Produzir para consumir e existências zumbis : descansando em paz aqui, agora e a aposta no que virá para virar<br>Produce and to consume stocks zombies : contemporary criticisms and reflections on a political project founded on understanding Paul Goodman on the here, now and what will come.
Keywords:
Gestalt-Terapia, Política, Contemporaneidade, Estética ZumbiAbstract
Compreendendo a Abordagem Gestáltica a partir de uma dimensão política e antropológica, o artigo tem como objetivo refletir sobre uma das marcas da contemporaneidade, que é o processo neurótico “produzir para consumir” e sua consequente elaboração de subjetividades “zumbis”. Partindo de uma proposta bibliográfica, assume-se o legado de Goodman, sobretudo sua compreensão política da Gestalt e sua crítica à contemporaneidade. Como caminho de análise e discussão são tomadas as ideias base de Erik Hobsbawm (1995), Zygmmunt Bauman (1997, 2001, 2004 e 2005) e Slavoj Zizek (2012): onde avançamos na capacidade de destruição e morte, apesar dos anúncios de uma vida mais abençoada; onde vivemos em mundo líquido, em que a superficialidade e a descartabilidade de tudo impregna nosso modo de viver e nos constitui nessa liquidez; e onde vivemos o luto por causa da crise ecológica, das consequências da revolução biogenética, dos desequilíbrios do próprio sistema e do crescimento explosivo via as divisões e exclusões sociais. Conclui-se que a humanidade vive um colapso em termos de sistema, mas que há ainda possibilidade de superação à medida que o humano reconheça, encare e assuma o aqui e agora, mas sem perder de vista que sempre há o que virá/virar.Published
2014-12-24
How to Cite
Silva de Souza Ribeiro, M. (2014). Produzir para consumir e existências zumbis : descansando em paz aqui, agora e a aposta no que virá para virar<br>Produce and to consume stocks zombies : contemporary criticisms and reflections on a political project founded on understanding Paul Goodman on the here, now and what will come. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 11(21). Retrieved from https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/421
Issue
Section
Artigos
License
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
- Não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
- Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.