Onde estávamos, como estamos, para onde pretendemos ir: em busca de um formato terapêutico para o atendimento de famílias em situação de violência.<br><br>Where we were , how we are, for where we intend to go: in search of a therapeutic format to treat families in situations of violence.

Autores/as

  • Cintia Brasil Simões Pires Maria Anise Vieira Brasil
  • Heloísa Costa
  • Maria Adélia Saturnino
  • Eliane Messina
  • Ludmila Azambuja

Palabras clave:

terapia de família, violência, atendimento terapêutico

Resumen

Este artigo propõe apresentar o processo de formação de uma equipe de atendimento a famílias em situação de violência, na Clínica Social do ITF/RJ. A riqueza da especificidade deste tema trouxe a idéia de escrever o presente trabalho. Esse tipo de atendimento inclui algumas particularidades que motivaram a criação e recriação de uma metodologia própria, norteada na flexibilização dos formatos da Clínica Social. O embasamento teórico é sistêmico e construcionista, e nos amparam as crenças no potencial de mudança e crescimento da família, no resgate da dignidade de cada indivíduo e na construção de novas relações. O trabalho executado inclui, ainda, a construção de uma linguagem comum e de vínculos de confiança entre os membros da equipe, imprescindíveis para nos aproximar e compartilhar a dor das famílias e criar contextos de conversa produtiva. Em relação aos resultados obtidos, acreditamos que o ponto de partida seja a criação de contextos adequados de conversação, onde se inclui paciência, sensibilidade, delicadeza, respeito, compreensão e confiança na sabedoria das famílias, regidos pela ética da visão sistêmica.

Publicado

2007-08-31

Cómo citar

Simões Pires, C. B., Costa, H., Saturnino, M. A., Messina, E., & Azambuja, L. (2007). Onde estávamos, como estamos, para onde pretendemos ir: em busca de um formato terapêutico para o atendimento de famílias em situação de violência.<br><br>Where we were , how we are, for where we intend to go: in search of a therapeutic format to treat families in situations of violence. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 4(7). Recuperado a partir de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/125