Um Olhar para Capacitação de Educadores(as) de Abrigo de Crianças e Adolescentes<br>A Look Educators Training ( as) of Children Shelter
Mots-clés :
CapacitaçãoRésumé
Este estudo objetivou refletir sobre como a Gestalt-Terapia pode contribuir com a capacitação para educadores de abrigo de crianças e adolescentes. A Gestalt-terapia, compreendida para além de um suporte teórico, base deste estudo, é também um jeito de ser no mundo, de vivenciar as relações. Essa compreensão serviu de pano de fundo para elaboração de uma metodologia de pesquisa onde foi construído um registro das 192 horas dos encontros de capacitação para dois Programas Municipais de Acolhimento Institucional. O material elaborado foi organizado com base nos itens do modelo de Relatório de Atendimento de Grupos do Instituto de Gestalt Terapia e Atendimento Familiar - IGT, que funcionou como um roteiro para apresentar o que destaquei como figura durante a participação como integrante nos encontros de capacitação para os educadores. As reflexões extraídas do material e fundamentadas nos suportes teóricos sobre acolhimento familiar e Gestalt-Terapia, possibilitaram a percepção de como essa vivência permitiu-me olhar para a relação que estabeleci com os educadores e, fazer das mobilizações presentes, um instrumento para inferências sobre o processo de capacitação, apontando assim para uma rica contribuição da Gestalt-Terapia para além dos consultórios.Téléchargements
Publié-e
2015-12-29
Comment citer
Soares Barros, N., & Estarque Pinheiro, M. (2015). Um Olhar para Capacitação de Educadores(as) de Abrigo de Crianças e Adolescentes<br>A Look Educators Training ( as) of Children Shelter. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 12(23). Consulté à l’adresse https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/458
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
- Não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
- Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.