Diálogos da alquimia ocidental com a Gestalt-terapia
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16883571Palabras clave:
Alquimia ocidental/Gestalt-terapia/Contato/Nós e laçosResumen
RESUMO
A alquimia ocidental remonta à época de Alexandria, no Egito, e foi trazida à compreensão da modernidade pelo psiquiatra suíço e fundador da psicologia analítica, Carl Gustav Jung, após pesquisa de mais de 30 anos sobre o assunto. Jung concluiu que as imagens da alquimia ocidental concretizam experiências de transformação nas pessoas em trabalhos psicoterápicos. A alquimia também propõe acelerar processos que poderiam demorar bastante a se concretizarem em condições normais. Sendo assim, proponho, neste artigo, um breve diálogo entre a alquimia ocidental e a Gestalt-terapia – uma das abordagens psicoterapêuticas de inspiração humanista –, refletindo sobre os principais fundamentos da alquimia e sua aplicabilidade à Gestalt-terapia, sobretudo, a partir da concepção das relações humanas, e da noção de laços da gestalt-terapeuta Beatriz Cardella.
Citas
CARDELLA, Beatriz Helena Paranhos. Laços e nós: amor e intimidade nas relações humanas. São Paulo: Ágora, 2009.
CONCEITO de alquimia dentro da Psicologia Analítica Junguiana. USCS Pós-Graduação. 10 maio. 2023. Disponível em: <https://www.posuscs.com.br/conceito-de-alquimia-dentro-da-psicologia-analitica-junguiana/noticia/2668>. Acesso em: 23 mar. 2024.
EDINGER, Edward F. Anatomia da Psique: o simbolismo alquímico na psicoterapia. Tradução de Adail Ubirajara Sobral, Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Cultrix, 2006.
FRANZ, Marie-Louise von. Alquimia e a imaginação ativa: estudos integrativos sobre a imagem do inconsciente, sua personificação e cura. Tradução de Pedro da Silva Dantas, Jr. 2. ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2022.
FRAZÃO, Lilian Meyer et al. Gestalt-terapia: conceitos fundamentais. 1. ed. São Paulo: Summus, 2014 (Coleção Gestalt-terapia: fundamentos e práticas, vol. 2).
FRAZÃO, Lilian Meyer et al. Enfrentando crises e fechando gestalten. 1. ed. São Paulo: Summus, 2020 (Coleção Gestalt-terapia: fundamentos e práticas, vol. 7).
GAETA, Irene et al. Alquimia na clínica. X Simpósio de Psicologia Analítica da Universidade Paulista (UNIP), 2022 (eBook Kindle).
GIOVANETTI, José Paulo et al. Fenomenologia e psicologia clínica. Belo Horizonte: Ed. Artesã, 2018.
HILLMAN, James. Psicologia alquímica. Tradução de Gustavo Barcellos. Petrópolis-RJ: Vozes, 2011.
JUNG, Carl Gustav. Psicologia e alquimia. Tradução de Maria Luiza Appy, Margaret Makray, Dora Mariana Ribeiro Ferreira da Silva. 5. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2011 (Obra Completa, volume 12).
PRADO, Adélia. O coração disparado. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
RIBEIRO, Jorge Ponciano. Conceito de mundo e de pessoa em Gestalt-terapia: revisitando o caminho. São Paulo: Summus, 2011.
RIBEIRO, Jorge Ponciano. O ciclo do contato: temas básicos na abordagem gestáltica. São Paulo: Summus, 2021.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Ana Paula Amaral Corrêa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
- Não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
- Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.