O Processo Ciclo do Contato em uma Situação de Luto<br>The Cycle of Contact Process in a Grieving Situation
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15054639Resumen
O presente estudo pretende compreender como se desenvolve o processo do Ciclo de Contato e dos possíveis mecanismos de defesa, ambos formulados pela Gestalt-Terapia, em uma situação de luto. Visa servir de veículo de reflexão e aprendizado para os alunos do curso de Psicologia e demais profissionais interessados. Para a obtenção das informações optou-se pelo instrumento da anamnese, a partir de uma entrevista semi-dirigida, com uma paciente que necessitou enfrentar um aborto induzido na Santa Casa de Misericórdia do Pará no segundo semestre do ano de 2011. Para tanto, busca-se contemplar o saber da Fenomenologia na intermediação entre a pessoa que passa pela situação de luto e o seu contato com o sentimento de perda. Através desse estudo, foi possível ampliar o olhar acerca da dor humana, suas formas de expressão e possíveis passos do contato em direção à cura. É considerado relevante na medida em que é possível se apresentar na prática essa identificação do Ciclo do Contato e dos Fatores de Cura antes só estudados na teoria. Palavras-Chave: Luto. Ciclo de Contato. Mecanismos de Defesa. Fenomenologia. Gestalt-Terapia.Publicado
2018-05-12
Cómo citar
de Oliveira, L. V., de Oliveira, M. Z. G., & Lobato, E. A. (2018). O Processo Ciclo do Contato em uma Situação de Luto<br>The Cycle of Contact Process in a Grieving Situation. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 14(27). https://doi.org/10.5281/zenodo.15054639
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2018 Leane Valente de Oliveira, Marília Zara Gentil de Oliveira, Edilza Aguiar Lobato

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
- Não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
- Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.