Implementação de um grupo de estudos em Gestalt-terapia – relato de experiência
Palavras-chave:
Psicologia Humanista, Gestalt-terapia, Logoterapia, Terapia Centrada no ClienteResumo
A presente proposta tem como objetivo a apresentação oral de um relato de experiência sobre a elaboração e implementação de um grupo de estudos em Gestalt-terapia, no interior do estado do Mato Grosso. Não sendo encontrado nenhum registro de outro grupo de estudos em Gestalt-terapia na região, considera-se esse como o primeiro a ser realizado.
Para uma melhor compreensão da realidade sociocultural do município onde o grupo de estudos está ocorrendo, julgo pertinente pontuar que o estado do Mato Grosso tem como principal fonte econômica o agronegócio, o que influencia no estilo de vida das pessoas aqui residentes. Além disso, a cidade a qual me refiro possui uma população estimada em 112.547 habitantes em 2024, de acordo com o IBGE. Entre as instituições de ensino superior presentes no município, duas delas oferecem o curso de psicologia, de forma particular.
O grupo de estudos iniciou-se em janeiro de 2025, por duas psicólogas, ambas com atuação profissional na clínica, uma delas já Gestalt-terapeuta e a outra com interesse na abordagem. Destaco que a psicóloga Gestalt-terapeuta, na época em que idealizou o grupo de estudos, atuava como professora em uma das instituições de ensino superior presente no município, ministrando aula da disciplina de Teorias em Psicologia – Humanista Existencial e supervisionando o estágio clínico em psicologia, na abordagem humanista.
O público-alvo do grupo de estudos são profissionais e estudantes de psicologia. Os encontros são fluidos, à depender do ciclo de leitura, sem uma frequência e período pré-estabelecido. O mesmo ocorre de maneira presencial, com debate teórico sobre a literatura previamente selecionada para ser estudada e uma vivência prática relacionada com a literatura, por este motivo o grupo de estudos foi nominado como “Convivências Gestálticas”.
O objetivo das profissionais idealizadoras deste grupo é ampliar o conhecimento sobre a teoria da Gestalt-terapia e, também, fazer com que esta abordagem se torne mais conhecida na região, tendo em vista que poucos profissionais no município possuem conhecimento sobre a Gestalt-terapia. Com isso, o grupo foi pensado como uma alternativa para a propagação dos conhecimentos e as possibilidades de atuação dentro dessa abordagem, além de fortalecer os laços e vínculos profissionais.
Nos encontros do grupo de estudos é debatido questões contemporâneas, anseios pessoais de cada participante, bem como, as demandas que estas se deparam em sua atuação na clínica.
Com isso, apresento essa proposta de apresentação de trabalho, na modalidade de comunicação oral, para que possa ser compartilhado essa experiência de implementação de um grupo de estudos, com outros profissionais Gestalt-terapeutas, que idealizam implementar um grupo de estudos em sua região, abrindo espaço para um debate e troca de experiências, de forma a fortalecer a Gestalt-terapia enquanto abordagem teórica e prática da psicologia nas mais variadas regiões do Brasil, inclusive em locais distantes dos grandes centros.