O incentivo à leitura e a autorregulação de um grupo de adolescentes: relato de experiência<br>The reading incentive and self-regulation of a group work with adolescents: an experience report

Autores/as

  • Thaís de Oliveira Vieira Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI
  • Jully Fortunato Buendgens Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI
  • Jeancarlo Visentainer Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI

Palabras clave:

Autorregulação, Gestalt-terapia, Adolescência, Autenticidade.

Resumen

Este artigo refere-se ao relato de experiência de um projeto de extensão universitária, denominado Anjos da Leitura, que teve como objetivo estimular a leitura de uma turma de adolescentes com idade entre 12 e 13 anos, alunos do oitavo ano de uma escola pública no município de Rio do Sul – Santa Catarina. Para isso, foram realizados 15 encontros semanais com duração média de 45 minutos, com o desenvolvimento de dinâmicas e jogos a respeito do livro Harry Potter e a Pedra Filosofal. Ao longo do projeto, observou-se a autorregulação dos adolescentes diante das atividades propostas, conceito que será abordado neste trabalho a partir da perspectiva gestáltica, bem como os conceitos de autenticidade e opressão. Com o fim das atividades, pode-se perceber que Inicialmente o grupo apresentava uma autorregulação cristalizada ao esperar as regras, o direcionamento e a tomada de decisão. Ao longo dos encontros, foram realizadas intervenções almejando ajustamentos criativos. Com o fim das atividades, pode-se perceber que o objetivo foi alcançado, isto foi observado pois alunos que não possuíam interesse pela leitura, expressaram ter desenvolvido isso no decorrer do projeto.

Biografía del autor/a

Thaís de Oliveira Vieira, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI

Acadêmica da décima fase do curso de Psicologia no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI.

Jully Fortunato Buendgens, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI

Mestre em Educação pela UFSC e professora do curso de Psicologia do Centro Educacional para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI.

Jeancarlo Visentainer, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI

Mestre em Ciências da Linguagem pela UNISUL, professor titular e coordenador de Relações Internacionais no Centro Educacional para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAV.

Publicado

2021-04-28

Cómo citar

Vieira, T. de O., Buendgens, J. F., & Visentainer, J. (2021). O incentivo à leitura e a autorregulação de um grupo de adolescentes: relato de experiência<br>The reading incentive and self-regulation of a group work with adolescents: an experience report. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 17(33). Recuperado a partir de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/579