivo propiciar um espaço de troca que facilite o desenvolvimento da Gestalt-terapia brasileira, além de contribuir com a divulgação desta perspectiva. O tema central deste evento é "A Formação do Gestalt Terapeuta", mas as discussões e os trabalhos apresentados não precisam se restringir ao este assunto.