Integrar para não perder: a importância da integração do ser criança ao ser adulto<br>Integrate not to lose: the importance of the infant attributes in adult’s life

a importância da integração do ser criança ao ser adulto

Autores/as

  • Thaís Wrigt Cunha Morgado Universidade Celso Lisboa
  • Rodrigo Bastos Universidade Santa Úrsula e Universidade Celso Lisboa
  • Helena Pinheiro Jucá-Vasconcelos SaberPSI, Universidade Celso Lisboa e Universidade Santa Úrsula

Palabras clave:

Gestalt-terapia, desenvolvimento, resgate, perda, integração, criança, adulto

Resumen

Sabe-se que existem diferenças entre as crianças e os adultos e que essas são ainda mais marcantes em nossa sociedade atual. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é realizar uma compreensão, por meio de pesquisa bibliográfica, sobre a necessidade de se resgatar características tratadas como da ordem do infantil por nossa sociedade, a fim de mostrar a importância desses atributos no processo do viver saudável e autêntico do adulto. Assim, o artigo busca abordar as perdas que ocorrem durante o processo de desenvolvimento e, principalmente, apresentar a relevância dos atributos “infantis”, analisando também formas de resgatar e de integrar o ser criança e o ser adulto para que haja um viver harmônico e integrado.

Biografía del autor/a

Thaís Wrigt Cunha Morgado, Universidade Celso Lisboa

Psicóloga - CRP 05/50339, pós-graduada em psicologia clínica com ênfase em Gestalt-terapia pela Universidade Celso Lisboa; cursando Formação em Gestalt-terapia no Instituto Gestalt em Figura.

Rodrigo Bastos, Universidade Santa Úrsula e Universidade Celso Lisboa

Mestre em Ciências Sociais pela UFJF . Pós-graduado em Psicologia Clínica na Abordagem Gestáltica (IPGL). Psicólogo pelo CES. Palhaço. Membro da ABGT. Coordenador da Pós-graduação em Gestalt-terapia na USU. Psicólogo clínico. Professor em Pós-Graduações em Psicologia pela Abordagem Gestáltica. Autor do Livro "O Clown Terapêutico". Ministra cursos de formação em Clownterapia. Estudos em Palhaçaria influenciados pela pedagogia de Jacques Lecoq e Philippe Gaulier do qual foi aluno.

Helena Pinheiro Jucá-Vasconcelos, SaberPSI, Universidade Celso Lisboa e Universidade Santa Úrsula

Psicóloga CRP 05/34161, Diretora do SaberPSI, Coordenadora da Pós-graduação em Psicologia Clínica com ênfase em Gestalt-terapia (Celso Lisboa), Docente da graduação de Psicologia e supervisora clínica (USU), Docente da pós-graduação em Psicologia Clínica com ênfase em Gestalt-terapia (Celso Lisboa), Docente, formadora e supervisora clínica do SaberPSI, Mestre em Psicologia Clínica - Família e Casal (PUC-Rio), Especialista em Psicologia clínico-institucional (HUPE/UERJ), Gestalt-terapeuta (CGT), dona do Canal do SaberPSI no YouTube e Instagram.

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Publicado

2021-12-21

Cómo citar

Morgado, T. W. C. ., Bastos, R., & Pinheiro Jucá-Vasconcelos, H. (2021). Integrar para não perder: a importância da integração do ser criança ao ser adulto<br>Integrate not to lose: the importance of the infant attributes in adult’s life: a importância da integração do ser criança ao ser adulto. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 18(34). Recuperado a partir de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/658