Gestalt-terapia e a clínica dos ajustamentos psicóticos<br>Gestalt Therapy and the psychotic therapy adjustment clinic
Palavras-chave:
Psicose, Gestalt-terapia, Ajustamentos psicóticos, Teoria do self.Resumo
O presente artigo discute a atuação dos gestalt-terapeutas na clínica dos ajustamentos psicóticos. A questão central ocupa-se de verificar se tal atuação se pauta na teoria do self apresentada por Perls, Hefferline e Goodman da obra Gestalt Therapy (1951) e posteriormente desenvolvida por autores contemporâneos. A fim de viabilizar tal análise propôs-se como principal objetivo compreender, a partir do método fenomenológico, a atuação de gestalt-terapeutas no contexto clínico no que tange a compreensão dos ajustamentos do tipo psicótico e as técnicas mais utilizadas. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, na cidade de Campo Grande - MS junto a Gestalt-terapeutas que tenham experiência clínica, com o propósito de inferir a partir dos relatos encontrados, se a teoria do self serve de orientação para o acolhimento e posterior intervenção junto a esses consulentes. Para a coleta de dados foi constituído um questionário semi-estruturado com 14 perguntas, apresentado a seis psicólogos clínicos que assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). A partir dos resultados pode-se concluir que a teoria do self é uma influência significativa, mas que ainda convive com orientações teóricas diversas daquelas propostas nos textos originários da Gestalt-terapia, o que demonstra uma necessidade cada vez mais urgente de reapropriação teórica dos Gestalt-terapeutas sobre uma das contribuições mais importantes da Psicologia contemporânea, a saber a teoria do self e suas influências e desdobramentos na compreensão dos ajustamentos de busca, como fenômenos políticos e éticos do mundo atual.Publicado
2019-09-30
Como Citar
Quinhones, D. G., & Quinhones, P. de V. (2019). Gestalt-terapia e a clínica dos ajustamentos psicóticos<br>Gestalt Therapy and the psychotic therapy adjustment clinic. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 15(29). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/541
Edição
Seção
Artigos
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
- Não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
- Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.