Concepções de Simone Beauvoir sobre a velhice<br>Simone Beauvoir’s conceptions of old age
Palabras clave:
Simone de Beauvoir; Velhice; Mulheres; Fenomenologia; ExistencialismoResumen
A necessidade premente de debater a temática do envelhecimento se faz evidente, sobretudo diante do aumento das taxas dessa população no mundo. Assim, este ensaio, aborda a temática do envelhecimento, através das concepções de Simone de Beauvoir sobre a velhice, por meio de duas obras da autora “A velhice – a realidade incômoda” e “O segundo sexo – a experiência vivida”, destacando principalmente o processo de feminização do envelhecimento e suas formas de atualização na realidade brasileira. Beauvoir explora a influência de fatores sociais e culturais na forma como as mulheres lidam com o envelhecimento, além de propor discussões sobre a objetivação da pessoa idosa, que culmina com a invisibilidade das mulheres idosas. Por meio de uma abordagem fenomenológica existencial, o estudo destaca a complexidade do envelhecimento, rompendo com preconceitos e valorizando a experiência e sabedoria das pessoas idosas, ressaltando as potencialidades dessas mulheres e permitindo ainda compreender a mulher idosa como sujeito ativo na sociedade brasileira que ainda insiste em manter padrões preconceituosos e machistas
Citas
BEAUVOIR, Simone de. A velhice I. A realidade incômoda. Tradução: Heloysa de Lima Dantas. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1970, 315 p.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: a experiência vivida. Tradução: Sérgio Milliet. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 2ª ed., 1967.
BRASIL. Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/20980-numero-de-idosos-cresce-18-em-5-anos-e-ultrapassa-30-milhoes-em-2017. Acesso em: 07 jun. 2023.
BRASIL. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Institui o Estatuto do Idoso. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm. Acesso em: 20 abr. 2024
BRASIL. Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994. Institui a Política Nacional do Idoso. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8842.htm. Acesso em: 20 abr. 2024
Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Organização Mundial da Saúde (OMS). Descritores em Ciências da Saúde. Disponível em: https://decs.bvsalud.org/ths/resource/?id=20174 Acesso em: 19 abr. 2024
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Heloá Maués
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
- Não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
- Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.