Between drawings and therapy sessions, the experience of a designer Gestalt-therapist
Keywords:
Gestalt-Therapy, Art, PsychotherapyAbstract
Gestalt therapy is an approach of psychotherapy that emphasizes experience and a focus on the concrete situation as guiding elements for the process. Another aspect of the approach is its proximity to the field of art due to its spontaneous and sensitive character. In this way, the present article proposes to study the relationship between art and Gestalt-therapy, exploring the experience of a Gestalt-therapist who is also close to the field of art. From the study, we were able to observe different ways in which Gestalt-therapy finds proximity to art.
References
ALVIM, M. B. O fundo estético da Gestalt-terapia. Revista da Abordagem Gestáltica – v. 13, n. 1, p. 13 - 24, 2007. Disponível em: http://itgt.com.br/nepac/NEPAC/Textos/O%20fundo%20estetico%20da%20Gestalt_terapia.pdf
ALVIM, M. B. A clínica como poiética. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 12, n. 3, p. 1007-1023, 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812012000300018
CARUSO, L. M. Gestalt-terapia: O Ofício da Arte. Revista IGT na rede.
v. 16, nº 31. p. 243 - 255, 2019. Disponível em: https://www.igt.psc.br/ojs/viewarticle.php?id=567&layout=html
DUFRENNE, M. Estética e filosofia. São Paulo: Perspectiva, 1967/2005.
LEHMKUHL, L. A criatividade como potencializadora do processo gestalt-terapêutico. IGT na Rede, v. 12, n° 23, p. 315 – 326, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1807-25262015000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
LOBB, M. S. Therapeutic Meeting as a Improvisational Co-Creation. In. Lobb, M. S. & Nancy, Amendt-Lyon (Eds.) The Creative License: The Art of Gestalt-Therapy. Berlim: Srpinger-Verlag, 2003.
MILLER, M. V. Teaching a Paranoid to Flirt. The Poetics of Gestalt-Therapy. Guoldsboro: The Gestalt Journal Press, Inc, 2011. E-book Kindle
MINAYO, M. C. S. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 7, p. 1 - 12, 2017. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4111455/mod_resource/content/1/Minayosaturacao.pdf
OSTROWER, F. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Vozes, 1977/2014.
PERLS, L. Living at the Boundary: The Collected Works of Laura Perls. Guoldsboro: The Gestalt-Journal Press [E-book], 1992/2012.
Polster, E.; Polster, M. Gestalt-Terapia Integrada. São Paulo: Summus, 1973/2001
Ranieri, L. P.; Barreira, C. R. A. A entrevista fenomenológica. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS, Rio Claro, Brasil, v. 4, p. 1-8, 2010. Disponível em: https://arquivo.sepq.org.br/IV-SIPEQ/Anais/artigos/46.pdf
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Dácio Pinheiro Carvalho Filho, Georges Boris
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
- Não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
- Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.