O "Aqui e Agora" no Mundo Corporativo <br><br>The "right here and now" in the corporative world
Keywords:
comunicação, mundo corporativo, empresa, introjetivoAbstract
O artigo propõe uma reflexão sobre como o mundo corporativo age sobre as pessoas. De forma intensa, e auxiliado pelos diversos veículos de comunicação disponíveis, este meio muitas vezes é bem sucedido ao se impor como figura e aos poucos (ou não) vai levando o indivíduo a se desconectar de si mesmo. Este ciclo interminável de atendimento a demandas e interesses de outros como se fossem dele aturde-o e o desindentifica do seu si-mesmo, levando-o a trabalhar em favor de um si-mesmo introjetado com comportamento e discurso convenientes ao mundo corporativo em geral. Minhas observações a cerca deste processo me levaram a propor dois estereótipos e por fim um terceiro, o que em linhas gerais acredito irá ajudar na visualização e no entendimento do tema proposto. Acho importante ressaltar que tudo que expresso neste artigo é fruto de minhas observações, realizadas ao longo de 15 anos de vivência corporativa; não havendo, portanto consulta a bibliografia específica ou trabalho de base científica. Espero com este artigo promover algum debate que leve a aprofundar este tema, tão extenso e com uma, ainda pouco explorada, área de pesquisa e trabalho.Published
2009-10-16
How to Cite
Cunha, H. M. (2009). O "Aqui e Agora" no Mundo Corporativo <br><br>The "right here and now" in the corporative world. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 6(11). Retrieved from https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/224
Issue
Section
Artigos
License
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
- Não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
- Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.