A sala de recursos como possibilidade de desenvolvimento criativo para estudantes com altas habilidades/superdotação
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16883698Palavras-chave:
educação, Altas Habilidades e Superdotação, Sala de Recursos, Práticas pedagógicas, Projeto Feira de PoesiasResumo
Pensar sobre as Altas Habilidades/Superdotação exige um olhar singular e atento às particularidades dos estudantes com essas características. Nesse sentido, o presente texto procurou traçar reflexões sobre a sala de recursos como espaço de criação de novas possibilidades educativas para alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Foi utilizada a pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, com procedimento utilizado na coleta de dados e utilização do estudo de caso do Projeto Feira de Poesias, realizado na Sala de Recursos de uma escola da rede pública de ensino de Planaltina, cidade do Distrito Federal. Utilizamos a análise documental para estudar o referido Projeto. Os resultados demonstraram que tais oportunidades são inovadoras, pois superam as paredes das salas de aula, permitindo o protagonismo, autoria e, principalmente, a participação ativa dos estudantes, estimulando, desse modo, a criatividade. Também foi possível constatar que o projeto proporcionou autonomia aos envolvidos, produzindo, então, o estímulo pela linguagem, escrita e arte. Como desafios para realizar tais ações, observamos a necessidade de direcionamento de atenção e recursos governamentais a esse setor da educação especial e de driblar as concepções equivocadas sobre os estudantes habilidosos.
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