Intervenção psicológica em grupos on-line para cuidadores com sobrecarga

Autores

  • Tiago Geraldo de Azevedo Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Carollina Souza Guilhermino
  • Marco Antônio Silva Alvarenga

Palavras-chave:

sobrecarga de cuidadores, transtornos do neurodesenvolvimento, terapia cognitivo-comportamental, terapia online, terapia pela internet

Resumo

Estima-se que 10% da população mundial seja diagnosticada com condições neurodesenvolvimentais associadas à deficiência intelectual, conhecidas como Transtornos do Neurodesenvolvimento (TN). Esses transtornos incluem deficiências intelectuais, transtorno da comunicação, transtorno do espectro autista, déficit de atenção e hiperatividade, transtornos específicos da aprendizagem e transtornos motores. Essas condições afetam o desenvolvimento interpessoal, cognitivo, acadêmico, laboral e sociocognitivo. Além disso, os cuidadores também enfrentam desafios, incluindo estresse, depressão e ansiedade devido à sobrecarga de cuidados e à perda de qualidade de vida. Portanto, tanto as pessoas com TN quanto seus familiares e cuidadores precisam de assistência psicossocial para melhorar sua qualidade de vida. O programa aplicado e apresentado no seguinte trabalho foi composto basicamente por cinco tipos de atividades: 1) capacitação de pessoas, 2) avaliação pré e pós-intervenção, 3) intervenção e avaliação dos resultados, 4) troca de experiência entre facilitadores, participantes e instituições e 5) compreensão dos resultados. Em virtude da pandemia de COVID-19, o trabalho foi desenvolvido de forma remota. As intervenções on-line apresentam tanto desafios quanto oportunidades significativas. Entre as dificuldades, destacam-se problemas relacionados à conexão com a internet e uso de tecnologia, a falta de proximidade física, o ambiente doméstico mais sujeito à interferências e as limitações técnicas. Por outro lado, o formato remoto amplia o acesso aos serviços de saúde mental, oferece flexibilidade de horários e integra recursos digitais para enriquecer a experiência terapêutica. No caso em questão, devido ao distanciamento imposto pela pandemia, este formato era o único possível. Participaram desta atividade 54 pessoas. O programa alcançou resultados positivos. Foi possível constatar, por meio de análise de conteúdo, o surgimento de quatro categorias no discurso dos participantes: melhoria da capacidade de enfrentamento, aceitação da situação, diminuição da sobrecarga e melhoria nas relações. Os participantes relataram, durante e após as intervenções, que lhes foi possível reformular suas experiências e tornarem-se pessoas mais felizes, envolvidas com seus familiares, com menor nível de cobrança e autocobrança. Estes resultados apontam que a intervenção propiciou melhoria na qualidade de vida dos participantes. Um aspecto importante relativo à adaptação ao formato remoto foi que pessoas que gostariam de ter participado na edição anterior (presencial) do programa puderam participar dessa. Houve menos evasão de participantes nesta versão do programa (on-line) do que nas versões anteriores. Neste caso, o formato remoto pode ter sido uma solução para as dificuldades de deslocamento, considerando que são cuidadores de pessoas que comumente exigem atenção e cuidados especiais. Apesar de todas as limitações impostas durante o período pandêmico, foi possível desenvolver o trabalho de intervenção para diminuir a sobrecarga dos cuidadores. Os resultados mostraram que os participantes se beneficiaram da intervenção, o que contribui para o campo de investigação sobre a efetividade das intervenções psicológicas online.

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Publicado

2025-10-09