Mesa 19 - Trabalhando com as crianças e suas limitações no contato

Autores

  • Daniela Magalhães da Silva
  • Márcia Hillebrand
  • Clarissa de Arruda Nicolaiewsky

Palavras-chave:

Gestalt-Terapia, criança, escola, atendimento infantil, psicopedagogia, criança cega

Resumo

TL 1. Abordagem gestáltica com crianças: criando recursos facilitadores do contato. Autora: Daniela Magalhães da Silva Resumo Neste trabalho, fruto da minha prática profissional com crianças no âmbito clínico e escolar, compartilho experiências que deram voz a sentimentos que estavam silenciados e proponho a utilização de recursos facilitadores do contato da criança consigo mesma, com os outros e com o mundo. TL 2: Relato de experiência: fronteiras de contato e a criança retraída. Autora: Márcia Hillebrand Resumo: Este relato de experiência tem como objetivo demonstrar o uso da Gestalt-terapia no que se refere à ampliação das fronteiras de contato na evolução de um caso de atendimento infantil, cuja criança apresenta grave introversão e alterações neurológicas congênitas. Juntamente com a descrição do caso, foi realizado um relato evolutivo e respectiva fundamentação teórica. TL 3. Uma criança cega e sua relação com o aprender: contribuições da Gestalt-terapia à Psicopedagogia. Autora: Clarissa de Arruda Nicolaiewsky Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar os conceitos da Gestalt-terapia que podem nortear o atendimento psicopedagógico tais como a relação dialógica e a visão do ser humano como ser integral e repleto de potencialidades. Para isso, será apresentado um recorte de um atendimento psicopedagógico realizado com uma criança cega.