Uma visão fenomenológica sobre os limites na adolescência.

Autores

  • Lucylle Fróis de Melo

Palavras-chave:

adolescência, limites, desempenho escolar.,

Resumo

A adolescência é um período de intensas transformações na vida de uma pessoa, transformações a nível corporal, psicológico e social. A maneira como se passa pela adolescência interfere significativamente na vida adulta, podendo, conforme o indivíduo, superar certas limitações, mas com bastante dificuldades. O período do adolescer é uma fase de descobertas e de início da aquisição da independência, sendo necessário o estabelecimento de limites, por parte dos pais, para que os mesmos aprendam o que é certo ou errado e formem uma personalidade saudável. As dificuldades da adoltescência podem refletir no rendimento escolar, sendo preciso descobrir os motivos de tais dificuldades, para podermos intervir. Neste trabalho iremos falar dos aspectos da adolescência e como a falta de limites pode interferir no desempenho escolar e como os pais podem ajudar os seus filhos nessa fase tão difícil da adolescência. Isso será exemplificado através de um caso de dificuldade escolar que chegou à clínica-escola integrada de psicologia da Unip e foi atendido através da abordagem gestáltica.

Biografia do Autor

Lucylle Fróis de Melo

Formei em psicologia em 2004 pela UNIP (Universidade Paulista), lá tive a oportunidade de entrar em contato tanto com a aréa clínica da psicologia dentro da abordagem gestáltica e do pensamento sistêmico, quanto a aréa hospitalar. Minhas experiências profissionais relacionadas a psciologia foram os estágios no hospital psiquiátrico Batuíra (Goiânia), no hospital Urulógico (Goiânia), na Associação Gustavo Cordeiro de Menezes (Anápolis), no Instituto Nacional do Seguro Social (Anápolis) e na clínica-escola da Unip(Goiânia).

Downloads

Publicado

2005-02-05

Como Citar

de Melo, L. F. (2005). Uma visão fenomenológica sobre os limites na adolescência. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 2(2). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/82

Edição

Seção

Artigos