Contextualização da Gestalt Terapia no universo das abordagens psicoterapêuticas do novo paradigma.<br><br>Gestalt-Therapy contextualization in the universe of psychotherapeutic approaches to the new paradigm.

Autori

  • Patricia Lima Ticha IGT

Parole chiave:

psicoterapia, pensamento sistêmico, fenomenologia.

Abstract

Diante de todas as mudanças acontecidas no panorama das ciências físicas que desestabilizaram as noções de linearidade, causalidade e ordem advindas do pensamento mecanicista e reducionista, os alicerces sobre os quais se apoiavam todas as ciências foram chacoalhados e até mesmo as ciências sociais precisaram repensar e reformular suas bases teóricas e conceituais. A psicologia, mais especificamente, também padeceu da instabilidade deste cenário, encontrando as diversas escolas psicológicas saídas diferentes para lidar com esta crise. Muitas abordagens mantiveram-se atreladas ao pensamento essencialista, localizando na consciência o “local” onde estaria contida a subjetividade. A Gestalt Terapia assumiu o pensamento sistêmico e fenomenológico como suas bases conceituais para compreender e descrever o homem da atualidade. Podemos dizer então que nos alinhamos � s escolas psicológicas sistêmicas e também � s psicoterapias de base fenomenológico-existencial dentro do panorama da diversidade de linhas em psicoterapia. Abaixo passaremos a descrever os aspectos mais importantes de ambos os lados deste “alinhamento” e das implicações disto quanto a esta visão de subjetividade encapsulada e aprisionada em uma instância psíquica.

Biografia autore

Patricia Lima Ticha, IGT

Psicóloga, formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1985. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na linha de pesquisa de Epistemologia da Psicologia Clínica. Meu projeto de doutorado, a ser defendido no ano de 2005, encontra-se nesta mesma linha de pesquisa. Atuei como consultora na área escolar trabalhando em cursos de formação de professores e em dinâmicas de grupo junto ao corpo docente, alunos e pais. Fui professora e coordenadora de estágio em Gestalt terapia na Faculdade de Humanidades Pedro II (Fahupe). Lecionei a disciplina de Gestalt terapia na UFRJ por dois anos e atualmente estou na UERJ com esta mesma disciplina. Além do ensino e do atendimento na abordagem gestáltica sempre estive envolvida em atividades de divulgação da Gestalt terapia tendo sido sócia-fundadora e membro da diretoria do extinto GT-Rio e organizadora de diversos eventos desta abordagem, destacando o I Encontro Nacional de Gestalt Terapia no Rio de Janeiro e o I Congresso de Gestalt Terapia do Estado do Rio de Janeiro.

Pubblicato

2007-02-27

Come citare

Ticha, P. L. (2007). Contextualização da Gestalt Terapia no universo das abordagens psicoterapêuticas do novo paradigma.<br><br>Gestalt-Therapy contextualization in the universe of psychotherapeutic approaches to the new paradigm. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 4(6). Recuperato da https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/90