Contextualização da Gestalt Terapia no universo das abordagens psicoterapêuticas do novo paradigma.<br><br>Gestalt-Therapy contextualization in the universe of psychotherapeutic approaches to the new paradigm.
Keywords:
psicoterapia, pensamento sistêmico, fenomenologia.Abstract
Diante de todas as mudanças acontecidas no panorama das ciências físicas que desestabilizaram as noções de linearidade, causalidade e ordem advindas do pensamento mecanicista e reducionista, os alicerces sobre os quais se apoiavam todas as ciências foram chacoalhados e até mesmo as ciências sociais precisaram repensar e reformular suas bases teóricas e conceituais. A psicologia, mais especificamente, também padeceu da instabilidade deste cenário, encontrando as diversas escolas psicológicas saídas diferentes para lidar com esta crise. Muitas abordagens mantiveram-se atreladas ao pensamento essencialista, localizando na consciência o “local” onde estaria contida a subjetividade. A Gestalt Terapia assumiu o pensamento sistêmico e fenomenológico como suas bases conceituais para compreender e descrever o homem da atualidade. Podemos dizer então que nos alinhamos � s escolas psicológicas sistêmicas e também � s psicoterapias de base fenomenológico-existencial dentro do panorama da diversidade de linhas em psicoterapia. Abaixo passaremos a descrever os aspectos mais importantes de ambos os lados deste “alinhamento” e das implicações disto quanto a esta visão de subjetividade encapsulada e aprisionada em uma instância psíquica.Published
2007-02-27
How to Cite
Ticha, P. L. (2007). Contextualização da Gestalt Terapia no universo das abordagens psicoterapêuticas do novo paradigma.<br><br>Gestalt-Therapy contextualization in the universe of psychotherapeutic approaches to the new paradigm. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 4(6). Retrieved from https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/90
Issue
Section
Artigos
License
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
- Não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
- Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.