A inclusão de alunos com deficiência intelectual no ensino regular: Repensando a prática docente<br>The inclusion of students with intellectual disabilities in regular education: Rethinking the teaching practice

Autores/as

  • Flávio Aparecido de Almeida

Palabras clave:

Deficiência Intelectual, Educação Inclusiva

Resumen

A pesquisa tem como objetivo investigar o processo de inclusão dos educandos com deficiência intelectual (DI) na rede regular de ensino, assim como as práticas pedagógicas dos educadores frente à questão e as maiores dificuldades encontradas por eles que impedem que a inclusão seja uma realidade na escola brasileira. Este trabalho procurou descrever as principais características que envolvem o aluno com DI, assim como as práticas e ações pedagógicas voltadas para esta clientela. A pesquisa contou com autores como: Santos (2006); Mazzotta (2009); Januzzi (2012), dentre outros. Diante do desafio que é a implantação da Escola Inclusiva, se faz necessário a revisão do papel do professor, assim como a visão que estes possuem do aluno com DI, além das metodologias adotadas pela escola.

Biografía del autor/a

Flávio Aparecido de Almeida

Psicólogo (FAMINAS). Graduado em Filosofia (PUC-Minas). Pedagogo (FINOM). Neuropsicólogo (UCAM). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UCAM). Especialista em Gestão em Saúde Mental (UCAM).

Publicado

2019-12-27

Cómo citar

Almeida, F. A. de. (2019). A inclusão de alunos com deficiência intelectual no ensino regular: Repensando a prática docente<br>The inclusion of students with intellectual disabilities in regular education: Rethinking the teaching practice. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 16(31), Brasil. Recuperado a partir de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/513