A Criança com Transtorno do Espectro Autista na Perspectiva da Gestalt-terapia: uma revisão integrativa<br>The Child with Autism Spectrum Disorder in the Gestalt-therapy Perspective: a integrative review
Palabras clave:
Transtorno do Espectro Autista, Gestalt-terapia, Relação terapêuticaResumen
Objetivo: Descrever o conhecimento produzido na literatura sobre a criança com TEA na perspectiva da Gestalt-terapia. Metodologia: Revisão integrativa, realizada de março a junho de 2017, nas bases de dados PePSIC, SciELO e LILACS; em livros sobre Gestalt-terapia publicados no Brasil e na revista “IGT na Rede”, com os descritores: Gestalt e criança; autismo e Gestalt; e psicoterapia infantil. Resultados e Discussão: Características da relação terapêutica com a criança com TEA: suporte seguro; entrega do psicoterapeuta; ajuda aos pais e cuidadores; e congruência do terapeuta. Intervenções psicoterápicas: atividades psicoeducacionais e voltadas ao desenvolvimento da linguagem; orientação familiar; trabalho em equipe multidisciplinar; incentivo de apoio psicológico para família; avaliação psicológica; atividades sensórias. No brincar, os comportamentos são repetitivos e estereotipados, focados em apenas um estímulo. Considerações Finais: A abordagem gestáltica instrumentaliza o profissional a compreender, interagir e ajudar a criança, pois, mesmo com a suspeita ou o diagnóstico de TEA, cada criança é singular.Publicado
2019-12-27
Cómo citar
Marques, M. A. B. ., Cardoso, F. P., Gomes, S. A. C., & Marques, B. B. (2019). A Criança com Transtorno do Espectro Autista na Perspectiva da Gestalt-terapia: uma revisão integrativa<br>The Child with Autism Spectrum Disorder in the Gestalt-therapy Perspective: a integrative review. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 16(31). Recuperado a partir de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/571
Número
Sección
Artigos
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