A Criança com Transtorno do Espectro Autista na Perspectiva da Gestalt-terapia: uma revisão integrativa<br>The Child with Autism Spectrum Disorder in the Gestalt-therapy Perspective: a integrative review

Autores

  • Maria Andréia Bezerra Marques CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO
  • Fernanda Pessoa Cardoso
  • Sandra Almeida Costa Gomes
  • Bruna Bezerra Marques

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Gestalt-terapia, Relação terapêutica

Resumo

Objetivo: Descrever o conhecimento produzido na literatura sobre a criança com TEA na perspectiva da Gestalt-terapia. Metodologia: Revisão integrativa, realizada de março a junho de 2017, nas bases de dados PePSIC, SciELO e LILACS; em livros sobre Gestalt-terapia publicados no Brasil e na revista “IGT na Rede”, com os descritores: Gestalt e criança; autismo e Gestalt; e psicoterapia infantil. Resultados e Discussão: Características da relação terapêutica com a criança com TEA: suporte seguro; entrega do psicoterapeuta; ajuda aos pais e cuidadores; e congruência do terapeuta. Intervenções psicoterápicas: atividades psicoeducacionais e voltadas ao desenvolvimento da linguagem; orientação familiar; trabalho em equipe multidisciplinar; incentivo de apoio psicológico para família; avaliação psicológica; atividades sensórias. No brincar, os comportamentos são repetitivos e estereotipados, focados em apenas um estímulo. Considerações Finais: A abordagem gestáltica instrumentaliza o profissional a compreender, interagir e ajudar a criança, pois, mesmo com a suspeita ou o diagnóstico de TEA, cada criança é singular.

Biografia do Autor

Maria Andréia Bezerra Marques, CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Piaui- UESPI/Faculdade de Ciências Médicas (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2009) e Doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco (2016). Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco (2017). Atualmente é psicóloga do Centro Integrado de Reabilitação, gerente de reabilitação intelectual do Centro Integrado de Reabilitação, professora do Centro Universitário Santo Agostinho e professora adjunta da UESPI.

Fernanda Pessoa Cardoso

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Santo Agostinho.

Sandra Almeida Costa Gomes

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Santo Agostinho.

Bruna Bezerra Marques

Possui graduação em Psicologia, Especialização em Neuropsicologia, Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Mestranda em Biotecnologia. Atualmente trabalha como psicóloga clínica e neuropsicóloga.

Downloads

Publicado

2019-12-27

Como Citar

Marques, M. A. B. ., Cardoso, F. P., Gomes, S. A. C., & Marques, B. B. (2019). A Criança com Transtorno do Espectro Autista na Perspectiva da Gestalt-terapia: uma revisão integrativa<br>The Child with Autism Spectrum Disorder in the Gestalt-therapy Perspective: a integrative review. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 16(31). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/571