TL 05: PROJETO DO MUSEU INTERDISCIPLINAR E INTERATIVO FOCADO NOS FUNDAMENTOS DA GESTALT-TERAPIA

Autores/as

  • MARCIA LILLA

Palabras clave:

PROJETO, MUSEU, INTERDISCIPLINAR

Resumen

A QUEM SE DESTINA: Alunos, profissionais (Psicologia, Educação, Comunicação Social e áreas afins) e/ou alunos, entre outros profissionais que queiram e possam estar envolvidos com questões pertinentes e urgentes nas diversidades e universalidades das relações entre o humano e suas vertentes comunicacionais históricas nas expressões e representações contemporâneas, dentro de um contexto acadêmico de graduação onde a aplicação das ferramentas e conceitos da Gestalt-Terapia bem serve às reconfigurações sustentabilizadas entre os processos de ajustamentos criativos, inerentes a toda contextualidade, onde se faz presente, este instrumento (O PROJETO EM SI). OBJETIVOS GERAIS: Permitir a absorção acadêmica de conceitos, técnicas e atitudes onde a Gestalt seja apreendida na sua instrumentalização focada e integrada ao humano entre a Comunicação Social e concomitantemente entre o contexto fenomenológico, existencial e humanista; assim como fomentar o interesse dos envolvidos nas práticas atitudinais possíveis dentro de um campo comunicacional interdisciplinar, onde o conhecimento, somado às partes apreendidas e vivenciadas é criativamente ajustado possibilitando ampliação nas fronteiras de contato, de maneiras cada vez mais ajustadas e funcionais, dentro de atualizações constantes, que se fizeram e fazem presentificadas, no campus acadêmico, aonde a Proposta do Museu Interativo e Interdisciplinar vem ocorrendo, desde meados de 2009 (notificando assim, a partir da apresentação do Tema, um novo mote a ser viabilizado para a comunidade gestáltica, em si, inclusive). OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Disseminar a abordagem da Gestalt na trasdisciplinariedade e tornar possível, cada vez mais e melhor, a constatação de que tal teoria bem serve às práticas éticas comunicacionais, no que tange aos aspectos humanos, relacionais e de serviços pautados em resignificação pertinente, processual, sustentabilizada de forma inovadora, criativa e agregadora de múltiplos e presentificados aspectos entre elementos, signos em relações efetivamente e afetivamente figurados, quando paulatinamente vão sendo conscientizados, entre didáticas teóricas e práticas no ciclo vivencial de aprendizagens e exposições/representações/interações (inter, enter e extra habilitações/disciplinas e salas de aulas). Tornar este projeto, um modelo de inspiração contínua para os envolvidos, a ponto de permitir ajustamentos criativos flexíveis e processuais, de acordo com as necessidades, prioridades e limites vigentes, ao longo das espacialidades, nos diferentes e tempos.Fazer com que cada um possa efetivar uma reeleitura w ampliação pessoal e universal com os recursos da proposta como um todo, onde haja apropriação de um self inovador e criativo, nas funções de contatos que se fizerem viáveis e presentes, no momento da interação e contato (esta proposta visa atingir públicos de áreas diversas, além da Comunicação Social e Psicologia, no Campus Universitário da Unisa –II) Estimular a utilização de teorias e conceitos da Gestalt para alunos, profissionais da Comunicação Social, assim como outros que se farão presentes e atuantes, na proposta aqui fundamentada Permitir que alunos de divergentes áreas de estudos e atuações atentem-se para as importâncias conceituais e atitudinais da abordagem gestáltica, como instrumentalização indispensável para a obtenção da boa forma e da melhor reconfiguração sistêmica e sustentável, no campo do foco de suas atuações e com integração de aspectos, elementos em signos relacionais integrativos, funcionais, entre as atualizações processuais que se fizerem possíveis, pertinentes ao processo onde estejam envolvidos. Bibliografia utilizada para a fundamentação da contextualização da Gestalt em Comunicação: Merleau-Ponty, M. Fenomenologia da Percepção (1945), São Paulo, Martins Fontes, 1996. Mattelart, Armand e Michele. História das teorias da comunicação, tradução Luiz Paulo Rouanet, São Paulo, Edições Loyola, 2006. Medina, Cremilda. A arte de tecer o presente: narrativa e cotidiano, São Paulo, Summus Editorial, 2003. Medina, Cremilda. O signo da relação: Comunicação e pedagogia dos afetos, São Paulo, Paulus, 2006. Weil, Pierre. O Corpo Fala: a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal, por Pierre Weil e Roland Tompakow, Petrópolis, Editora Vozes, 1978. Perls, Frederick Salomon, Ralph Hefferline, Paul Goodman. Gestalt-terapia. Tradução Fernando Rosa Ribeiro I. São Paulo, Summus, 1997. Ginger, Serge e Anne. Gestalt: uma terapia do contato. Tradução Sonia de Souza Rangel. São Paulo, Summus, 1995. Chaffee, John. Pense diferente, viva criativamente: 8 passos para tornar a sua vida mais completa. Tradução Márcia Paredes. Rio de Janeiro, Campus, 2000. Oech, Roger Von. Um “Toc” na cuca. Tradução Virgílio Freire. São Paulo, Cultura, 1995. Kirby, Andy. 150 Jogos de Treinamento. Tradução e Adaptação José Henrique Lamensdorf. São Paulo, T&D Editora, 1995. Ciornai, Selma. Percursos em Arteterapia: arteterapia e educação & arteterapia e saúde. São Paulo Summus, 2005.

Publicado

2014-01-10