A arte de cuidar e ser cuidado: cuidar-se para cuidar.

Auteurs-es

  • Vitor Fragoso

Mots-clés :

Cuidar, saúde, prevenção, holismo.

Résumé

A arte de cuidar é a actividade humana por excelência pois surge no seio da relação dialógica inter-humana, faz do homem aquilo que ele é. O ciclo do cuidado percorre toda a nossa existência, somos cuidados, cuidamo-nos e zelamos pelo cuidado do outro. Para além de ser uma actividade eminentemente humana transmitida através da cultura e educação, também é uma profissão. Este artigo e reflexão destina-se, a todos aqueles que formal ou informalmente cuidam de idosos. São nossos objectivos reflectir e sensibilizar (de forma didáctica) para a importância da atenção e cuidado que o cuidador deve ter em relação ao seu próprio Ser, de forma a cuidar conscientemente do outro. Cuidar implica cuidar-se.

Biographie de l'auteur-e

Vitor Fragoso

Psicólogo/ Pós-graduado em Terapia Familiar: Intervenção Sistémica (prática privada). Docente na Universidade Sénior Contemporânea (http://usc.no.sapo.pt). Formador certificado pelo IEFP.

Publié-e

2006-08-29

Comment citer

Fragoso, V. (2006). A arte de cuidar e ser cuidado: cuidar-se para cuidar. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 3(5). Consulté à l’adresse http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/9