Mesa 04 - A multiplicidade da experiência clínica em Gestalt-terapia na Universidade de Fortaleza – UNIFOR

Autores/as

  • Georges Daniel Bloc Boris
  • Anna Karynne da Silva Melo
  • Luíza Maria Silva Freitas

Palabras clave:

Gestalt-Terapia, Universidade de Fortaleza, supervisão, terapia de grupo, mães, crianças, lesão cerebral

Resumen

TL1. Versões de sentido: uma proposta fenomenológico-existencial para a supervisão na clínica-escola. Autor: Georges Daniel Janja Bloc Boris Resumo: Discuto os dilemas do psicoterapeuta iniciante e as “versões de sentido” (Amatuzzi, 1995) como instrumento de supervisão. Após cada sessão, ele registra suas impressões sobre si mesmo, o cliente e a relação terapêutica, expressando sua experiência. As versões de sentido constituem instrumento facilitador do trabalho de supervisão, revelando diversos sentidos. TL2. Reconstruindo sentidos na interface de histórias. Autora: Anna Karynne da Silva Melo Resumo: O trabalho apresenta um caso clínico desenvolvido na clínica-escola do Curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza. Através dos atendimentos, busco um resgate da singularidade do sujeito, compreendendo a vivência dos sentidos experienciados da sua história, voltando-me a uma discussão das implicações da prática clínica da Gestalt-Terapia. TL3. Um espaço e um tempo para se dizer: quando o sentido instituído é ressignificado no devir de um grupo psicoterapêutico. Autora: Luíza Maria Silva Freitas Resumo: Este trabalho apresenta a inserção da psicologia na equipe multiprofissional do Ambulatório de Espasticidade do NAMI/UNIFOR. Descreve a instituição de um grupo psicoterapêutico de mães de crianças com lesão cerebral. Discute o processo grupal destas mulheres desde a expectativa de prescrição de conduta à afirmação da existência em devir.