Do corpo objeto ao corpo vivido: aproximações entre automutilação e fenomenologia.<br>From the object body to the lived body: approximations between self-mutilation and phenomenology.

Authors

  • Carlos Eduardo Soares Reis Universidade de Araraquara

Abstract

Há um crescimento das investigações acerca da automutilação caracterizada por lesões deliberadas no próprio corpo sem intenção de morte. No Brasil, a maioria dos estudos encontrados na literatura científica apontam para uma interpretação técnico/objetiva sobre o assunto, pautado no saber médico psiquiátrico. No presente trabalho discute-se que essa concepção tecnicista reflete a percepção do corpo na contemporaneidade, visto como um objeto produtor de capital e passível de intervenções, insinuando uma possível herança do pensamento cartesiano do corpo-máquina. Sendo assim, o propósito do corrente estudo é realizar paralelos com a concepção fenomenológica de corpo de Merleau-Ponty com a automutilação Assim, sugere-se que o tratamento do corpo como objeto pode favorecer uma desvalorização e distanciamento do mesmo na medida em que é visto como uma res extensa e uma mercadoria no cenário capitalista atual, podendo isso contribuir para o desencadeamento das lesões auto infligidas. Diante do exposto, entende-se que há a necessidade de mais pesquisas que contribuam para a compreensão do tema em um viés fenomenológico.

Author Biography

Carlos Eduardo Soares Reis, Universidade de Araraquara

Graduado em Psicologia pela Faculdade Maurício de Nassau, especialista em Psicologia Clínica "humanista, fenomenológica e existencial" pela Universidade de Araraquara. Possui experiência como psicoterapeuta e como psicólogo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Published

2018-12-25

How to Cite

Soares Reis, C. E. (2018). Do corpo objeto ao corpo vivido: aproximações entre automutilação e fenomenologia.<br>From the object body to the lived body: approximations between self-mutilation and phenomenology. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 15(29). Retrieved from https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/553