Reflexões críticas sobre linhas de cuidado com o transtorno do espectro autista à luz da Gestalt-Terapia<br>Critical reflections on lines of care for autism spectrum disorder in the light of Gestalt Therapy

Autores/as

  • Jose Ricardo de Sousa Santana Psicoterapeuta

Palabras clave:

Transtorno do Especto Autista, 5. Gestalt-terapia., 3. Educação e Saúde. 4. Teoria do Self

Resumen

Esta pesquisa resultante de uma monografia de conclusão de pós-graduação em transtorno do espectro autista, visa discorrer sobre o Transtorno do Espectro Autista analisado à luz da teoria do self base teórica que fundamenta a Gestalt-terapia. Objetiva-se promover reflexões que ampliem a visão sobre o manejo clínico da gestalt-terapia em relação aos ajustamentos de isolamento que se configuram na experiência autista para além da exclusividade propagada de técnicas comportamentais como a única possibilidade de linha de cuidado. O artigo é de caráter exploratório bibliográfico e deteve-se há alguns periódicos e livros que contemplam a temática. Concluiu-se ser importante incentivar mais pesquisas a fim de ampliar o universo de conhecimento acerca do objeto deste estudo.

Biografía del autor/a

Jose Ricardo de Sousa Santana, Psicoterapeuta

Possui graduação em psicologia pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (2013). Atualmente psicólogo (CRP 11/08665). Especializando de Psicologia Aplicada à Educação pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Especialista em Psicologia Clínica em Gestalt-Terapia pelo Instituto Granzotto - Instituto de Psicologia Clínica Gestáltica. Formado em Atendimento Clínico de Crianças e Adolescentes em Gestalt-terapia pela Diálogos. Mantenho consultório particular onde realizo atendimento de crianças, adolescentes e adultos - Psicoterapia e Psicoterapia de Grupos, Workshops Terapêuticos e Co-facilitador de Processo de Orientação Profissional em grupo em Juazeiro do Norte - Ceará. Atendo em dois consultórios: Diálogos Psicologia Clínica e Centro de Desenvolvimento de Pessoas na R. José Sebastião de Carvalho, 450 Lagoa Seca, Juazeiro do Norte - Ceará. Instituto Padma R. Padre Ribeiro, 359 Centro, Juazeiro do Norte - Ceará

Citas

BANDEIRA, D. R., & SILVA, M. A. Psicodiagnóstico em casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista. In C. Bosa, & M. Teixeira (Orgs), Autismo: Avaliação psicológica e neuropsicológica (pp. 43-62). São Paulo: Hogrefe. 2017

BELMINO, M. C. Fritz Perls e Paul Goodman:duas faces da Gestalt Terapia. Fortaleza: Premius, 2014.

BLEULER.E. Demencia precoz: el grupo de las esquizofrenias. Buenos Aires: Paidós. 1911.

ELLIS, H. Auto-erotism: a study of the spontaneous manifestation of the sexual impulse. In Studies in the psychology of sex. Vol. 1. London: Project Gutenberg. (Trabalho original publicado em 1898). 1927.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa-3. Artmed editora, 2008.

FREUD, S. Tres ensayos de teoría sexual. In Obras completas. (José L. Etcheverry, trad., Vol. 7). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1905). 2006

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GONÇALVES, A. P, SILVA, B., MENEZES, M. Transtorno do Espectro do Autismo e Psicanálise: Revisitando a literatura. Tempo Psicanalítico, Rio de Janeiro, v. 49.2, p. 152- 181, 2017.

LAURENT, Eric. A batalha do autismo: da clínica à política. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2014.

LUCERO, Ariana; VORCARO, Angela. Os objetos e o tratamento da criança autista. Fractal: Revista de Psicologia, 2015, 27.3: 310-317.

KANNER, L. (1943). Autistic disturbance of affective contact. Nervous Child, 2, 217-250

MALEVAL, J.-C. Qual o tratamento para o sujeito autista?.Revista da Faculdade de Educação da UFG, Goiânia, v. 34, n. 2, p. 405-452, 2009a.

MALEVAL, J.-C. Os objetos autísticos complexos são nocivos.Psicologia em Revista, v. 15, n. 2, p. 223-254, 2009b.

MILHOMEM JANUÁRIO, LÍVIA; TAFURI, MARIA IZABEL (2010). A relação transferencial com crianças autistas: uma contribuição a partir do referencial de Winnicott Psicologia Clínica, vol. 22, núm. 1, junho, 2010, pp. 57-70

MÜLLER-GRANZOTTO, M. J. MÜLLER-GRANZOTTO, R. L. - Clínica dos ajustamentos psicóticos: uma proposta a partir da Gestalt-terapia. Revista IGT na Rede, v. 5, n° 8, 2008, p.3-25. Disponível em http://www.igt.psc.br ISSN: 1807-2526 6

_____. Clínicas Gestálticas: Sentido ético, político e antropológico da teoria do self. São Paulo: Summus, 2012a.

_____. Psicose e Sofrimento. São Paulo: Summus, 2012b.

PERLS, F; HEFFERLINE, R; GOODMAN, P. (1951) Gesltalt-terapia.Tradução de Fernando Rosa Ribeiro. 2ed. São Paulo: Summuns, 1997

PERLS, F. (2002). Ego, fome e agressão. São Paulo, SP: Summus. (Original publicado em 1942).

RÊGO, Ana Paula Monteiro. Autismo: discurso médico e discurso analítico. 2016.107 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016

RIBEIRO, M. A. C., MARTINHO, M. H., & DA ROCHA MIRANDA, E. (2012). O sujeito autista e seus objetos. A PESTE: Revista de Psicanálise e Sociedade e Filosofia., 4(2).

ROSENBERG, R. (2011). História do autismo no mundo. In Schwartzman, J. S., & Araújo, C. A. (Orgs.), Transtornos do espectro do autismo (p. 19-26). São Paulo: Memnon.

SANTOS, I., & SLAVIERO, A. R. . Constituição De Objeto Transicional Na Criança Autista: Intervenção No Psicodiagnóstico. Revista Uniabeu, 2016, 9(22), 33-48.

SCHWARTZMAN, J. (2011a). Transtornos do espectro do autismo: conceitos e generalidades. In J. Schwartzman & C. Araújo (Eds.),Transtornos do Espectro do Autismo (pp. 37-42). São Paulo: Memmon.

SCHWARTZMAN, J. (2011b). Condições associadas aos Transtornos do Espectro do Autismo. In J. Schwartzman & C. Araújo (Eds.), Transtornos do Espectro do Autismo (pp. 123-143). São Paulo: Memmon.

TAFURI, Maria Izabel; SAFRA, Gilberto. Extrair sentido, traduzir, interpretar: um paradigma na clínica psicanalítica com a criança autista. Psyche (Sao Paulo), São Paulo , v. 12, n. 23, dez. 2008 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-11382008000200009&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 03 jan. 2024.

TUSTIN, F. Autismo e Psicose Infantil (1972). Rio de Janeiro: Imago, 1975.

TUSTIN, F. Autistic States in Children London: Routledge and Kegan Paul, 1981.

WINNICOTT, D. W (1951) Objetos Transicionais e Fenômenos Transicionais. In: Winnicott, (1971) O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1975, p.13-44.

WHITMAN, T. L. O desenvolvimento do Autismo – Social, Cognitivo, Linguístico, Sensóriomotor e Perspectivas Biológicas. São Paulo: M. Books, 2015

Publicado

2024-01-17

Cómo citar

Sousa Santana, J. R. de. (2024). Reflexões críticas sobre linhas de cuidado com o transtorno do espectro autista à luz da Gestalt-Terapia<br>Critical reflections on lines of care for autism spectrum disorder in the light of Gestalt Therapy. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 20(39). Recuperado a partir de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/717