Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice, RTF ou WordPerfect.*
  • Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar. *
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção "Submissão".*
  • Em caso de submissão a uma modalidade com avaliação pelos pares (duplo-cego), os nomes dos autores foram removidos inclusive na bibliografia e notas de rodapé. *
  • Em caso de submissão para avaliação pelos pares (duplo-cego), todos os documentos do Microsoft Office (incluindo documentos suplementares) foram salvos usando a opção "Salvar como"; em seguida clicando em Ferramentas (ou Opções no Mac); clicando em Segurança; escolhendo "Remover informações pessoais das propriedades do arquivo ao salvar"; clicando em seguida em Salvar. *
  • Ao submeter meu trabalho para o I Congresso de Psicologia, Virtualidade, Tecnologia e Inovação, autorizo expressamente a veiculação e utilização da minha imagem, visto que todos os trabalhos serão apresentados por meio das plataformas digitais YouTube e Zoom e serão gravadas durante a apresentação, permanecendo disponíveis para acesso público após a conclusão do evento. Além disso, autorizo que a parte escrita deste trabalho seja inclusa nos anais do Congresso, assegurando sua consulta e referência futura.

Diretrizes para Autores

1) Se cadastrar no  I Congresso de Psicologia, Virtualidade, Tecnologia e Inovação. Um encontro Online Entre os Países de Língua Portuguesa.

2) Criar login e senha

3) Escolher a opção “Fazer submissão”

4) Escolher a sua modalidade e fazer a submissão.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO

Diretrizes para Autores
​Em caso de submissão a uma modalidade com avaliação pelos pares (duplo-cego), os nomes dos autores deverão ser removidos inclusive na bibliografia e notas de rodapé.

A aceitação da proposta estará condicionada a avaliação pelo corpo de consultores ad hoc do Congresso. Para cada proposta deverá ser submetido um resumo (conforme orientações acima) em sua forma final, após ter sido cuidadosamente revisada (nome dos proponentes, título dos trabalhos, dados institucionais, dados de contato). 

A Comissão Científica poderá alterar a modalidade de apresentação escolhida pelo(s) autor(es), comunicando previamente ao proponente. Serão aceitos trabalhos escritos de acordo com os eixos propostos pelo Congresso na forma de Apresentação Artística, Seminário, Fórum Interativo, Minicurso, Lançamento de Livros, Tema Livre e Workshop.


1.0 Tema central do evento:  Congresso de psicologia, virtualidade, tecnologia e inovação. Um encontro on-line entre países de língua portuguesa.

O IGT - Instituto de Gestalt-Terapia e Atendimento Familiar organiza Congressos IGT de Gestalt-Terapia e também o I Congresso de Psicologia, Virtualidade, Tecnologia e Inovação. Um encontro on-line entre países de Língua Portuguesa.  São eventos com atividades desenvolvidas por convidados, apresentação de seminários ligados às linhas de pesquisa do Instituto e também com a presença de trabalhos inscritos e avaliados por comissões cientificas.

Estes eventos tem como objetivo propiciar espaços de troca que facilitem o desenvolvimento da Psicologia no Brasil e nos outros países de língua portuguesa, além de contribuírem com a divulgação de práticas coerentes com as possibilidades propiciadas pelas transformações tecnológicas.

 
Eixos Temáticos:

Inteligência artificial, realidade aumentada, realidade virtual e outras novas tecnologias.

Esse eixo tem como objetivo abarcar contribuições que tragam formas de utilização de novas tecnologias de modo combinado ou individual em práticas exercidas nas diversas áreas da psicologia.

 

Criatividade na utilização de recursos em práticas psicológicas realizadas através de tecnologias de informação e comunicação (tics).

Esse eixo tem como objetivo receber trabalhos que apresentem novas possibilidades de utilização da diversidade de recursos que o contexto virtual propicia ao psicólogo.

 

A utilização de recursos tecnológicos em práticas psicológicas com presença física.

Esse eixo tem como objetivo acolher trabalhos que apresentem possibilidades de utilização de qualquer tipo de recurso tecnológico em qualquer áreas de atuação do psicólogo no contexto de presença física.

 

A ampliação dos conhecimentos sobre a psicologia a partir do horizonte propiciado por transformações tecnológicas.

Esse eixo tem como objetivo receber trabalhos que tratem de conhecimentos desenvolvidos acerca da psicologia enquanto saber, a partir dos contrastes originados em função das rápidas transformações tecnológicas.

 

Transformações tecnológicas e mudanças na subjetividade humana.

Esse eixo tem como objetivo abarcar trabalhos que evidenciem aspectos das transformações nas formas de existência e de relações humanas​​ em suas várias dimensões. Exemplo: relações de genero; relações transgeracionais; relações de trabalho etc. Abarca também aspéctos relativos a saude e doença em um mundo virtualizado, desafios para a psicologia em uma sociedade em transformação.

A data limite para o envio de trabalho será 30/06/2024.

1.1 ATIVIDADES 
ATENÇÃO: Todos os trabalhos apresentados neste evento estão sujeitos a serem filmados/gravados, visto que não é possível ter o controle de filmagens realizadas por participantes. Além disso, a própria organização do evento poderá realizar gravações e disponibilizar o material para acesso livre.

Os trabalhos poderão ser apresentados por mais de uma pessoa.  Para isso, no ato de inscrever seu trabalho (em submissão), no passo nº 3: "Inserir metadados" adicione os coautores através da opção "Incluir Coautor".

TL - Temas Livres (Comunicação Oral)
Os Temas Livres poderão versar sobre o tema do congresso ou sobre outras áreas de interesse para a audiência do evento. Os temas livres serão em número limitado, conforme a disponibilidade de salas virtuais. Duração de 60 minutos. 

MR – Mesas Redondas   
As mesas redondas reunirão apresentações com enfoques diferentes para um tema de investigação. Serão realizadas por pesquisadores ou profissionais com produção destacada em suas áreas de atuação em nível nacional e/ou internacional a convite da comissão científica e organizadora do evento. As mesas serão coordenadas por um facilitador indicado pela comissão organizadora. São necessários os resumos e artigos dos trabalhos de cada apresentador. A atividade terá duração de 120 minutos. Cada apresentador terá 20 minutos para a sua fala inicial, e os 60 minutos restantes serão utilizados para debate.

WS - Workshops
Atividades teórico-vivenciais, com duração de 02 horas. 

 
MC – Minicursos
Atividade teórica com duração de 2 (duas) horas. O objetivo desta atividade é o de qualificar seus participantes em tema específico, relevante e contemporâneo no escopo dos eixos temáticos propostos pelo Congresso. 


FI - Fóruns Interativos 

Atividades com 1 (uma) hora de duração. Podem ter as formas descritas abaixo: 
- Apresentação de vídeo seguida de debate. 
- Demonstração Clínica seguida de exposição teórica e debate. 
- Diálogo: dois profissionais numa interlocução sobre aspectos diferentes de um determinado tema seguida de debate. 
- Roda de Conversa: coordenação de um debate aberto diante da proposição de um tema. 
- Outras possibilidades não descritas acima serão avaliadas pelos membros da Comissão Científica.  

SM – Seminário 
Atividade com 1 (uma) hora de duração, na qual o propositor apresenta uma pesquisa em andamento. Esta é uma oportunidade de troca que objetiva facilitar o desenvolvimento da pesquisa trazendo para a audiência informações recentes. 

APA - ​Apresentações Artísticas
​Espaço para apresentação de talentos artísticos de nossa comunidade a partir da plataforma Zoom. Para se inscrever, deverá enviar um resumo descrevendo qual a atividade artística pretende apresentar, qual será o tempo de duração da atividade e como “Documento Suplementar” deverá ser enviado um pequeno vídeo da atividade a ser apresentada.Também poderão ser expostos quadros, esculturas, e outras obras.

LCDL - ​Lançamento de Livros
Durante o I Congresso de Psicologia, Virtualidade, Tecnologia e Inovação. Um encontro Online Entre os Países de Língua Portuguesa , serão realizados os lançamentos de livros publicados recentemente. Todos os participantes do evento poderão inscrever livros para lançamento.

 

2.0 NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS
2.1 Proposta: O título deve ter no máximo 12 palavras. A proposta será aceita na língua portuguesa.

Deverá apresentar o objetivo do trabalho, desenvolvimento da proposta do autor e bibliografia.  As regras de citações, referências bibliográficas e quaisquer outras dúvidas deverão seguir as normas da ABNT (​Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A proposta poderá ter até 10 laudas (20.000 caracteres) incluindo as referências bibliográficas. Não serão aceitos gráficos, imagens e notas de rodapé. Consideraremos a lauda com 2.000 caracteres, com espaço.  

Ainda deve incluir: 
- Recursos didáticos e/ou recursos tecnológicos a serem utilizados. 
- Indicação do nível técnico do público (estudante, profissional iniciante, profissional experiente). 

2.2 Resumo: O resumo deve ser encaminhado com versões em português  e inglês de acordo com as seguintes especificações: O resumo deverá ter entre 400 e 500 palavras, formato Microsoft Word, Open Office ou RTF, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas, contendo: introdução, objetivos, relevância e articulação com o eixo temático do Congresso, metodologia (quando for caso) e principais conclusões. O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações, referências ou os títulos das partes (introdução, objetivos etc.).  

2.3 Resumo da Biografia do autor: nesse campo o autor deve colocar seu currículo resumido.  

2.4 Palavras-chave: de três a cinco, em letras minúsculas, separadas por ponto e vírgula.  

2.5 Quando houver, especificar fonte de financiamento ou agência financiadora para a realização do estudo.  

3.0  AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

Os resumos serão submetidos on-line e apreciados pelos membros da Comissão Cientifica do evento e por consultores ad hoc, após a confirmação da inscrição do autor principal pelo setor financeiro do Congresso, podendo ser aceitos ou rejeitados. 

Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: (a) Adequação do título ao trabalho; (b) Fundamentação e relevância do estudo; (c) Qualidade gramatical do texto; (d) Objetividade; (e) Adequação do método aos objetivos propostos (se for o caso); e (f) Clareza na apresentação dos resultados e sua discussão (se for o caso).

O resultado da avaliação do(s) trabalho(s) será informado por e-mail e/ou whatsapp ao autor principal a partir do dia 15 de agosto. Em caso de recurso quanto a não aceitação de trabalho(s) este deverá ser enviado por e-mail para a Comissão Cientifica ( comissaoorganizadora@igt.psc.br) num prazo até 72 horas após o recebimento do resultado; 

Caso o trabalho seja reconsiderado, será também comunicado por e-mail e/ou whatsapp ao autor principal, no prazo de uma semana. O participante terá conhecimento do dia/hora de sua apresentação por meio da Comissão de Organização do Congresso. A partir das atualizações na home-page do evento, a data e horário da sua apresentação passarão a ficar visíveis na home-page.

Ao(s) resumos dos trabalhos(s) aprovados(s) será garantida a publicação nos Anais do evento. 

 

Nota de direitos autorais

Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:

  1. a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
  2. b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subsequente publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revisada em uma revista, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
  3. c) Autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo antes e após a conferência.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados no trabalho serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.