Reconectar-se para reexistir - diálogos entre a Gestalt-terapia e a Ecopsicologia.<br>Reconnecting to re-exist - dialogues between Gestalt Therapy and Ecopsychology.

Autores

Palavras-chave:

ambientalidade, gestalt-terapia, ecopsicologia, reflexões

Resumo

O presente trabalho consiste no relato das experiências de parte das colaboradoras do Projeto de Extensão “Re(x)istir - reflexões ambientais e ações sustentáveis em Gestalt-terapia”, vinculado ao Departamento de Psicologia da UFF-Rio das Ostras. Iniciado em março de 2022 e finalizado em dezembro de 2023, o mesmo tinha por objetivo promover discussões sobre o tema das relações do homem com a natureza, partindo do diálogo da Gestalt-terapia e da Ecopsicologia. A ação de extensão envolveu três principais tarefas, duas delas se deram na modalidade de reuniões remotas, quinzenais, entre a equipe de execução. Na primeira, debatiam-se textos referentes ao tema em questão no formato de grupo de estudos. Depois disso, foram realizadas reuniões remotas, para elaboração de proposições de ações de campo. Por fim, a terceira tarefa, foi a execução das mesmas, que serviram como base para a elaboração do presente artigo.

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso; LÜDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária (EPU), 2009.

BOFF, Leonardo. Saber Cuidar: Ética do humano - compaixão pela terra. Petrópolis, Rio de Janeiro: EDITORA VOZES, 1999.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa-participantes. São Paulo: Brasiliense, 2004.

CARDELLA, Beatriz. De volta para casa: Ética e Poética na Clínica Gestáltica Contemporânea. São Paulo: Gráfica Foca, 2017.

CARVALHO, Marco Aurélio Bilibio. Ecopsicologia e Sustentabilidade: De frente para o Espelho. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável) - Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília, 2013. XX p. II.

INSTITUTO BRASILEIRO DE ECOPSICOLOGIA. Disponível em: <https://ecopsicologiabrasil.com/> Acesso em: 14 de Agosto de 2023.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. Pesquisa e organização Rita Carelli. – 1ª ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

LIMA, Patricia Valle de Albuquerque. O Holismo em Jan Smuts e a Gestalt-terapia. Revista da Abordagem Gestáltica, v. XIX, n. 1, p. 3-8, 2008.

______. A Gestalt-terapia holística, organísmica e ecológica. In: FRAZÃO, Lilian Meyer; FUKUMITSU, Karina Okajima (org.). Gestalt-terapia: fundamentos epistemológicos e influências filosóficas. São Paulo: Summus, 2013. Cap. 8. p. 145-156.

PERLS, Frederick S.; HEFFERLINE, Ralph; GOODMAN, Paul. Gestalt-terapia. 3. ed. São Paulo: Summus, 1997.

PERLS, Frederick S. Ego Hunger and Aggression. 1ª ed. New York: Vintage Books, 1969.

RIBEIRO, Jorge Ponciano. Conceito de mundo e de pessoa em Gestalt-terapia: revisitando o caminho. São Paulo: Summus, 2011.

______. Vade-mécum de Gestalt-terapia: conceitos básicos. 3. ed. São Paulo: Summus, 2016.

ROSZAK, Theodore. The Voice of the Earth. Nova York. Touchstone Book. 1993.

SILVEIRA, Teresinha; PEIXOTO, Paulo de Tarso. A Estética do Contato. Rio de Janeiro: Arquimedes Edições, 2012.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 17, n. 67, p. 11-23, 1985.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Junqueira , S., Marques Amorim, M., Valle de Albuquerque Lima, P., & Silvana da Silva Peçanha, M. (2023). Reconectar-se para reexistir - diálogos entre a Gestalt-terapia e a Ecopsicologia.<br>Reconnecting to re-exist - dialogues between Gestalt Therapy and Ecopsychology. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 20(38). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/730