Gestalt-terapia e Grupos infantis de treinamento de Ginástica Rítmica: uma revisão narrativa<br>Gestalt therapy and children's rhythmic gymnastics training groups: a narrative review

A standpoint from Gestalt therapy

Autores

  • Giovanna Aversani Lourenço IMCP/Unifil - Centro Universitário Filadélfia
  • Evilin Roumaine Dutra Santos

Palavras-chave:

Gestalt-terapia, Criança, Psicologia do Esporte, Ginástica Rítmica

Resumo

O estudo é uma revisão bibliográfica narrativa sobre a construção da subjetividade na criança, a criatividade e as práticas esportivas na ginástica rítmica para promover a saúde, sob a perspectiva da Gestalt-terapia. Utilizando bases de dados como Google Acadêmico, Pepsic e Scielo, foram analisados artigos, livros e capítulos de livros publicados nos últimos trinta anos em português, inglês e espanhol. Dos 234 registros iniciais, apenas 29 foram selecionados para análise, destacando a potencial aplicação da Gestalt-terapia na Psicologia do Esporte, especialmente em atividades que enfatizam criatividade, autenticidade e espontaneidade, como a ginástica rítmica. O esporte como campo de construção de subjetividade é relevante no desenvolvimento da criatividade e da saúde na infância. Além disso, neste artigo buscou-se identificar quando a criança deixa de estar saudável e quais as possibilidades para tornar o ambiente esportivo em um ambiente acolhedor, onde ginastas possam se transformar em adultos sem comportamentos enrijecidos, mas sim em seres humanos plurais em busca da plenitude de ser o que se pode ser.

Palavras-chave: Gestalt-terapia, Criança, Psicologia do Esporte, Ginástica Rítmica, Saúde.

ABSTRACT

The study is a narrative literature review on the construction of subjectivity in children, creativity and sports practices in rhythmic gymnastics to promote health, from the perspective of Gestalt therapy. Using databases such as Google Scholar, Pepsic, and Scielo, articles, books, and book chapters published in the last thirty years in Portuguese, English, and Spanish were analyzed. Out of the initial 234 records, only 29 were selected for analysis, highlighting the potential application of Gestalt therapy in Sports Psychology, especially in activities that emphasize creativity, authenticity, and spontaneity, such as rhythmic gymnastics. Sport as a field for the construction of subjectivity is relevant in the development of creativity and health in childhood. Additionally, this article aimed to identify when a child ceases to be healthy and explore possibilities to transform the sports environment into a welcoming space, where gymnasts can evolve into adults without rigid behaviors, but rather as diverse individuals seeking the fullness of being what they can be.

Keywords: Gestalt therapy, Children, Sport Psychology, Rhythmic Gymnastics, Health.

Biografia do Autor

Evilin Roumaine Dutra Santos

Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2019); Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2016); Especialista em Psicologia Clínica (Abordagem Gestalt-terapia) pelo Centro Universitário de Maringá - UniCesumar (2014); Psicóloga Clínica CRP 08/19146 pelo Centro Umiversitário Filadélfia - UNIFIL (2012).

Referências

AGUIAR, Luciana. Gestalt-terapia com crianças: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Summus, 2014. 314 p.

ANTONY, S. A criança em desenvolvimento no mundo: um olhar gestáltico. IGT na Rede, v. 3, n. 4, 2007. Disponível em: http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/50. Acesso em: 5 abr. 2023.

AMENDOEIRA, M. C. R. O trabalho da arte e a construção da subjetividade no feminino. Revista Brasileira de Psicanálise. São Paulo, v. 42, n. 4, 2008. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0486-641X2008000400007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2023.

BARBOSA, P. G. A criança sob o olhar da Gestalt-Terapia. IGT na Rede, v. 8, n. 14, 2011. Disponível em: http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/290. Acesso em: 15 mar. 2023.

BARBOSA-RINALDI, I.; MARTINELLI, T. A. P.; TEIXEIRA, R. T. S. Ginástica Rítmica: aspectos histórico-culturais e técnico-metodológicos dos aparelhos. Maringá: Eduem, 2009. 47 p.

CARDELLA, B. H. P. Ajustamento criativo e hierarquia de valores ou necessidades. In: FRAZÃO, L. M.; FUKUMITSU, K. O. (org.). Gestalt-terapia: conceitos fundamentais. São Paulo: Summus, 2014. cap. 6, p. 104-130.

CARDELLA, B. H. P. Relação, atitude e dimensão ética do encontro terapêutico na clínica gestáltica. In: FRAZÃO, L. M.; FUKUMITSU, K. O. (org.). A clínica, a relação psicoterapêutica e o manejo em Gestalt-terapia. São Paulo: Summus, 2015. cap. 3, p. 55-82.

CARVALHO, C. A. Psicologia e Esporte: um olhar fenomenológico para um encontro marcado pela modernidade. Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies, v. 15, n. 2, 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672009000200011. Acesso em: 20 mar. 2023.

CIORNAI, S. Relação entre criatividade e saúde na Gestalt-terapia. Revista ITGT, n. 1, 1995. Disponível em: http://www.profala.com/artpsico40.htm. Acesso em: 27 mar. 2023.

CORDEIRO, A. M. et. al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista Col. Bras. Cir, n. 34, v. 6, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcbc/a/CC6NRNtP3dKLgLPwcgmV6Gf/?lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2023.

CORTZ, R. V.; LOURENÇO, M. R. A. Exercícios compensatórios na ginástica rítmica: possibilidades de reduções de lesões. Várzea Paulista: Fontoura, 2019. 112 p.

CYSNE, J. B.; FROTA, A. M. M. C. Tecendo fios da infância com a filosofia da educação, a Gestalt-terapia e a poesia de Manoel de Barros. Revista do Nufen: Phenom. Interd. Pará, v. 9, n. 3, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321720979. Acesso em: 26 mar. 2023.

D’ACRI, G.; LIMA, P.; ORGLER, S. (org.). Dicionário de Gestalt-terapia: Gestaltês. 2. ed. São Paulo: Summus, 2012. 420 p.

ESPÍRITO SANTO, A. A. Em busca de uma boa forma de fazer psicologia do esporte: contribuições da gestalt-terapia. Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies, v. 23, n. 1, 2017. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5921966. Acesso em: 10 de abr. 2023.

FRAZÃO, L. M. Compreensão clínica em Gestalt-terapia: pensamento diagnóstico processual e ajustamentos criativos funcionais e disfuncionais. In: FRAZÃO, L. M.; FUKUMITSU, K. O. (org.). A clínica, a relação psicoterapêutica e o manejo em Gestalt-terapia. São Paulo: Summus, 2015. cap. 4, p. 83-102.

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1996. 328 p.

FERNANDES, M. B. Psicoterapia com crianças. In: FRAZÃO, L. M.; FUKUMITSU, K. O. (org.). Modalidades de intervenção clínica em Gestalt-terapia. São Paulo: Summus, 2016. cap. 3, p. 56-82.

FUKUMITSU, K. O.; CAVALCANTE, F.; BORGES, M. O cuidado na saúde e na doença: uma perspectiva gestáltica. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 9, n. 1, 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812009000100014&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 nov. 2023.

LAFFRANCHI, B. E.; LOURENÇO, M. R. A. Ginástica Rítmica - da iniciação ao treinamento de alto nível. In: GAIO, R.; BATISTA, J. C. F. (org.). A ginástica em questão: corpo e movimento. Ribeirão Preto, SP: Tecmedd, 2006. cap. 20. p. 129-146.

LIMA, P. V. A. Autorregulação organísmica e homeostase. In: FRAZÃO, L. M.; FUKUMITSU, K. O. (org.). Gestalt-terapia: conceitos fundamentais. São Paulo: Summus, 2014. cap. 5, p. 88-103.

LEHMKUHL, Larissa. A criatividade como potencializadora do processo gestalt-terapêutico. Revista IGT na Rede, v. 12, n. 23, 2015. Disponível em http://www.igt.psc.br/ojs. Acesso em 23 mar. 2023.

PAZ, B.; LOURENÇO, M. R. A. Flexibilidade na ginástica rítmica: manual de procedimentos e acompanhamentos. Várzea Paulista: Fontoura, 2017. 238 p.

RIBEIRO, J. P. Ciclo do contato: temas básicos na abordagem gestáltica. São Paulo: Summus, 2007. 208 p.

RIBEIRO, J. P. Eu-tu-nós: a dimensão espiritual da alteridade nos ciclos de contato. Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies, v. 13, n. 1, 2007. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5278923. Acesso em: 28 mar 2023.

RIBEIRO, J. P. Holismo, ecologia e espiritualidade: caminhos de uma Gestalt plena. São Paulo: Summus, 2009. 224 p.

RODRIGUES, H. E. Introdução à Gestalt-terapia: conversando sobre os fundamentos da abordagem gestáltica. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. 200 p.

RUBIO, K. A psicologia do esporte: histórico e áreas de atuação e pesquisa. Psicologia, Ciência e Profissão, v. 19, n. 3, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/9Fd3JQFVmtmqsq5vKkMn5Jr/. Acesso em: 20 nov. 2023.

SILVA, K. J. C.; RABELO, R. M.; YANO, L. P. A visão de saúde existencial e a Gestalt-terapia: aspectos conceituais. Revista Fenexis: Estudos Fenomenológico-Existenciais, v. 1, n. 1, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/fenexis/article/view/7088. Acesso em: 20 nov. 2023.

TORRE, E. H. G.; AMARANTE, P. Protagonismo e subjetividade: a construção coletiva no campo da saúde mental. Ciência e Saúde Coletiva, v. 6, n. 1, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1413-81232001000100006&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 15 mar 2023.

VIEIRA, L. F. et al. Psicologia do Esporte: uma área emergente da Psicologia. Psicologia em Estudo, v. 15, n.2, 2010. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/pe/a/dxqXV7GtH7zkCLkzYq7K7Wd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 abr 2023.

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

Aversani Lourenço, G., & Roumaine Dutra Santos, E. (2024). Gestalt-terapia e Grupos infantis de treinamento de Ginástica Rítmica: uma revisão narrativa<br>Gestalt therapy and children’s rhythmic gymnastics training groups: a narrative review: A standpoint from Gestalt therapy . IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 20(39). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/716