Bullying: uma perspectiva de intervenção com o agressor sob enfoque da gestalt-terapia<br>Bullying: a perspective of intervention with the aggressor under the Gestalt Therapy approach

Autores/as

  • Ana Cristina Vitor Cardonha e Deyseane Maria Araújo Lima Universidade Estácio de Sá - CE

Palabras clave:

Bullying, Agressor, Intervenção, Gestalt terapia

Resumen

Este artigo tem por objetivo refletir sobre o bullying com o enfoque psicológico no agressor com base na Gestalt-terapia. Desta forma, temos como propósito propiciar mais conhecimentos sobre o assunto e ao mesmo tempo subsidiar material que proporcione uma mudança na realidade escolar e social. Nesta pesquisa utilizamos escopo de cunho qualitativo, que utiliza como método a revisão integrativa. As informações bibliográficas foram coletadas a partir das redes de dados eletrônicas. O bullying é muito discutido atualmente, haja vista sempre buscar intervenções eficazes para a problemática. Para tanto, os profissionais devem estar preparados para lidar com essa forma de violência. Contudo, as produções sobre o agressor são escassas, e as intervenções visam todos os envolvidos. É de extrema relevância proporcionar mais reflexões e desenvolver pesquisas sobre o bullying com ênfase no agressor, para ajudar na prevenção e nas possíveis intervenções do ato.

Biografía del autor/a

Ana Cristina Vitor Cardonha e Deyseane Maria Araújo Lima, Universidade Estácio de Sá - CE

Psicóloga.

Publicado

2019-09-25

Cómo citar

Cardonha e Deyseane Maria Araújo Lima, A. C. V. (2019). Bullying: uma perspectiva de intervenção com o agressor sob enfoque da gestalt-terapia<br>Bullying: a perspective of intervention with the aggressor under the Gestalt Therapy approach. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 15(29). Recuperado a partir de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/550