Levantamento sistemático de escalas de dependência digital

Autores

  • Tiago Geraldo de Azevedo Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Carollina Souza Guilhermino
  • Juliana Gabriela Vieira Passos
  • Maria Eduarda de Souza Martins
  • Paulo Gregório Nascimento da Silva
  • Marco Antônio Silva Alvarenga

Palavras-chave:

dependência digital, tecnologias de informação, tecnologias de comunicação, escalas psicométricas

Resumo

O uso de dispositivos digitais, como computadores, smartphones, videogames, tablets e smart TVs, é amplamente difundido devido à sua acessibilidade, conveniência e capacidade de proporcionar entretenimento e comunicação. Embora esses dispositivos ofereçam diversos benefícios, seu uso excessivo pode levar à dependência digital (DD), um problema que afeta negativamente o bem-estar psicológico, a saúde física, as relações sociais, o sono e a qualidade do desempenho profissional. Com o aumento expressivo do uso de dispositivos digitais globalmente, a DD tornou-se uma questão de saúde pública, reconhecida por diversos autores e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A DD caracteriza-se pela incapacidade de realizar tarefas sem o uso de dispositivos de comunicação digital, gerando ansiedade, medo e insegurança na ausência desses recursos. Essa dependência é impulsionada pelas experiências prazerosas proporcionadas pelo uso dos dispositivos, que funcionam como recompensas, tornando o controle do uso cada vez mais difícil. Apesar dos impactos negativos da DD, não há métodos clínicos claros para sua identificação. Até o momento, a única subcategoria listada no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais é o Transtorno de Jogo pela Internet. Portanto, é necessário desenvolver estratégias de avaliação clínicas e diagnósticas, além de instrumentos de medida válidos e confiáveis para avaliar a DD. Para identificar esses instrumentos, foi realizado um levantamento sistemático da literatura utilizando descritores específicos em diversas bases de dados internacionais e nacionais. Foram identificadas cinco escalas desenvolvidas para avaliar a DD: a Digital Addiction Scale for Children (DASC) para crianças libanesas; a Digital Addiction Scale for Teenagers (DAST) para adolescentes na Estônia; a Digital Addiction Scale (DAS) para universitários na Turquia, adaptada para o contexto brasileiro; a Digital Addiction Scale for 19 Years and Over, também na Turquia; e a Scale to Evaluate the Perception of Leaders on Digital Employee Addiction (EPLDDE), desenvolvida no contexto de uma companhia estatal no Brasil. Estes instrumentos são fundamentais para observar a expressão da DD e investigar como outras variáveis podem atuar como preditoras ou desfechos deste fenômeno, contribuindo para o entendimento de seu funcionamento, desenvolvimento, prevenção e intervenção. Entretanto, foi possível constatar que há poucos instrumentos para mensurar a DD de forma mais abrangente do que suas subcategorias (e.g., dependência de internet, dependência de smartphone, dependência de Facebook). Considerando que a dependência de dispositivos digitais pode produzir mudanças significativas na subjetividade humana, torna-se evidente a necessidade de instrumentos válidos e confiáveis para avaliá-la. A avaliação precisa é essencial para abordar este problema emergente e seu impacto significativo na saúde pública e no bem-estar individual.

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Publicado

2025-10-09