A criança sob o olhar da gestalt-terapia<br><br>The child on Gestalt-therapy look

Autores/as

  • POLIANA G. BARBOSA UFMG

Palabras clave:

desenvolvimento e adoecimento infantil

Resumen

Neste estudo abordamos a criança de acordo com a perspectiva da gestalt-terapia. Primeiramente discutimos o termo infância e sua construção histórica, até a formalização da noção atual de criança como um momento peculiar e aclamado. Passamos então a uma descrição geral da criança como uma totalidade inserida em um contexto, no qual ela é ativa, interage com o mundo e realiza trocas, sempre guiada por sua saberia organísmica. Logo à frente apresentamos a criança crescendo, fortalecendo sua fronteira de contato, se desenvolvendo por meio da relação com o outro e do ajustamento criativo. Sinalizamos que embora não seja privilégio da criança se “desenvolver”, nesse período as aquisições são mais aceleradas. Por fim, discorremos sobre as formas do adoecer infantil, ou seja, como a criança “cristaliza”, deixando de responder criativamente ao mundo, em função da falta de confirmação pelas pessoas importantes para ela. Apresentamos então, o processo psicoterapêutico como um fator de cura, uma vez que procuramos estabelecer com a criança uma relação eu-tu genuína, na qual ela é valorizada e aceita, favorecendo a ampliação da sua autoconsciência e auto-suporte infantil.

Biografía del autor/a

POLIANA G. BARBOSA, UFMG

Mestranda em psicologia social pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduação em psicologia também pela UFMG. Atende em consultório particular sob a orientação teórica da Gestalt-terapia.

Publicado

2011-07-28

Cómo citar

BARBOSA, P. G. (2011). A criança sob o olhar da gestalt-terapia<br><br>The child on Gestalt-therapy look. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 8(14). Recuperado a partir de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/290