O conceito de saúde proposto pela Gestalt-Terapia através dos mecanismos de resistência<br>The concept of health proposed by Gestalt-Therapy through resistance mechanisms.
Palabras clave:
Gestalt-Terapia, Saúde, Mecanismos de resistência, Neurose, Processo de contatoResumen
Este artigo tem como objetivo apresentar a perspectiva de saúde defendida pela Gestalt-Terapia que pode ser compreendida através do processo de contato e dos mecanismos de resistência. Buscou-se discorrer sobre esses conceitos respeitando a visão fenomenológica defendida pela abordagem e a percepção de homem em constante interação com o ambiente. Não coube neste artigo apontar os ajustamentos de resistência como unicamente desfavoráveis para o organismo, mas sim ampliar a percepção para as suas funções no processo de contato. A partir deste estudo foi possível descrever o conceito de saúde na perspectiva gestáltica e reconhecer os mecanismos de resistência em seus múltiplos papéis.
Citas
AGUIAR, L. Gestalt-Terapia com crianças: teoria e prática. Rio de Janeiro: Summus, 2015.
ALVIM, M. B. O lugar do corpo e da corporeidade na Gestalt-Terapia. In: FRAZÃO, L. M.; FUKUMITSU, K. (orgs.). Modalidades de intervenção clínica em Gestalt-Terapia. São Paulo: Summus, 2016. p. 27-55.
ANTONY, S. A criança em desenvolvimento no mundo: um olhar gestáltico. Revista IGT na Rede, v. 3, n. 4. Rio de Janeiro. 2007.
CARDELLA, B. Ajustamento criativo e hierarquia de valores ou necessidades. In: FRAZÃO, L. M.; FUKUMITSU, K. (Orgs.). Gestalt-Terapia: conceitos fundamentais. São Paulo: Summus, 2014. p. 47-57.
PELS, F. A abordagem gestáltica e testemunho ocular da terapia. Rio de Janeiro: LTC – Livros técnicos e científicos Editora S.A, 1988.
PELS, F.; HEFFERLINE, R.; GOODMAN, P. Gestalt-Terapia. São Paulo: Summus, 1997.
POLSTER, E.; POLSTER, M. Gestalt-Terapia integrada. São Paulo: Summus, 2001.
RIBEIRO, J. P. O ciclo do contato: temas básicos na abordagem gestáltica. 7. ed. São Paulo: Summus, 2017.
SCHILLINGS, A. Concepção de neurose em Gestalt-Terapia. In: FRAZÃO, L. M; FUKUMITSU, K. (orgs.). Gestalt-Terapia: conceitos fundamentais. São Paulo: Summus, 2014. p. 193-215.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Mariana Consentino
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
- Não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
- Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.